Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13880
Tipo do documento: Dissertação
Title: O sambajazz: formação do gênero musical no Rio de Janeiro nos anos de 1950 e 1960
Other Titles: The sambajazz: formation of the musical genre in Rio de Janeiro in the years of 1950 and 1960
Authors: Guerra, Pedro Larrubia
Orientador(a): Barros, José Costa D'Assunção
Primeiro membro da banca: Barros, José Costa D'Assunção
Segundo membro da banca: Campos, Pedro Henrique Pedreira
Terceiro membro da banca: Silva, Leonardo Santana da
Keywords: Sambajazz;Música brasileira;Bossa nova;Sambajazz;Brazilian music
Área(s) do CNPq: História
Idioma: por
Issue Date: 12-Sep-2018
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citation: GUERRA, Pedro Larrubia. O sambajazz: formação do gênero musical no Rio de Janeiro nos anos de 1950 e 1960. 2018. 139 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018.
Abstract: O presente trabalho possui como principal objetivo compreender o processo de formação e criação do gênero musical Sambajazz, durante as décadas de 1950 e 1960. Abordando as principais relações entre o Sambajazz e outros gêneros. Suas diferenças e semelhanças. Entendendo as inovações sobre o Samba moderno, e quais impactos são gerados namúsica popular brasileira. Iniciando assim, uma busca pela compreensão de um período de internacionalização da música popular brasileira, e posteriormente a ascensão da canção de protesto em detrimento da música instrumental.
Abstract: The present work has as main objective to understand the process of formation and creation of the musical genre Sambajazz, during the decades of 1950 and 1960. Addressing the main relations between Sambajazz and other genres. Their differences and similarities. Understanding innovations about modern Samba, and what impacts are generated in Brazilian popular music. Thus, a search for the understanding of a period of internationalization of Brazilian popular music, and later the rise of the protest song to the detriment of instrumental music.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13880
Appears in Collections:Mestrado em História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Pedro Larruba Guerra.pdf2018 - Pedro Larruba Guerra4.2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.