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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13494
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O processo de criação artística em Artaud |
Título(s) alternativo(s): | Le processus de création artistique chez Artaud |
Autor(es): | Silva, Juliana Santos da |
Orientador(a): | Carvalho, Danilo Bilate de |
Primeiro membro da banca: | Carvalho, Danilo Bilate de |
Segundo membro da banca: | Silva, Denise Espírito Santo da |
Terceiro membro da banca: | Ramos, Pedro Hussak van Velthen |
Palavras-chave: | Artaud;Criação;Teatro;Vida;Création;Théâtre;La vie |
Área(s) do CNPq: | Filosofia |
Idioma: | por |
Data do documento: | 30-Ago-2019 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
Citação: | SILVA, Juliana Santos da. O processo de criação artística em Artaud. 2019. 82 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019. |
Resumo: | A presente dissertação tem como objeto de estudo o processo de criação segundo Antonin Artaud e seus desdobramentos estéticos, éticos e políticos. A priori nos filiaremos em algumas criações “teóricas-artísticas” de Artaud, textos de comentadores e historiadores teatrais que identificamos como ferramentas fundamentais para nos auxiliar a desenvolver este trabalho. Nesse nosso processo “dissertativo-criativo”, intentamos evidenciar como e por que Artaud resolveu se insurgir contra o teatro moderno europeu, propor a retomada do teatro ritualístico e criar um teatro cruel; um teatro alicerçado na veracidade e distanciado da verossimilhança, um teatro que atingisse diretamente o espírito através dos sentidos. |
Abstract: | Cette thèse a pour objet d’étudier le processus de création selon Antonin Artaud et ses développements esthétiques, éthiques et politiques. A priori, nous y rejoindrons certaines des créations « théoriques-artistiques » d'Artaud, des textes de commentateurs et d'historiens du théâtre que nous avons identifiés comme des outils fondamentaux pour nous aider à développer ce travail. Dans notre processus de « dissertation-création », nous entendons expliquer comment et pourquoi Artaud a décidé de se positionner contre le théâtre européen moderne, de proposer la reprise du théâtre ritualiste et de créer un théâtre cruel; un théâtre fondé sur la vérité et éloigné de la vraisemblance, un théâtre qui atteint directement l'esprit par les sens. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13494 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Filosofia |
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