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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13808
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Transporte Público no Rio De Janeiro: estudo sobre usos e ritmos a partir do bairro de Realengo |
Other Titles: | Public Transport in Rio De Janeiro: study on uses and rhythms from the neighborhood of Realengo |
Authors: | Navarro, Renan Martins |
Orientador(a): | Rocha, André Santos da |
Primeiro membro da banca: | Rocha, André Santos da |
Segundo membro da banca: | Silva, Marcio Rufino |
Terceiro membro da banca: | Botelho, Maurilio Lima |
Quarto membro da banca: | Tunes, Regina Helena |
Keywords: | Transportes coletivos;Mobilidade Urbana;Política Pública;Uso e Ritmo dos transportes;Realengo;Rio de Janeiro.;Public transport;Urban mobility;Public Policy;Use and pace of transport;Realengo;Rio de Janeiro |
Área(s) do CNPq: | Geografia |
Idioma: | por |
Issue Date: | 18-Dec-2020 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Citation: | NAVARRO, Renan Martins. Transporte Público no Rio De Janeiro: estudo sobre usos e ritmos a partir do bairro de Realengo. 2020. 148 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Agronomia/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2020. |
Abstract: | A mobilidade urbana tem sido alvo de muitos debates no mundo inteiro e, no Rio de Janeiro, isso não foi diferente, incorporando-se na pauta da agenda pública elementos que associaram investimentos neste setor aos megaeventos entre 2010 e 2016, sobretudo, com o governo Eduardo Paes. Todavia, esses investimentos ocorreram, sem necessariamente, trazer resoluções aos problemas das áreas periféricas da cidade. Neste sentido, este estudo tem como objetivo apresentar elementos para avaliação do uso e ritmo do transporte público no bairro de Realengo, localizado na AP5, até grandes áreas de influência comercial e prestação de serviços da cidade do Rio de Janeiro, a Central do Brasil e a Barra da Tijuca. Utilizou-se a relação entre transporte coletivo público, mobilidade urbana e as políticas públicas para a elaboração deste trabalho e para analisar os dados coletados, através questionários virtuais e registros fotográficos em trabalhos de campo sobre a qualidade do acesso, uso e ritmos do transporte público pelos usuários em Realengo. Para demonstrar dados sobre o ritmo dos transportes, realizou-se o levantamento da circulação de transportes, a partir de três aplicativos, Google Maps, Mooovit, e Trafi, ao longo de uma semana. Como conclusão, aponta-se que o uso, qualidade e ritmo do transporte público revela dificuldades no acesso e precarização do serviço, que está associada aos aspectos da condição urbana periférica de Realengo e do modelo de produção desigual do urbano carioca, que adotou, nos últimos anos, políticas públicas de transporte que não privilegiam a resolução direta do problema, mas estão atrelados ideia de cidade empreendedora. |
Abstract: | Urban mobility has been the subject of many debates around the world and, in Rio de Janeiro, this was no different, as it was showed by the incorporation of elements, on the public agenda, that associated investments in this sector with mega-events, between 2010 and 2016, especially during Eduardo Paes’s government. However, these investments took place, without necessarily bringing resolutions to the problems of the peripheral areas of the city. In this sense, this study aims to present elements for assessing the use and pace of public transport in the neighborhood of Realengo, located on AP5, up to large areas of commercial influence and provision of services in the city of Rio de Janeiro, Central do Brasil and Barra da Tijuca. The relationship between public transport, urban mobility and public policies was used to prepare this research and to analyze the data collected, through virtual questionnaires and photographic records in field work about the quality of access, use and rhythms of public transport, according to Realengo’s residents. To demonstrate data on the pace of transport, a survey of transport circulation was carried out, using three applications, Google Maps, Mooovit, and Trafi, over the course of a week. As a conclusion, it’s pointed out that the use, quality and pace of public transport reveals difficulties in access and precariousness of the service, which is associated with aspects of the peripheral urban condition of Realengo and the unequal production model of the urban Carioca, which is based on public transport policies that do not provide direct resolutions for the problem, but are linked to the idea of an entrepreneurial city. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13808 |
Appears in Collections: | Mestrado em Geografia |
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