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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13515
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Educação, experiência e saber a partir do Nietzsche educador |
Título(s) alternativo(s): | Education, experience and knowledge from the Nietzsche educator |
Autor(es): | Reis, José Rafael de Melo |
Orientador(a): | Costa, Affonso Henrique Vieira da |
Primeiro membro da banca: | Costa, Affonso Henrique Vieira da |
Segundo membro da banca: | Fogel, Gilvan Luiz |
Terceiro membro da banca: | Carvalho, Danilo Bilate de |
Palavras-chave: | Educação;Saber;Intempestividade;Experiência;Education;Knowledge;Untimeliness;Experience |
Área(s) do CNPq: | Filosofia |
Idioma: | por |
Data do documento: | 30-Ago-2021 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
Citação: | REIS, José Rafael de Melo. Educação, experiência e saber a partir do Nietzsche educador. 2021. 71 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021. |
Resumo: | O presente trabalho visa defender a existência de uma relação intrínseca entre educação, experiência e saber no pensamento de Friedrich Nietzsche a partir da influência exercida pela leitura de O mundo como vontade e como representação de Arthur Schopenhauer nos trabalhos de sua juventude. Para Schopenhauer, a tarefa do verdadeiro filósofo é a busca por uma resposta para nossa enigmática existência, e tanto ele, em Sobre a filosofia universitária, como Nietzsche, em Schopenhauer educador, tecem suas críticas em relação às instituições de ensino alemãs em função dessa tarefa filosófica mais abrangente. Portanto, o que está em jogo quando pensamos filosoficamente a educação é o terrível e grave problema do sentido da existência. Assim, o conceito de intempestividade surge como um modo singular de filosofar diante das consequências do niilismo para a educação. Por fim, buscamos explorar em um diálogo entre Nietzsche e Jorge Larrosa algumas contribuições das reflexões de Nietzsche para a educação enquanto campo de saberes. |
Abstract: | The present essay aims to defend the existence of an intrinsic relationship among education, experience and knowledge in the principles of Friedrich Nietzsche from the influence exerted by the reading of The world as will and representations by Arthur Schopenhauer in the works of his youth. For Schopenhauer, the assignment of a true philosopher is to search for an answer to our enigmatic existence, and both him in On philosophy at the universities, and Nietzsche in Schopenhauer as Educator conceive criticism about the german educational institutions in favor of this more widespread philosophical assignment. Therefore, what's at stake when we think philosophically about education, is the terrible and great problem of the meaning of existence. Thus, the concept of untimeliness appears as a singular way to philosophize before the consequences of nihilism on education. Lastly, we seek to explore in a dialogue between Nietzsche and Jorge Larrosa some contributions of Nietzsche's reflections for education as a field of knowledge. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13515 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Filosofia |
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