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dc.contributor.authorSouza, Adriano Magalhães de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:51:06Z-
dc.date.available2023-12-22T02:51:06Z-
dc.date.issued2021-04-30
dc.identifier.citationSOUZA, Adriano. Magalhães de. Reflexões sobre Espaço e Sala de Aula, Geografia e Gestão. Há paralelos e conexões? 2021. 59 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto Multidisciplinar/Instituto de Agronomia, Departamento de Geografia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu/Seropédica, RJ, 2021por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13792-
dc.description.abstractCom intenção de compreender como se organiza o espaço da sala de aula a partir da posição de alunos e professores dentro desse espaço, a pesquisa vai refletir se existe conexões e paralelos entre Geografia e Gestão? Espaço e Sala de Aula? Para buscar essa reposta o presente trabalho se debruça sobre três temas: A investigação das lógicas que representam o direito e a mercantilização na disputa pela gestão escolar da escola pública; A sala de aula como espaço educativo e de poder, na qual a relação com o espaço, sua organização e o ensino e aprendizagem estão em foco; e por último o ensino de geografia, o conhecimento geográfico em sala de aula, na qual é feita uma conversa entre as dissertações, Ensinar geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais e; A construção do conhecimento geográfico em sala de aula.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSala de aulapor
dc.subjectEscola Públicapor
dc.subjectEnsino de Geografiapor
dc.subjectClassroomeng
dc.subjectPublic Schooleng
dc.subjectTeaching geographyeng
dc.titleReflexões sobre Espaço e Sala de Aula, Geografia e Gestão. Há paralelos e conexões?por
dc.title.alternativeReflections on Space and Classroom, Geography and Management. Are there parallels and connections?eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherWith the intention of understanding how the classroom space is organized from the position of students and teachers within this space, will the research reflect if there are connections and parallels between Geography and Management? Space and Classroom? In order to seek this answer, the present work focuses on three themes: The investigation of the logics that represent the law and commercialization in the dispute for the school management of public schools; The classroom as an educational and power space, in which the relationship with the space, its organization and teaching and learning are in focus; and finally, the teaching of geography, geographic knowledge in the classroom, in which a conversation is held between the dissertations, Teaching geography: the challenge of the world-total in the early grades and The construction of geographic knowledge in the classroom.eng
dc.contributor.advisor1Santos, Miriam de Oliveira
dc.contributor.advisor1ID773.186.927-04por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6150444010498123por
dc.contributor.referee1Santos, Miriam de Oliveira
dc.contributor.referee2Aragão, Luciano Ximenes
dc.contributor.referee3Santos, Clézio dos
dc.creator.ID104.234.397-74por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7751952193232323por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
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dc.subject.cnpqGeografiapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
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