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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13765
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Santana, Tamires Gonçalves | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:50:46Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:50:46Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-12 | |
dc.identifier.citation | SANTANA, Tamires Gonçalves. A identidade do lugar: as percepções dos estudantes do Ensino Fundamental sobre o município de Belford Roxo, RJ. 2018. 91f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Agronomia, Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13765 | - |
dc.description.abstract | O conceito de lugar é importante para o estudo da realidade imediata dos alunos e da escola, sobretudo, da disciplina de geografia, que tem um papel crucial no estudo deste conceito. A pesquisa tem como objetivo geral analisar como o conceito de lugar auxilia na construção da identidade dos estudantes do Ensino Fundamental em Belford Roxo, RJ. Em termos de metodologia, partiu-se do estudo de caso, que investiga de forma particular uma determinada situação. A pesquisa foi realizada com uma turma de 6º ano de escolaridade do Ensino Fundamental, do Centro Educacional Elion, escola que fica localizada no município de Belford Roxo. As bases teóricas e metodológicas dessa investigação seguiram os princípios da pesquisa qualitativa, com o levantamento bibliográfico pautado em Tuan, Leite, Carlos, Cavalcanti, Brasil, Cardoso, Lefebvre, Woodward, Silva, Hall, André, Lüdke, Deus, Cunha, Maciel, Chizzotti, Magalhães et al., Matain e Simões. Para perceber o sentimento de pertencimento dos estudantes ao município de Belford Roxo, foram realizadas oficinas pedagógicas com as temáticas voltadas para o município estudado. Os dados coletados nas oficinas e a relação destes com o referencial teórico foram cruciais para compreender a identidade que os estudantes têm com relação ao município de Belford Roxo. De acordo com os resultados obtidos, notou-se a dificuldade dos estudantes em reconhecer o município como um lugar de pertencimento; a maioria retratou a cidade como um local extremamente violento e com poucas áreas de interesse. Após as oficinas, houve mudanças significativas nesses tipos de pensamento, e os alunos passaram a observar mais atentamente o município, percebendo também suas potencialidades e áreas de lazer. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Lugar | por |
dc.subject | Identidade | por |
dc.subject | Ensino de Geografia | por |
dc.subject | Place | por |
dc.subject | Identity | por |
dc.subject | Geography teaching | por |
dc.title | A identidade do lugar: as percepções dos estudantes do ensino fundamental sobre o município de Belford Roxo, RJ. | por |
dc.title.alternative | The identity of the place: perceptions from elementary school students about the municipality of Belford Roxo, RJ. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | The concept of place is important for the study of immediate student's reality and of the school, and especially of the Geography subject, which has a crucial role in the study of this concept. The research has as general objective to analyze how the concept of place helps in the construction of Elementary School students' identity in Belford Roxo, RJ. In terms of methods, it started with the case study, which investigates in a specific form a determined situation. The research was carried out with a 6th grade group of Elementary School, from Centro Educacional Elion, a school located in the municipality of Belford Roxo. The theoretical and methodological basis of this investigation followed the principles of qualitative research, with the literature review guided by Tuan, Leite, Carlos, Cavalcanti, Cardoso, Lefebvre, Woodward, Silva, Hall, André, Lüdke, Deus, Cunha, Maciel, Chizzotti, Magalhães et al., Matain and Simões. In order to understand the sense of belonging the students have with the municipality of Belford Roxo, pedagogical workshops were carried out with the agenda focused on the studied municipality. The data collected in the workshops and the relation of these with the theoretical reference were crucial to understand the identity that the students have with the municipality of Belford Roxo. According to the results obtained, it was observed the difficulty of the students in recognizing the municipality as a place of belonging; most of them portrayed the city as an extremely violent place with few areas of interest. After the workshops, there were deep changes on their thoughts and the students began to look more closely at the municipality, and also realizing its potential and its leisure areas. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Salles, Cristiane Martins Cardoso de | |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-7301-357X | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9808125440949096 | por |
dc.contributor.referee1 | Santos, Clézio dos | |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-8491-1802 | por |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3525247325350570 | por |
dc.contributor.referee2 | Simões, Manoel Ricardo | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2207577229135073 | por |
dc.creator.ID | 129.704.907-14 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5888759586514481 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Agronomia | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Geografia | por |
dc.relation.references | ANDRÉ, Marli. Estudo de Caso, uma alternativa de pesquisa em educação. São Paulo: PUC, 2009. p. 65-73. Disponível em: http://web2.ufes.br/educacaodocampo/down/cdrom2/ pdf/texto4.pdf. Acesso em: 2 nov. 2017. ______. O que é um Estudo de Caso Qualitativo em Educacão? Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 95-103, jul./dez. 2013. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/753. Acesso em: 16 out. 2018. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. ______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC; Consed; Undime, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf. Acesso em: 15 abr. 2018. Câmara Municipal de Belford Roxo. 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dc.subject.cnpq | Geografia | por |
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