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dc.contributor.authorFerreira, Kamille Bittencourt
dc.date.accessioned2023-12-22T02:51:11Z-
dc.date.available2023-12-22T02:51:11Z-
dc.date.issued2021-04-30
dc.identifier.citationFERREIRA, Kamille Bittencourt. A ilustração no ensino de climatologia: proposta metodológica para a educação de jovens e adultos e aplicação em sala de aula. 2021. 69 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Agronomia/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13802-
dc.description.abstractA sociedade contemporânea vive cada vez mais o mundo das imagens, logo, explorar a comunicação visual é cada vez mais necessária para a melhor compreensão dos fenômenos geográficos que ocorrem no espaço. Desta maneira, utilizar os recursos visuais como vídeos, filmes, desenhos, charges, mapas mentais, croquis e as ilustrações são necessárias, visto que a todo instante os sujeitos estão em contato com essas informações imagéticas. Posto isso, observa-se que a pouca exploração desses recursos nas aulas de Geografia faz com que conteúdos mais abstratos não sejam de fácil compreensão, fazendo com que os estudantes tenham dificuldade de relacioná-los com o seu cotidiano. Neste contexto, aborda-se mais especificamente a climatologia geográfica, que estuda os fenômenos atmosféricos e a sua interação com a superfície terrestre num dado período de tempo, estudando as suas médias e interagindo diretamente com a vida dos seres. Consequentemente, lecionar a climatologia geográfica de maneira mais didática é fundamental para que os estudantes possam compreender que os fenômenos abordados em seu conteúdo programático estão intimamente relacionados a seu cotidiano. Deste modo, o nosso principal objetivo é propor o uso dos desenhos ilustrativos em aulas de climatologia geográfica, particularmente a turmas de Ensino de Jovens e Adultos. A pesquisa se pauta em três momentos distintos: teórico, prático e empírico. A parte teórica busca referenciais teóricos que discorram acerca das diferentes metodologias para o Ensino de Geografia, distinção da geografia escolar e a geografia acadêmica, desenhos ilustrativos, climatologia geográfica e comunicação verbal e visual. A parte prática é a construção com os alunos de ilustrações com os principais temas da climatologia e a parte empírica é a aplicação das atividades em sala de aula. Posteriormente, questionamentos empíricos verificam se é possível lecionar a climatologia geográfica através dos desenhos geográficos para os estudantes da modalidade da Educação de Jovens e Adultos, pois através do uso desse recurso há uma construção do conhecimento a partir da realidade do grupo estudado, havendo a estimulação da criatividade, além do suposto envolvimento dos estudantes durante a ministração e elaboração das aulas.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIlustraçãopor
dc.subjectClimatologia Geográficapor
dc.subjectEnsino de Jovens e Adultospor
dc.subjectproposta de material didáticopor
dc.subjectIllustrationeng
dc.subjectGeographic Climatologyeng
dc.subjectYouth and Adult Educationeng
dc.subjectdidactic material proposaleng
dc.titleA ilustração no ensino de climatologia: proposta metodológica para a educação de jovens e adultos e aplicação em sala de aulapor
dc.title.alternativeThe illustration in climatology teaching: methodological proposal for the education of young people and adults and application in the classroomeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherContemporary society increasingly lives in the world of images, so exploring visual communication is increasingly necessary for a better understanding of the geographic phenomena that occur in space. In this way, using visual resources such as videos, films, drawings, cartoons, mental maps, sketches and illustrations are necessary, since the subjects are always in contact with this image information. That said, it is observed that the little exploitation of these resources in Geography classes makes more abstract contents not easy to understand, making students have difficulty in relating them to their daily lives. In this context, geographical climatology is addressed more specifically, which studies atmospheric phenomena and their interaction with the Earth's surface in a given period of time, studying their averages and interacting directly with the lives of beings. Consequently, teaching geographic climatology in a more didactic way is essential for students to understand that the phenomena addressed in their program content are closely related to their daily lives. In this way, our main objective is to propose the use of illustrative drawings in classes of geographic climatology, particularly to Youth and Adult Teaching classes. The research is based on three distinct moments: theoretical, practical and empirical. The theoretical part seeks theoretical references that discuss the different methodologies for the Teaching of Geography, distinction of school geography and academic geography, illustrative drawings, geographical climatology and verbal and visual communication. The practical part is the construction with students of illustrations with the main themes of climatology and the empirical part is the application of activities in the classroom. Subsequently, empirical questions verify whether it is possible to teach geographic climatology through geographic drawings for students in the Youth and Adult Education modality, because through the use of this resource there is a construction of knowledge based on the reality of the studied group, with stimulation creativity, in addition to the supposed involvement of students during the teaching and preparation of classes.eng
dc.contributor.advisor1Fiori, Sérgio Ricardo
dc.contributor.advisor1ID140.453.638-82por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3959280256715486por
dc.contributor.advisor-co1Cardoso, Cristiane
dc.contributor.advisor-co1ID140.453.638-82por
dc.contributor.referee1Fiori, Sérgio Ricardo
dc.contributor.referee2Santos, Clézio dos
dc.contributor.referee3Pereira, Leonardo dos Santos
dc.creator.ID143.917.367-21por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7065575081900946por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
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