Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13495
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCarvalho, Edmilson Moreira de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:47:46Z-
dc.date.available2023-12-22T02:47:46Z-
dc.date.issued2016-04-28
dc.identifier.citationCARVALHO, Edmilson Moreira de. Nietzsche e a tragédia: crítica ao racionalismo socrático e superação da metafísica pela arte. 2016. 63 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13495-
dc.description.abstractUm dos principais temas presentes no pensamento de Nietzsche consiste em sua crítica ao racionalismo criado por Sócrates, que, em detrimento da forma artística de se tratar a vida, estabelece a predominância da ciência como única formadora de conhecimento, portanto, de verdade. O que ele defende é uma visão trágica do mundo, na qual a arte, com suas características, principalmente a valorização da ilusão e da aparência seja norteadora da vida, inclusive do próprio conhecimento. Então, vemos o autor voltar seu pensamento para o período pré-socrático, valorizando o pensamento dos filósofos dessa época em que a vida e a arte não se dissociavam, porque o instinto de conhecimento ainda não as havia contaminado. A arte entre os gregos, principalmente a tragédia, representa para Nietzsche o apogeu dessa civilização, a vontade de vida desse povo, que antes de conhecer queriam viver, e que entendiam que o conhecimento deve servir a vida e não o contrário. Assim, diante dos problemas pelos quais passa sua época, e identificando suas causas no racionalismo socrático, vemos Nietzsche reclamar o retorno de uma era trágica, que nos mesmos moldes dos pré-socráticos, teria a arte como fundadorapor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecttragiceng
dc.subjectarteng
dc.subjectlifeeng
dc.subjectTrágicopor
dc.subjectartepor
dc.subjectvidapor
dc.titleNietzsche e a tragédia: crítica ao racionalismo socrático e superação da metafísica pela artepor
dc.title.alternativeNietzsche and Tragedy: Critique of Socratic racionalismo and overcoming the metaphysics of arteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherOne of the main themes in the thinking of Nietzsche consists of his critique of the rationalism created by Socrates, which, to the detriment of the artistic form of treating life, establishes the predominance of science as the only generator of knowledge, therefore, of the truth. What he stands for is a tragic view of the world, in which art, with its characteristics, specially the appreciation of illusion and appearance, is the guider of life, including the knowledge itself. So, we see the author turn his thinking to the Pre-Socratic period, appreciating the thoughts of philosophers from that time, when life and art were not separated, since the instinct for knowledge had not spoiled them yet. The art among the Greek, specially tragedy, represents, to Nietzsche, the climax of this civilization, the will of living of these people, who, before knowing, wanted to live and who understood that knowledge must serve life, and not the other way around. Therefore, facing the issues through which his time goes, and identifying their causes in the Socratic rationalism, we see Nietzsche claim the return of a tragic era, which, following the Pre-Socratic format, would have art as its founder.eng
dc.contributor.advisor1Moraes, Francisco José Dias de
dc.contributor.advisor1ID1236648706por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1193021237189562por
dc.contributor.referee1Haddad, Alice Bitencourt
dc.contributor.referee2Bocayuva, Izabela Aquino
dc.contributor.referee3Costa, Admar Almeida da
dc.contributor.referee4Forgel, Gilvan Luiz
dc.creator.ID2740989709por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9894483392947834por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.relation.referencesANAXIMANDRO, PARMÊNIDES, HERÁCLITO. Os pensadores originários. Tradução: Emmanuel Carneiro Leão e Sérgio Wrublewski. Petrópolis, Ed. Vozes, 1991. ARISTÓTELES. Metafísica. Tradução de Leonel Valadares. Porto Alegre: Editora Globo, 1969. ______. Poética. Coleção Os pensadores. São Paulo, Abril Cultural, 1999. ______. A política. Tradução de Mario da Gama Kury, Brasília, UNB, 1985. BOCAYUVA, Izabela(org.). Filosofia e Arte na Grécia Antiga. Rio de Janeiro: Nau, Hexis, 2011. BORNHEIN, Gerd. (org.) Os filósofos pré-socráticos. São Paulo, Cultrix, 1997. CORDEIRO, Nestor Luis. A invenção da filosofia. São Paulo: Odysseus, 2011. DIAS, Rosa Maria. Nietzsche e a música. Rio de Janeiro, Imago, 1994. ESQUILO. Prometeu acorrentado. Coleção a tragédia grega, vol VI, tradução Do grego: Mário da Gama Kury. Rio de Janeiro, Zahar, 1993. EURÍPIDES. Medeia. Hipólito. As troianas. Coleção a tragédia grega, vol III, tradução Do grego: Mário da Gama Kury. Rio de Janeiro, Zahar, 1995. FEITOSA, Charles; BARRENECHEA, Miguel; PINHEIRO, Paulo (orgs.) Nietzsche e os gregos: arte, memória e educação. Rio de Janeiro, DP&A editora, 2006. FIGEL, Gunter. Nietzsche: Uma introdução filosófica. Trad. Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Mauad X, 2012. DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a filosofia. Trad. Edmundo Fernandes e Ruth Joffily Dias. Rio de janeiro, Editora Rio, 1976. HESIODO. Os trabalhos e os dias. Introdução, tradução e comentário: Mary de Camargo Neves Lafer. São Paulo, Iluminuras, 1996. JAEGER, Wener. Paidéia. Formação do homem grego. São Paulo, Martins Fontes, 1995. JEANNIÈRE, Abel. Platão. Tradução Lucy Magalhães. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 1995. KAHN, Charles H. A arte e o pensamento de Heráclito: Uma edição dos fragmentos com tradução e comentário. Trad, Élcio de Gusmão Verçosa. São Paulo: Paulus, 2009. LAKS, André. Introdução à “filosofia pré-socrática”. São Paulo: Editora Paulus,2013. MACHADO, Roberto (org.). Nietzsche e a polêmica sobre “O nascimento da tragédia”. Rio de Janeiro: Zahar, 2005. ______. O nascimento do trágico. Rio de Janeiro: Zahar, 2013. ______. Nietzsche e a verdade. São Paulo: Editora Paz e Terra,1999. MCKIRAHAN, Richard D. A filosofia antes de Sócrates: Uma introdução com textos e comentários. Tradução: Eduardo Wolf Pereira. São Paulo: Paulus, 2013. NIETZSCHE, Friedrich. A filosofia na idade trágica dos gregos. Lisboa: Edições 70, 2009. ______. Além do bem e do mal: prelúdio a uma filosofia do futuro.Tradução, notas e posfácio: Paulo César de Souza. São Paulo, Companhia das letras, 1999a. ______. A gaia ciência.Tradução, notas e posfácio: Paulo César de Souza. São Paulo, Companhia de bolso, 2015a. ______. Assim falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém.Tradução: Mário da Silva. Rio de Janeiro, Civilização brasileira, 2011a. ______. Aurora: Reflexões sobre os preconceitos morais.Tradução: Mário D. Ferreira Santos. Petropólis, Vozes, 2008a. 62 ______. A vontade de poder.Tradução e notas: Marcos Sinésio Pereira Fernandes; Francisco José Dias de Moraes; apresentação: Gilvan Fogel. Rio de Janeiro, Contraponto, 2008b. ______. Cinco prefácios para cinco livro não escritos. Tradução e prefácio: Pedro Süssekind. Rio de Jeneiro, 7 letras, 2013. ______. Coleção Os pensadores, obras incompletas. São Paulo, Abril Cultural, 1999b. ______. Crepúsculo dos ídolos. Tradução, notas e posfácio: Paulo César de Souza. São Paulo, Companhia das letras, 2014a. ______. Ecce homo.Tradução, notas e posfácio: Paulo César de Souza. São Paulo, Companhia de bolso, 2015b. ______. Escritos sobre educação. Tradução, apresentação e notas: Noéli Correia de Melo Sobrinho. Rio de Janeiro: Editora puc-: Editora PUC-Rio; São Paulo: Edições Loyola, 2011b. ______. Genealogia da moral: Uma polêmica. Tradução, notas e posfácio: Paulo César de Souza. São Paulo, Companhia das letras,1998. ______. Humano demasiado humano, um livro para espíritos livres. Tradução, notas e posfácio: Paulo César de Souza. São Paulo, Companhia das letras, 2000. ______. Introdução à tragédia de Sófocles. Tradução e notas: Marcos Sinésio Pereira Fernandes. São Paulo, Editora WMF Martins Fontes, 2014b. ______. Les philosophes préplatoniniciens. Tradução francesa: N. Ferrand. Combas, L’éclat, 1994. ______. O anticristo e Ditirambos de Dioníso. Tradução, notas e posfácio: Paulo César de Souza. São Paulo, Companhia das letras, 2007. ______. Obras incompletas. Seleção e ensaio: Gerard Lebrun; Tradução e notas: Rubens Rodrigues Torres Filho. São Paulo, Editora 34, 2014c. ______. O caso Wagner, um problema para músicos. Nietzsche contra Wagner, dossiê de um psicólogo. Tradução: Tradução, notas e posfácio: Paulo César de Souza. São Paulo, Companhia das letras, 1999c. ______. O livro do filósofo.Tradução: Rubens Eduardo Ferreira frias. São Paulo, Centauro editora, 2010b. ______. O nascimento da tragédia, ou helenismo e pessimismo. Tradução e nota: J. Guisburg. São Paulo, Companhia de bolso, 2012. NUSSBAUM, Martha C. A fragilidade da bondade: Fortuna e ética na tragédia e na filosofia grega. Trad. Ana Aguiar Cotrim. São Paulo: Martins Fontes, 2009. Os filósofos pré-socráticos. Coleção Os pensadores. São Paulo, Abril Cultural, 1973. PLATÃO. Apologia de Sócrates.coleção os pensadores. São Paulo, Nova cultural, 1999. ______. A república. Introdução, tradução e notas: Maria Helena Rocha Pereira. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 9ª Edição, 2001. ______. Fédon.coleção os pensadores. São Paulo, Nova cultural, 1999. ______. Mênon. Tradução: Maria Iglesias. Rio de janeiro: PUC-Rio; Loyola, 2001. ______. Teeteto. Tradução: Adriana Manuela Noguueira e Marcelo Boeri. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 3ª Edição, 2010. ROMILE, Jacqueline de. A tragédia grega. Tradução: Ivo Martinazzo. Brasília: Editora universidade de Brasília, 1998. SCHILLER, Friedrich. A educação estética do homem. São Paulo, Iluminuras, 1990. SCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como vontade e representação. Tradução Jair Barbosa. São Paulo, UNESP,2005. SOFOCLES . Édipo rei. Édipo em Colono. Antígona. Coleção a tragédia grega, vol I, tradução Do grego: Mário da Gama Kury. Rio de Janeiro, Zahar, 1997. VERNANT, J.P. As origens do pensamento grego. São Paulo, Bertrand Brasil, s/d. VERNANT, J.P., NAQUET, P.V. Mito e tragédia na Grécia antiga. Vol. III. São Paulo, brasiliense, 1996. XENOFONTE. Memoráveis. Tradução, introdução e notas: Ana Elias Pinheiro. Coimbra, Editor: Centro de estudos clássicos e humanísticos da universidade de Coimbra, 1ª Edição, 2009por
dc.subject.cnpqFilosofiapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/5334/2016-%20Edmilson%20Moreira%20de%20Carvalho.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/12047/2016%20-%20Edmilson%20Moreira%20de%20Carvalho.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/20026/2016%20-%20Edmilson%20Moreira%20de%20Carvalho.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/26327/2016%20-%20Edmilson%20Moreira%20de%20Carvalho.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/32744/2016%20-%20Edmilson%20Moreira%20de%20Carvalho.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/39174/2016%20-%20Edmilson%20Moreira%20de%20Carvalho.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/45552/2016%20-%20Edmilson%20Moreira%20de%20Carvalho.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/51930/2016%20-%20Edmilson%20Moreira%20de%20Carvalho.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/58390/2016%20-%20Edmilson%20Moreira%20de%20Carvalho.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1490
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2017-04-03T14:00:22Z No. of bitstreams: 1 2016- Edmilson Moreira de Carvalho.pdf: 515540 bytes, checksum: 84c24075582e9a863a85af1a9a243938 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2017-04-03T14:00:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016- Edmilson Moreira de Carvalho.pdf: 515540 bytes, checksum: 84c24075582e9a863a85af1a9a243938 (MD5) Previous issue date: 2016-04-28eng
Appears in Collections:Mestrado em Filosofia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Edmilson Moreira de Carvalho.pdfDocumento principal503.46 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.