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Tipo do documento: Dissertação
Título: O processo de criação artística em Artaud
Título(s) alternativo(s): Le processus de création artistique chez Artaud
Autor(es): Silva, Juliana Santos da
Orientador(a): Carvalho, Danilo Bilate de
Primeiro membro da banca: Carvalho, Danilo Bilate de
Segundo membro da banca: Silva, Denise Espírito Santo da
Terceiro membro da banca: Ramos, Pedro Hussak van Velthen
Palavras-chave: Artaud;Criação;Teatro;Vida;Création;Théâtre;La vie
Área(s) do CNPq: Filosofia
Idioma: por
Data do documento: 30-Ago-2019
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Citação: SILVA, Juliana Santos da. ​O processo de criação artística em Artaud. ​2019. 82 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019.
Resumo: A presente dissertação tem como objeto de estudo o processo de criação segundo Antonin Artaud e seus desdobramentos estéticos, éticos e políticos. A priori nos filiaremos em algumas criações “teóricas-artísticas” de Artaud, textos de comentadores e historiadores teatrais que identificamos como ferramentas fundamentais para nos auxiliar a desenvolver este trabalho. Nesse nosso processo “dissertativo-criativo”, intentamos evidenciar como e por que Artaud resolveu se insurgir contra o teatro moderno europeu, propor a retomada do teatro ritualístico e criar um teatro cruel; um teatro alicerçado na veracidade e distanciado da verossimilhança, um teatro que atingisse diretamente o espírito através dos sentidos.
Abstract: Cette thèse a pour objet d’étudier le processus de création selon Antonin Artaud et ses développements esthétiques, éthiques et politiques. A priori, nous y rejoindrons certaines des créations « théoriques-artistiques » d'Artaud, des textes de commentateurs et d'historiens du théâtre que nous avons identifiés comme des outils fondamentaux pour nous aider à développer ce travail. Dans notre processus de « dissertation-création », nous entendons expliquer comment et pourquoi Artaud a décidé de se positionner contre le théâtre européen moderne, de proposer la reprise du théâtre ritualiste et de créer un théâtre cruel; un théâtre fondé sur la vérité et éloigné de la vraisemblance, un théâtre qui atteint directement l'esprit par les sens.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13494
Aparece nas coleções:Mestrado em Filosofia

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