Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13880
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | O sambajazz: formação do gênero musical no Rio de Janeiro nos anos de 1950 e 1960 |
Other Titles: | The sambajazz: formation of the musical genre in Rio de Janeiro in the years of 1950 and 1960 |
Authors: | Guerra, Pedro Larrubia |
Orientador(a): | Barros, José Costa D'Assunção |
Primeiro membro da banca: | Barros, José Costa D'Assunção |
Segundo membro da banca: | Campos, Pedro Henrique Pedreira |
Terceiro membro da banca: | Silva, Leonardo Santana da |
Keywords: | Sambajazz;Música brasileira;Bossa nova;Sambajazz;Brazilian music |
Área(s) do CNPq: | História |
Idioma: | por |
Issue Date: | 12-Sep-2018 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
Citation: | GUERRA, Pedro Larrubia. O sambajazz: formação do gênero musical no Rio de Janeiro nos anos de 1950 e 1960. 2018. 139 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018. |
Abstract: | O presente trabalho possui como principal objetivo compreender o processo de formação e criação do gênero musical Sambajazz, durante as décadas de 1950 e 1960. Abordando as principais relações entre o Sambajazz e outros gêneros. Suas diferenças e semelhanças. Entendendo as inovações sobre o Samba moderno, e quais impactos são gerados namúsica popular brasileira. Iniciando assim, uma busca pela compreensão de um período de internacionalização da música popular brasileira, e posteriormente a ascensão da canção de protesto em detrimento da música instrumental. |
Abstract: | The present work has as main objective to understand the process of formation and creation of the musical genre Sambajazz, during the decades of 1950 and 1960. Addressing the main relations between Sambajazz and other genres. Their differences and similarities. Understanding innovations about modern Samba, and what impacts are generated in Brazilian popular music. Thus, a search for the understanding of a period of internationalization of Brazilian popular music, and later the rise of the protest song to the detriment of instrumental music. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13880 |
Appears in Collections: | Mestrado em História |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018 - Pedro Larruba Guerra.pdf | 2018 - Pedro Larruba Guerra | 4.2 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.