Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13792
Tipo do documento: Dissertação
Título: Reflexões sobre Espaço e Sala de Aula, Geografia e Gestão. Há paralelos e conexões?
Título(s) alternativo(s): Reflections on Space and Classroom, Geography and Management. Are there parallels and connections?
Autor(es): Souza, Adriano Magalhães de
Orientador(a): Santos, Miriam de Oliveira
Primeiro membro da banca: Santos, Miriam de Oliveira
Segundo membro da banca: Aragão, Luciano Ximenes
Terceiro membro da banca: Santos, Clézio dos
Palavras-chave: Sala de aula;Escola Pública;Ensino de Geografia;Classroom;Public School;Teaching geography
Área(s) do CNPq: Geografia
Educação
Idioma: por
Data do documento: 30-Abr-2021
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Citação: SOUZA, Adriano. Magalhães de. Reflexões sobre Espaço e Sala de Aula, Geografia e Gestão. Há paralelos e conexões? 2021. 59 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto Multidisciplinar/Instituto de Agronomia, Departamento de Geografia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu/Seropédica, RJ, 2021
Resumo: Com intenção de compreender como se organiza o espaço da sala de aula a partir da posição de alunos e professores dentro desse espaço, a pesquisa vai refletir se existe conexões e paralelos entre Geografia e Gestão? Espaço e Sala de Aula? Para buscar essa reposta o presente trabalho se debruça sobre três temas: A investigação das lógicas que representam o direito e a mercantilização na disputa pela gestão escolar da escola pública; A sala de aula como espaço educativo e de poder, na qual a relação com o espaço, sua organização e o ensino e aprendizagem estão em foco; e por último o ensino de geografia, o conhecimento geográfico em sala de aula, na qual é feita uma conversa entre as dissertações, Ensinar geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais e; A construção do conhecimento geográfico em sala de aula.
Abstract: With the intention of understanding how the classroom space is organized from the position of students and teachers within this space, will the research reflect if there are connections and parallels between Geography and Management? Space and Classroom? In order to seek this answer, the present work focuses on three themes: The investigation of the logics that represent the law and commercialization in the dispute for the school management of public schools; The classroom as an educational and power space, in which the relationship with the space, its organization and teaching and learning are in focus; and finally, the teaching of geography, geographic knowledge in the classroom, in which a conversation is held between the dissertations, Teaching geography: the challenge of the world-total in the early grades and The construction of geographic knowledge in the classroom.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13792
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021 - Adriano Magalhães de Souza.Pdf1.9 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.