Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13802
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A ilustração no ensino de climatologia: proposta metodológica para a educação de jovens e adultos e aplicação em sala de aula |
Título(s) alternativo(s): | The illustration in climatology teaching: methodological proposal for the education of young people and adults and application in the classroom |
Autor(es): | Ferreira, Kamille Bittencourt |
Orientador(a): | Fiori, Sérgio Ricardo |
Primeiro coorientador: | Cardoso, Cristiane |
Primeiro membro da banca: | Fiori, Sérgio Ricardo |
Segundo membro da banca: | Santos, Clézio dos |
Terceiro membro da banca: | Pereira, Leonardo dos Santos |
Palavras-chave: | Ilustração;Climatologia Geográfica;Ensino de Jovens e Adultos;proposta de material didático;Illustration;Geographic Climatology;Youth and Adult Education;didactic material proposal |
Área(s) do CNPq: | Geografia |
Idioma: | por |
Data do documento: | 30-Abr-2021 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Citação: | FERREIRA, Kamille Bittencourt. A ilustração no ensino de climatologia: proposta metodológica para a educação de jovens e adultos e aplicação em sala de aula. 2021. 69 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Agronomia/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2021. |
Resumo: | A sociedade contemporânea vive cada vez mais o mundo das imagens, logo, explorar a comunicação visual é cada vez mais necessária para a melhor compreensão dos fenômenos geográficos que ocorrem no espaço. Desta maneira, utilizar os recursos visuais como vídeos, filmes, desenhos, charges, mapas mentais, croquis e as ilustrações são necessárias, visto que a todo instante os sujeitos estão em contato com essas informações imagéticas. Posto isso, observa-se que a pouca exploração desses recursos nas aulas de Geografia faz com que conteúdos mais abstratos não sejam de fácil compreensão, fazendo com que os estudantes tenham dificuldade de relacioná-los com o seu cotidiano. Neste contexto, aborda-se mais especificamente a climatologia geográfica, que estuda os fenômenos atmosféricos e a sua interação com a superfície terrestre num dado período de tempo, estudando as suas médias e interagindo diretamente com a vida dos seres. Consequentemente, lecionar a climatologia geográfica de maneira mais didática é fundamental para que os estudantes possam compreender que os fenômenos abordados em seu conteúdo programático estão intimamente relacionados a seu cotidiano. Deste modo, o nosso principal objetivo é propor o uso dos desenhos ilustrativos em aulas de climatologia geográfica, particularmente a turmas de Ensino de Jovens e Adultos. A pesquisa se pauta em três momentos distintos: teórico, prático e empírico. A parte teórica busca referenciais teóricos que discorram acerca das diferentes metodologias para o Ensino de Geografia, distinção da geografia escolar e a geografia acadêmica, desenhos ilustrativos, climatologia geográfica e comunicação verbal e visual. A parte prática é a construção com os alunos de ilustrações com os principais temas da climatologia e a parte empírica é a aplicação das atividades em sala de aula. Posteriormente, questionamentos empíricos verificam se é possível lecionar a climatologia geográfica através dos desenhos geográficos para os estudantes da modalidade da Educação de Jovens e Adultos, pois através do uso desse recurso há uma construção do conhecimento a partir da realidade do grupo estudado, havendo a estimulação da criatividade, além do suposto envolvimento dos estudantes durante a ministração e elaboração das aulas. |
Abstract: | Contemporary society increasingly lives in the world of images, so exploring visual communication is increasingly necessary for a better understanding of the geographic phenomena that occur in space. In this way, using visual resources such as videos, films, drawings, cartoons, mental maps, sketches and illustrations are necessary, since the subjects are always in contact with this image information. That said, it is observed that the little exploitation of these resources in Geography classes makes more abstract contents not easy to understand, making students have difficulty in relating them to their daily lives. In this context, geographical climatology is addressed more specifically, which studies atmospheric phenomena and their interaction with the Earth's surface in a given period of time, studying their averages and interacting directly with the lives of beings. Consequently, teaching geographic climatology in a more didactic way is essential for students to understand that the phenomena addressed in their program content are closely related to their daily lives. In this way, our main objective is to propose the use of illustrative drawings in classes of geographic climatology, particularly to Youth and Adult Teaching classes. The research is based on three distinct moments: theoretical, practical and empirical. The theoretical part seeks theoretical references that discuss the different methodologies for the Teaching of Geography, distinction of school geography and academic geography, illustrative drawings, geographical climatology and verbal and visual communication. The practical part is the construction with students of illustrations with the main themes of climatology and the empirical part is the application of activities in the classroom. Subsequently, empirical questions verify whether it is possible to teach geographic climatology through geographic drawings for students in the Youth and Adult Education modality, because through the use of this resource there is a construction of knowledge based on the reality of the studied group, with stimulation creativity, in addition to the supposed involvement of students during the teaching and preparation of classes. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13802 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Geografia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021 - Kamille Bittencourt Ferreira.Pdf | 2.31 MB | Adobe PDF | Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.