Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13883
Tipo do documento: Dissertação
Title: O retrato de Adolf Hitler na biografia Hitler: a Study in Tyranny escrita por Alan Bullock, em 1952.
Other Titles: The portrait of Adolf Hitler in the biography Hitler: a Study in Tyranny by Alan Bullock in the 1952.
Authors: Silva, Marcela de Oliveira Santos
Orientador(a): Moraes, Luis Edmundo de Souza
Primeiro membro da banca: Moraes, Luis Edmundo de Souza
Segundo membro da banca: Oliveira, Maria da Glória de
Terceiro membro da banca: Araújo, Maria Paula
Keywords: Adolf Hitler;Alan Bullock;biografia;Adolf Hitler;Alan Bullock;biography
Área(s) do CNPq: História
Idioma: por
Issue Date: 25-Feb-2019
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citation: SILVA, Marcela de Oliveira Santos. O retrato de Adolf Hitler na biografia Hitler: A Study in Tyranny escrita por Alan Bullock, em 1952. 151 f. 2019. Dissertação (Mestrado em História). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de História e Relações Internacionais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019.
Abstract: Esta dissertação tem como interesse analisar a biografia Hitler: A Study in Tyranny escrita por Alan Bullock, em 1952. A escrita biográfica exerce o papel de construtora da imagem daqueles que são biografados e, neste sentindo, os biógrafos são os “engenheiros dessa construção”. As escolhas metodológicas, o recorte temporal e o enfoque narrativo são alguns dos elementos que moldarão a imagem que o biógrafo pretende dar ao biografado. A obra foi o lugar onde suas ideias e intenções de escrita sobre a personagem se concretizaram. A narrativa será nosso objeto de estudo e interpretação, buscando compreender o que foi dito sobre Hitler e como isto foi feito. Identificar os significados, as intenções e o matrizes discursivas que permitiram o autor construir a “ideia particular” da personagem, o que o biógrafo pretendia ao apresentar a sua contribuição sobre Adolf Hitler. Definir e fazer uma comparação dos retratos construídos serão os nossos objetivos de análise ao confrontar a escrita biográfica feita por Bullock com as imagens de Hitler existentes no mundo. Com o propósito de constatar a importância que o autor deu a Adolf Hitler dentro da história alemã por meio da narrativa.
Abstract: In this dissertation we doing an analysis of the biography Hitler: A Study in Tyranny written by Allan Blullock, in 1952. Biographical writing plays the role of constructor of the image of those who are biographed and, in this sense, the biographers are “engineers of this building”. The metodological choices, temporary clipping and the narrative approach are some of the elements that will shape the image that the biographer intends to give to the biographed. The work was the place where ideas and intentions of writing about the character was materialized. The narrative will be our object of study and interpretation, looking for to understand what was said about Hitler and how it was done. Identify meanings, intentions and the linguistic contexts that allowed the author to build the “particular idea” of the character, what biographer intended to present his particular contribution about Adolf Hitler. Defining and comparing constructed portraits will be our objective of analyzing when confronting the biographical writing by Bullock with the images in the world. With the purpose of testifying the importance that the author gave Adolf Hitler inside german history through the narrative.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13883
Appears in Collections:Mestrado em História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Marcela de Oliveira Santos Silva.pdf2019 - Marcela de Oliveira Santos Silva933.01 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.