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Tipo do documento: Dissertação
Título: #partiucinema: encontros da Sétima Arte com o ensino e as práticas da Geografia
Título(s) alternativo(s): #letsgotocinema: meetings of the Seventh Art with the teaching and practices of Geography
Autor(es): Ventura, Cinthia Ribeiro Marques
Orientador(a): Santos, Ana Maria Marques
Primeiro membro da banca: Santos, Ana Maria Marques
Segundo membro da banca: Cardoso, Cristiane
Terceiro membro da banca: Berino, Aristóteles de Paula
Quarto membro da banca: Arruda, Maria da Conceição Calmon
Palavras-chave: Prática de Ensino;Geografia;Cinema;Teaching Practice;Geography
Área(s) do CNPq: Geografia
Idioma: por
Data do documento: 12-Nov-2018
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Citação: VENTURA, Cinthia Ribeiro Marques. #partiucinema: encontros da Sétima Arte com o ensino e as práticas da Geografia. 2018. 95 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Agronomia / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2018.
Resumo: A presente pesquisa busca considerar os múltiplos desafios enfrentados pelos professores de Geografia, na abordagem dos conteúdos didáticos políticos-pedagógicos em sala de aula; assim como, as dificuldades apresentadas por estudantes quanto à compreensão dos temas trabalhados nesses espaços. Destacamos a Lei 13.006/14, que torna obrigatória a exibição de pelo menos 2 horas mensais de filmes nacionais em sala de aula. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo principal analisar o cinema para além de recurso didático que pode ser utilizado no processo de ensino-aprendizagem de Geografia. E, mais especificamente, apresentar a historiografia do cinema e a sua influência educativa nos dias atuais; bem como, identificar as possibilidades dos filmes como método e metodologia crítica ao ensino-aprendizagem de Geografia; sua valorização no uso do cinema como ação político-pedagógica e de buscar destacar a formação dos professores em seu papel para com uma educação emancipadora entre as tecnologias, a arte nas obras cinematográficas e os conceitos e temas geográficos. Como suporte teórico-metodológico, a pesquisa se apoiou no referencial teórico de autores como: Napolitano (2013), Name (2008), Santos (2006), Libâneo (2009), Candau (1983) e Freire (1987). Buscando aprofundar a pesquisa, além da revisão de produções da área (cinema-Geografia), realizamos a seleção de dois livros didáticos de Geografia aprovados pelo MEC, são eles: Conexões - Estudo de Geografia Geral do Brasil (Terra, Araújo, Guimarães; 2013) e Ser protagonista: Geografia ( Moreirão; 2013), trabalhamos então analisando alguns filmes que se destacam nessas obras dentro dos capítulos que falam sobre o clima, sendo eles: O dia depois de amanhã (Roland Emmerich, EUA, 2004) e Twister (Jan de Bont, EUA, 1996). Também, pensando na Lei 13.006/14 trouxemos para debate uma sugestão de produção fílmica brasileira, o filme Para onde foram as andorinhas? (Mari Corrêa, Brasil, 2015). Os desafios do trabalho se propuseram no enfoque de conceder a sétima arte para além de um recurso didático, mas como um potencial político-pedagógico potente.
Abstract: The present research seeks to consider the multiple challenges faced by teachers of Geography, in the approach of didactic political-pedagogical contents in the classroom; as well as the difficulties presented by students regarding the understanding of the themes worked in these spaces. We highlight the Law 13,006/14, which makes it compulsory to exhibit at least 2 hours of national films in the classroom every month. In this sense, this study has as main objective to analyze the cinema beyond didactic resource that can be used in the teaching-learning process of Geography. And, more specifically, to introduce the historiography of cinema and its educational influence in the present day; as well as to identify the possibilities of the films as method and critical methodology to the teaching-learning of Geography; its valorization in the use of cinema as a political-pedagogical action and to search to highlight the formation of teachers in their role towards an emancipatory education between technologies, the art in cinematographic works and concepts and geographic themes. As a theoretical and methodological support, the research was based on the theoretical reference of authors such as: Napolitano (2013), Name (2008), Santos (2006), Libâneo (2009), Candau (1983) and Freire (1987). Seeking to deepen the research, besides the revision of productions of the area (cinemageography), we made a selection of two didactic books of Geography approved by MEC, they are: Connections - Study of General Geography of Brazil (Terra, Araújo, Guimarães; 2013) and Being a protagonist: Geography (Moreirão, 2013), we worked analyzing some films that stand out in these works within the chapters that talk about the climate, being: The day after tomorrow (Roland Emmerich, USA, 2004) and Twister (Jan de Bont, USA, 1996). Also, thinking of Law 13.006/14 we brought to debate a suggestion of Brazilian film production, the film Where were the swallows? (Mari Corrêa, Brazil, 2015). The challenges of this work were proposed in the approach of granting the seventh art beyond a didactic resource, but as a potent political-pedagogical potential
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13767
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

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