Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13767
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ventura, Cinthia Ribeiro Marques | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:50:47Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:50:47Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-12 | |
dc.identifier.citation | VENTURA, Cinthia Ribeiro Marques. #partiucinema: encontros da Sétima Arte com o ensino e as práticas da Geografia. 2018. 95 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Agronomia / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2018. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13767 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa busca considerar os múltiplos desafios enfrentados pelos professores de Geografia, na abordagem dos conteúdos didáticos políticos-pedagógicos em sala de aula; assim como, as dificuldades apresentadas por estudantes quanto à compreensão dos temas trabalhados nesses espaços. Destacamos a Lei 13.006/14, que torna obrigatória a exibição de pelo menos 2 horas mensais de filmes nacionais em sala de aula. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo principal analisar o cinema para além de recurso didático que pode ser utilizado no processo de ensino-aprendizagem de Geografia. E, mais especificamente, apresentar a historiografia do cinema e a sua influência educativa nos dias atuais; bem como, identificar as possibilidades dos filmes como método e metodologia crítica ao ensino-aprendizagem de Geografia; sua valorização no uso do cinema como ação político-pedagógica e de buscar destacar a formação dos professores em seu papel para com uma educação emancipadora entre as tecnologias, a arte nas obras cinematográficas e os conceitos e temas geográficos. Como suporte teórico-metodológico, a pesquisa se apoiou no referencial teórico de autores como: Napolitano (2013), Name (2008), Santos (2006), Libâneo (2009), Candau (1983) e Freire (1987). Buscando aprofundar a pesquisa, além da revisão de produções da área (cinema-Geografia), realizamos a seleção de dois livros didáticos de Geografia aprovados pelo MEC, são eles: Conexões - Estudo de Geografia Geral do Brasil (Terra, Araújo, Guimarães; 2013) e Ser protagonista: Geografia ( Moreirão; 2013), trabalhamos então analisando alguns filmes que se destacam nessas obras dentro dos capítulos que falam sobre o clima, sendo eles: O dia depois de amanhã (Roland Emmerich, EUA, 2004) e Twister (Jan de Bont, EUA, 1996). Também, pensando na Lei 13.006/14 trouxemos para debate uma sugestão de produção fílmica brasileira, o filme Para onde foram as andorinhas? (Mari Corrêa, Brasil, 2015). Os desafios do trabalho se propuseram no enfoque de conceder a sétima arte para além de um recurso didático, mas como um potencial político-pedagógico potente. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Prática de Ensino | por |
dc.subject | Geografia | por |
dc.subject | Cinema | por |
dc.subject | Teaching Practice | eng |
dc.subject | Geography | eng |
dc.title | #partiucinema: encontros da Sétima Arte com o ensino e as práticas da Geografia | por |
dc.title.alternative | #letsgotocinema: meetings of the Seventh Art with the teaching and practices of Geography | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | The present research seeks to consider the multiple challenges faced by teachers of Geography, in the approach of didactic political-pedagogical contents in the classroom; as well as the difficulties presented by students regarding the understanding of the themes worked in these spaces. We highlight the Law 13,006/14, which makes it compulsory to exhibit at least 2 hours of national films in the classroom every month. In this sense, this study has as main objective to analyze the cinema beyond didactic resource that can be used in the teaching-learning process of Geography. And, more specifically, to introduce the historiography of cinema and its educational influence in the present day; as well as to identify the possibilities of the films as method and critical methodology to the teaching-learning of Geography; its valorization in the use of cinema as a political-pedagogical action and to search to highlight the formation of teachers in their role towards an emancipatory education between technologies, the art in cinematographic works and concepts and geographic themes. As a theoretical and methodological support, the research was based on the theoretical reference of authors such as: Napolitano (2013), Name (2008), Santos (2006), Libâneo (2009), Candau (1983) and Freire (1987). Seeking to deepen the research, besides the revision of productions of the area (cinemageography), we made a selection of two didactic books of Geography approved by MEC, they are: Connections - Study of General Geography of Brazil (Terra, Araújo, Guimarães; 2013) and Being a protagonist: Geography (Moreirão, 2013), we worked analyzing some films that stand out in these works within the chapters that talk about the climate, being: The day after tomorrow (Roland Emmerich, USA, 2004) and Twister (Jan de Bont, USA, 1996). Also, thinking of Law 13.006/14 we brought to debate a suggestion of Brazilian film production, the film Where were the swallows? (Mari Corrêa, Brazil, 2015). The challenges of this work were proposed in the approach of granting the seventh art beyond a didactic resource, but as a potent political-pedagogical potential | eng |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Ana Maria Marques | |
dc.contributor.advisor1ID | CPF: 770.109.497-00 | por |
dc.contributor.referee1 | Santos, Ana Maria Marques | |
dc.contributor.referee2 | Cardoso, Cristiane | |
dc.contributor.referee3 | Berino, Aristóteles de Paula | |
dc.contributor.referee4 | Arruda, Maria da Conceição Calmon | |
dc.creator.ID | CPF: 148.417.327-99 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6005699915944874 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Agronomia | por |
dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Geografia | por |
dc.relation.references | ANDRADE, Viviane Alves de. Cinema Brasileiro nas Escolas: reflexões e propostas de implementação da Lei 13.00/14 na rede municipal do Rio e Janeiro. VII Seminário Mídias & Educação do Colégio Pedro II: “Tecnologias digitais e transformações educacionais”. Vol. 3 - Ano 2017. Disponível em: http://cp2.g12.br/ojs/index.php/midiaseeducacao. Acesso em 15 Setembro de 2018. BRASIL. Lei n. 13.006, de 26 de junho de 2014. Brasília (D.F.). Junho, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13006.htm. Acesso em 14 de Outubro de 2017. BRASIL. Ministério da Educação. 2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/buscageral/318-programas-e-acoes-1921564125/pnld-439702797/12391-pnld. Acesso em 14 de Outubro de 2017. BRASIL. Ministério da Educação. 2017. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/pnld-2018/. Acesso em 14 de Outubro de 2017. BENTO, IzabellaPeracini. ENSINAR E APRENDER GEOGRAFIA: pautas contemporâneas em debate. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 4, n. 7, p. 143-157, jan./jun., 2014. CANDAU, Vera Maria (org.). A Didática em Questão. Petrópolis: Vozes, 1983. Disponibilizado inicialmente na Biblioteca do SIAPE – Sistema de Ação Pedagógica. CAMPOS, Rui Ribeiro de. Cinema, Geografia e Sala de Aula. Estudos Geográficos, Rio Claro, jun. 2006. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/agosto2011/geografia_artigos/6art_cinema_geografia.pdf. Acesso em: 15 de Outubro de 2014. CARVALHO, Daniel Bramo Nascimento de; LINHARES, Ronaldo Nunes; FREIRE, Valéria Pinto. O cinema no livro didático de história- reflexões sobre as mídias nos livros do 6º e 7º do ensino fundamental maior 2014 à 2016. Atas – Investigação Qualitativa em Educação, v.1, 2017. CAVALCANTI, Lana de Souza. A Geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos, alternativas. 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7167-3-3-geografia-realidade-escolarlana-souza/file. Acesso em: 1 de fevereiro de 2018. _____________Geografia escolar: reflexões sobre conhecimentos articulados na teoria e na prática docentes. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - UNICAMP - Campinas - 2012 COSTA, Antonio. Compreender o cinema. 3 ed. São Paulo: Globo, 2003. COSTA, Flávia Cesarino. Primeiro Cinema. In: Fernando Mascarello (org.). História do Cinema Mundial. Campinas, SP: Papirus. 2006. P.17- 51. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1987. FRESQUET, Adriana; MIGLIORIN, Cezar. Da obrigatoriedade do cinema a escola, notas para uma reflexão sobre a Lei 13.006/14. In FRESQUET, Adriana. (org). Cinema e Educação: A lei 13.006 – Reflexão, perspectivas e propostas. 2015. GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. - São Paulo : Atlas, 2008. GURGEL, Taís Cristina Nunes Pereira; SILVA, Cícero Nilton Moreira da Silva. Geografia acadêmica e Geografia escolar. III CONEDU –Congresso Nacional de Educação. 2016. LACOSTE, Yves. A Geografia- isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. 3 ed. São Paulo: Papirus, 1993, s.p. LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, Adeus professora?: Novas exigências educacionais e profissão docente. 11 ed. São Paulo: Cortez, 2009. LOURO, Guacira Lopes. O cinema como pedagogia. In: 500 anos de educação no Brasil. LOPES, Eliane Marta Teixeira; FILHO, Luciano Mendes Faria; VEIGA Cynthia Greive. 5 ed; 1. Reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. MAIA, MarbenesMaria.“O Dia Depois de Amanhã”: da ficção à realidade. GT – Intercom Júnior – Jornada de Iniciação Científica em Comunicação. XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.– Natal, RN – 02 a 06 de setembro de 2008– Natal, RN – 02 a 06 de setembro de 2008 MARTINS, Bruna Morante Lacerda; BATISTA, Marinalva dos Reis. O ensino de Geografia e a linguagem de cinema. In: ENIEDUC – V Encontro Inderdisciplinar de educação. 2013. Disponível em: http://www.fecilcam.br/anais/v_enieduc/data/uploads/geo/trabscompletos/geo06209881939.pdf. Acesso em: 3 de maio de 2014. MOLION, Luíz Carlos. Aquecimento global antropogênico. Disponível em: http://www.icat.ufal.br/laboratorio/clima/data/uploads/pdf/AGA-SITE_CLIMA.pdf. Acesso em: 5 de outubro de 2008. _____________. Aquecimento global: uma visão crítica. Revista Brasileira de Climatologia. ISSN: 1980-055X. 2008. MORAN, José Manuel. O vídeo na sala de aula. São Paulo: ECA-Ed. Moderna, jan./abr. de 1995. Disponível em: http://extensao.fecap.br/artigoteca/Art_015.pdf. Acesso em 30/10/2015. MOREIRA, Suely Aparecida Gomes; ULHÔA, Leonardo Moreira. Ensino de Geografia: desafios à prática docente na atualidade. Uberlândia, Revista Católica, v.1, n.2, p. 69-80, 2009. Dinsponível em: catolicaonline.com.br/revistadacatolica. Acesso em 30/10/2015. NAME, Leonardo. POR UMA GEOGRAFIA POP: personagens geográficos e a contraposição de espaços no cinema. 2008. Tese (Doutorado) Universidade Federal do Rio de Janeiro, PPGG, Rio de Janeiro. NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003. NEVES, Alexandre Aldo; FERRAZ, Cláudio Benito Oliveira. Cinema e geografia: em busca de aproximações. Espaço Plural , ano 8, n. 16, 1º semestre, 2007. OLIVEIRA. Prissilla Mello. O Meio Técnico Informacional e o uso do cinema nas aulas de geografia: provocando situações de aprendizagem. Rev. Tamoios, São Gonçalo (RJ), ano 10, n. 1, p. 41-54, jan/jun. 2014. OLIVEIRA, Ana Maria Soares de. Relação homem/natureza no modo de produção capitalista. Rev. Eletrônica de Geografia e Ciências Sociais. Universidade de Barcelona, vol. 6, n. 119 (18), 1 de ago. 2002. Disponível em: http://www.ub.edu/geocrit/sn/sn119-18.htm. Acesso em 2 de Outubro de 2018. PAULI, Willian Marques. O ensino de Geografia e as novas possibilidades pedagógicas construídas a partir da utilização de ambientes virtuais de aprendizagem. In: COEB – Congresso de Educação Básica: Aprendizagem e Currículo, 2012. Disponível em: http://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/13_02_2012_11.02.30.d9396cc881a48692a75e2432f821a959.pdf. Acesso em 30 de outubro de 2018. PINA, Paula Priscila Gomes do Nascimento. A relação entre o ensino e o uso do livro didático de Geografia. 2009. Dissertação (Mestre em Geografia). – Universidade Federal da Paraíba. Centro de Ciências Exatas e da Natureza. Programa de Pós-Graduação em Geografia. João Pessoa. PONTUSCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI, TomokoIyda; CACETE, Núria Hanglei. A linguagem cinematográfica no ensino de Geografia. In: PONTUSCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI, TomokoIyda; CACETE, Núria Hanglei. (org). Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007, p. 278-283. SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4.ed. 2 reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006. SILVA, Maroni Maria da Conceição; SILVA, Crislândia Ribeiro da; SILVA, Rosilda Pereira da; SILVA, Lineu Aparecido Paz e Silva. Dificuldades de aprendizagem no ensino de geografia no 7º ano da U.E. Florisa Silva em Canto do Buriti-PI. Pesquisar - Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia, Florianópolis, v. 1, n. 2, out. 2014. SOUZA, Gabriel Lima de. Da Geografia do Cinema à Geografia no Cinema: a imagem cinematográfica como linguagem e representação no Ensino de Geografia. 2013. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias. SOUZA, Marcelo José Lopes. O território sobre espaço e poder, autonomia e envolvimento. In: CASTRO, Iná Elias de; GOMES, Paulo Cesar da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato(org). Geografia Conceitos e Temas. 2 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. VALLE, Lutiere Dalla. Aprendendo a ser docente através de filmes: possíveis trânsitos entre cinema e educação. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (org.). Pedagogias culturais. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2014,p 141- 16. VESENTINI, José William. Para uma Geografia crítica na escola. São Paulo: Editora do Autor, 2008. | por |
dc.subject.cnpq | Geografia | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/68233/2018%20-%20Cinthia%20Ribeiro%20Marques%20Ventura.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5402 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2022-02-17T21:39:37Z No. of bitstreams: 1 2018 - Cinthia Ribeiro Marques Ventura.pdf: 6881488 bytes, checksum: 8b90b5f5dec46c37a25d8c15004e6e07 (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2022-02-17T21:39:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Cinthia Ribeiro Marques Ventura.pdf: 6881488 bytes, checksum: 8b90b5f5dec46c37a25d8c15004e6e07 (MD5) Previous issue date: 2018-11-12 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado em Geografia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018 - Cinthia Ribeiro Marques Ventura.pdf | 6.72 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.