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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13890
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | A agenda política do Banco Mundial para o Brasil e a primazia normativa do ajuste fiscal (1995-2002) |
Other Titles: | The World Bank’s political agenda for Brazil and the normative primacy of the fiscal adjustement (1905-2002) |
Authors: | Almeida, Thiago Macedo de |
Orientador(a): | Pereira, João Márcio Mendes |
Primeiro membro da banca: | Pereira, João Márcio Mendes |
Segundo membro da banca: | Campos, Pedro Henrique Pedreira |
Terceiro membro da banca: | Fontes, Virgínia |
Keywords: | Banco Mundial;Ajuste Fiscal;Dívida Pública;World Bank;Fiscal Adjustment;Public Debt |
Área(s) do CNPq: | História |
Idioma: | por |
Issue Date: | 9-Sep-2019 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
Citation: | ALMEIDA, Thiago Macedo de. A agenda política do Banco Mundial para o Brasil e a primazia normativa do ajuste fiscal (1995-2002). 2019. 119 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019. |
Abstract: | Ao longo do tempo, o Banco Mundial tornou-se uma das mais importantes agências do desenvolvimento mundial; construiu uma rede de relações de poder que lhe conferem, especialmente, as funções de gestão compartilhada da sociedade através de um número considerável de políticas públicas, de gestor do endividamento público, de liderança político intelectual e de catalisador de negócios em matéria de desenvolvimento capitalista, além do financiamento de projetos, de bancos de desenvolvimento e de empréstimos. As organizações financeiras multilaterais são fruto da hegemonia americana, e desde a sua formação, apesar de se apresentarem como um canal de cooperação internacional, são estruturas informais de influência, preponderantemente, do poderio americano. A fim de analisar e compreender o discurso político da instituição, toma-se como fonte três Relatórios sobre o Desenvolvimento Mundial (documento anual mais importante do Banco), três Estratégias de Assistência para o Brasil e alguns relatórios temáticos. Em linhas gerais, o discurso da instituição se fundamentou em prescrições políticas que almejavam equalizar a primazia normativa do ajuste fiscal com o aliviamento da pobreza extrema, para tanto, mostrou, ora de forma velada ora de forma aberta, que dentre os gastos governamentais o serviço da dívida era intocável, além de ter dado ressonância às diretrizes do Consenso de Washington. No exercício de suas atribuições teorizou sobre a pobreza, então mostrou a necessidade dos entes políticos da periferia capitalista adotarem políticas compensatórias; explicitou que a política de substituição de importações não seria mais apoiada e que transformar sociedades agrárias em industriais era um paradigma do passado, daí o Estado não poderia mais adotar os modelos keynesiano, desenvolvimentista e/ou de bem-estar social; e, sua liderança político-intelectual ganhou destaque com o “Estado efetivo” (distante do modelo “minimalista”), por este ponto de vista o Estado e o mercado deveriam se complementar. Assim, o mercado era o início, o fim e o meio. As Estratégias de Assistência deram destaque à estabilização macroeconômica e ao enxugamento do Estado, além do mais preconizou a sustentabilidade do endividamento público, por este motivo a relevância das reformas (seguridade social, administrativa, do Estado, tributária, etc.) necessárias para efetivar o ajuste fiscal, ao mesmo tempo que criava espaço para os negócios capitalistas. Ademais, o Banco Mundial trouxe para o centro da agenda política a sua própria assistência técnica e os “serviços não-financeiros”, caso necessário by pass o governo federal para assim tratar diretamente com os entes subnacionais. Por estas atuações, devido à amplitude do discurso geral e setorial para o país e da ampla gama de projetos, a gestão compartilhada do corpo social através do desenho de inúmeras políticas públicas ganhou proeminência. Esta relação suscita a edificação de um modelo pós-westfaliano. A presente pesquisa mostra como se faz necessário resgatar não apenas o discurso da instituição existente nos Relatórios sobre o Desenvolvimento Mundial e nas Estratégias de Assistência ao País, como também a narrativa produzida em seus pareceres, notas, memorandos e demais formas de assessoria política. |
Abstract: | Throughout time, the World Bank became one of the most important development agencies around the globe; built a network of power that granted it, especially, the role of shared management of society through a significant number of public politics and also a role public indebtedness’ manager, political and intelectual leadership and business catalyst when it comes to capitalist development, besides the projects financing, the development and loan banks. The multilateral financial organizations are a result of the North American hegemony and, since its formation, although appearing as a way of international cooperation, they are informal structures of influence, overwhelmingly, of the North American might. To analyze and understand the political discourse of the institution, taken as a source the three World’s Development Report (the annual most important document of the Bank), three Assistance Strategies for Brazil and other themed reports. Mainly the institution’s discourse was based on political prescriptions that aimed to equalize the normative primacy of the fiscal adjustment with the reduce of the extreme poverty, that for, showing, either in public or not, that, among the governamental spending, the debt’s service was untouchable, beyond the given resonance to the Washington’s Consensus guidelines. During that time, the instituiton theorized about poverty, which demonstrated the need of the political beings of the capitalism’s periphery to adopt compensatories politics; made explicit that the substituion of importation politic would not be supported anymore and that transforming agrarian societies into industrial ones was a past perspective, therefore the State could no longer adopt the models of the Keynes’s, developmentalist’s and/or Wellfare State, and its political and intelectual leadership steped on the spotlight with the “Effective State” (far away from the “minimalist” model) defending that the State and the marketplace were supposed to be part of each other. Thus, the marketplace was the begging, the middle and the end. The Assistant Strategies highlighted the macroeconomic stabilization and the downsizing of the State, besides advocating the sustainability of the indebtedness public, for that reason, the relevance of the reforms (social security, administrative, of the State and taxes) needed to make the fiscal adjustment effective and, at the same time, to create and environment for the capitalism’s business. Furthermore, the World Bank brought to the center of the political agenda its own technical assistance and the “non- financial services”, even if it meant to by pass the federal government to negotiate directly with the subnational beings. For these reasons, due to the breadth of the general and sectoral discourse for the country and the wide range of projects, the shared management of the society through the design of numerous public policies has gained prominence. This relation raises the edification of a post-Westfalian model. This research shows how it is necessary to rescue not only the institution's discourse in the World Development Reports and Country Assistance Strategies, but also the narrative produced in its opinions, notes, memos and other forms of political advice. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13890 |
Appears in Collections: | Mestrado em História |
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