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dc.contributor.authorReis, José Rafael de Melo
dc.date.accessioned2023-12-22T02:47:55Z-
dc.date.available2023-12-22T02:47:55Z-
dc.date.issued2021-08-30
dc.identifier.citationREIS, José Rafael de Melo. Educação, experiência e saber a partir do Nietzsche educador. 2021. 71 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13515-
dc.description.abstractO presente trabalho visa defender a existência de uma relação intrínseca entre educação, experiência e saber no pensamento de Friedrich Nietzsche a partir da influência exercida pela leitura de O mundo como vontade e como representação de Arthur Schopenhauer nos trabalhos de sua juventude. Para Schopenhauer, a tarefa do verdadeiro filósofo é a busca por uma resposta para nossa enigmática existência, e tanto ele, em Sobre a filosofia universitária, como Nietzsche, em Schopenhauer educador, tecem suas críticas em relação às instituições de ensino alemãs em função dessa tarefa filosófica mais abrangente. Portanto, o que está em jogo quando pensamos filosoficamente a educação é o terrível e grave problema do sentido da existência. Assim, o conceito de intempestividade surge como um modo singular de filosofar diante das consequências do niilismo para a educação. Por fim, buscamos explorar em um diálogo entre Nietzsche e Jorge Larrosa algumas contribuições das reflexões de Nietzsche para a educação enquanto campo de saberes.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectSaberpor
dc.subjectIntempestividadepor
dc.subjectExperiênciapor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectKnowledgeeng
dc.subjectUntimelinesseng
dc.subjectExperienceeng
dc.titleEducação, experiência e saber a partir do Nietzsche educadorpor
dc.title.alternativeEducation, experience and knowledge from the Nietzsche educatoreng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present essay aims to defend the existence of an intrinsic relationship among education, experience and knowledge in the principles of Friedrich Nietzsche from the influence exerted by the reading of The world as will and representations by Arthur Schopenhauer in the works of his youth. For Schopenhauer, the assignment of a true philosopher is to search for an answer to our enigmatic existence, and both him in On philosophy at the universities, and Nietzsche in Schopenhauer as Educator conceive criticism about the german educational institutions in favor of this more widespread philosophical assignment. Therefore, what's at stake when we think philosophically about education, is the terrible and great problem of the meaning of existence. Thus, the concept of untimeliness appears as a singular way to philosophize before the consequences of nihilism on education. Lastly, we seek to explore in a dialogue between Nietzsche and Jorge Larrosa some contributions of Nietzsche's reflections for education as a field of knowledge.eng
dc.contributor.advisor1Costa, Affonso Henrique Vieira da
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5620-4278por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7726984773437679por
dc.contributor.referee1Costa, Affonso Henrique Vieira da
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5620-4278por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7726984773437679por
dc.contributor.referee2Fogel, Gilvan Luiz
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8914094829938347por
dc.contributor.referee3Carvalho, Danilo Bilate de
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-9531-5237por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3430633698914755por
dc.creator.ID121.803.427-05por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4480450398206582por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
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dc.subject.cnpqFilosofiapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/72898/2021%20-%20Jos%c3%a9%20Rafael%20de%20Melo%20Reis.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6504
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2023-04-05T15:53:19Z No. of bitstreams: 1 2021 - José Rafael de Melo Reis.pdf: 586044 bytes, checksum: 4052e87d21e0cdc74ace83f531cc0fa1 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-05T15:53:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021 - José Rafael de Melo Reis.pdf: 586044 bytes, checksum: 4052e87d21e0cdc74ace83f531cc0fa1 (MD5) Previous issue date: 2021-08-30eng
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