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dc.contributor.authorNavarro, Renan Martins
dc.date.accessioned2023-12-22T02:51:13Z-
dc.date.available2023-12-22T02:51:13Z-
dc.date.issued2020-12-18
dc.identifier.citationNAVARRO, Renan Martins. Transporte Público no Rio De Janeiro: estudo sobre usos e ritmos a partir do bairro de Realengo. 2020. 148 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Agronomia/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13808-
dc.description.abstractA mobilidade urbana tem sido alvo de muitos debates no mundo inteiro e, no Rio de Janeiro, isso não foi diferente, incorporando-se na pauta da agenda pública elementos que associaram investimentos neste setor aos megaeventos entre 2010 e 2016, sobretudo, com o governo Eduardo Paes. Todavia, esses investimentos ocorreram, sem necessariamente, trazer resoluções aos problemas das áreas periféricas da cidade. Neste sentido, este estudo tem como objetivo apresentar elementos para avaliação do uso e ritmo do transporte público no bairro de Realengo, localizado na AP5, até grandes áreas de influência comercial e prestação de serviços da cidade do Rio de Janeiro, a Central do Brasil e a Barra da Tijuca. Utilizou-se a relação entre transporte coletivo público, mobilidade urbana e as políticas públicas para a elaboração deste trabalho e para analisar os dados coletados, através questionários virtuais e registros fotográficos em trabalhos de campo sobre a qualidade do acesso, uso e ritmos do transporte público pelos usuários em Realengo. Para demonstrar dados sobre o ritmo dos transportes, realizou-se o levantamento da circulação de transportes, a partir de três aplicativos, Google Maps, Mooovit, e Trafi, ao longo de uma semana. Como conclusão, aponta-se que o uso, qualidade e ritmo do transporte público revela dificuldades no acesso e precarização do serviço, que está associada aos aspectos da condição urbana periférica de Realengo e do modelo de produção desigual do urbano carioca, que adotou, nos últimos anos, políticas públicas de transporte que não privilegiam a resolução direta do problema, mas estão atrelados ideia de cidade empreendedora.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTransportes coletivospor
dc.subjectMobilidade Urbanapor
dc.subjectPolítica Públicapor
dc.subjectUso e Ritmo dos transportespor
dc.subjectRealengopor
dc.subjectRio de Janeiro.por
dc.subjectPublic transporteng
dc.subjectUrban mobilityeng
dc.subjectPublic Policyeng
dc.subjectUse and pace of transporteng
dc.subjectRealengoeng
dc.subjectRio de Janeiroeng
dc.titleTransporte Público no Rio De Janeiro: estudo sobre usos e ritmos a partir do bairro de Realengopor
dc.title.alternativePublic Transport in Rio De Janeiro: study on uses and rhythms from the neighborhood of Realengoeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherUrban mobility has been the subject of many debates around the world and, in Rio de Janeiro, this was no different, as it was showed by the incorporation of elements, on the public agenda, that associated investments in this sector with mega-events, between 2010 and 2016, especially during Eduardo Paes’s government. However, these investments took place, without necessarily bringing resolutions to the problems of the peripheral areas of the city. In this sense, this study aims to present elements for assessing the use and pace of public transport in the neighborhood of Realengo, located on AP5, up to large areas of commercial influence and provision of services in the city of Rio de Janeiro, Central do Brasil and Barra da Tijuca. The relationship between public transport, urban mobility and public policies was used to prepare this research and to analyze the data collected, through virtual questionnaires and photographic records in field work about the quality of access, use and rhythms of public transport, according to Realengo’s residents. To demonstrate data on the pace of transport, a survey of transport circulation was carried out, using three applications, Google Maps, Mooovit, and Trafi, over the course of a week. As a conclusion, it’s pointed out that the use, quality and pace of public transport reveals difficulties in access and precariousness of the service, which is associated with aspects of the peripheral urban condition of Realengo and the unequal production model of the urban Carioca, which is based on public transport policies that do not provide direct resolutions for the problem, but are linked to the idea of an entrepreneurial city.eng
dc.contributor.advisor1Rocha, André Santos da
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0547-5550por
dc.contributor.advisor1ID098.642.507-95por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2627389248313918por
dc.contributor.referee1Rocha, André Santos da
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0547-5550por
dc.contributor.referee1ID098.642.507-95por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2627389248313918por
dc.contributor.referee2Silva, Marcio Rufino
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-0301-1325por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6001195417301978por
dc.contributor.referee3Botelho, Maurilio Lima
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-6740-2480por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8497914267709973por
dc.contributor.referee4Tunes, Regina Helena
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-0268-6988por
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2354300760871516por
dc.creator.ID134.930.177-90por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7101708654208533por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
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dc.subject.cnpqGeografiapor
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