Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13919
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | O cinema e a sua relação com a sociedade: um estudo de caso sobre o filme O Planeta dos Macacos (1968) |
Other Titles: | The film and its relationship with society: a case study on the film Planet of the Apes (1968) |
Authors: | Silva, Ulisses de Figueiredo |
Orientador(a): | Barros, José Costa D'Assunção |
Primeiro membro da banca: | BARROS, José Costa D'Assunção |
Segundo membro da banca: | MAGALHÃES, Felipe Santos |
Terceiro membro da banca: | CRUZ, Eduardo Vieira da |
Keywords: | Cold War;Nuclear fear;Film review;Guerra Fria;Medo nuclear;Análise cinematográfica |
Área(s) do CNPq: | História |
Idioma: | por |
Issue Date: | 17-Mar-2016 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
Citation: | SILVA, Ulisses de Figueiredo. O cinema e a sua relação com a sociedade: um estudo de caso sobre o filme O Planeta dos Macacos (1968). 2016. 69 f Dissertação (Mestrado em História; Estado e Relações de Poder). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016. |
Abstract: | Este trabalho trata de uma análise sobre uma fonte fílmica produzida no ano de 1968: Planet of the Apes. Tal análise não se exime da utilização de ferramentas próprias à análise cinematográfica, como a observação do posicionamento de câmeras, a escolha de fundo musical, enquadramento e fotografia. Contudo, foram elas direcionadas para que possamos compreender de forma mais detalhada o filme em seu contexto histórico. O trabalho detém-se à compreensão das intenções dos produtores a cada momento do filme, buscando sinalizar tais motivações para o momento político, ideológico e econômico vivido na década de 1960. Diferenças sociais, religiosas e questões de moralismo são expostas no filme e trabalhamos para manter sua relação com as questões históricas envolvidas. A Guerra Fria, portanto, é o imaginário que nos norteia para a decupagem do filme, sendo nosso propósito demonstrá-lo enquanto uma produção dotada de características históricas próprias à sua época de produção. Enquanto corroboramos a importância de uma obra cinematográfica como fonte histórica – questão essa que surge naturalmente com a produção desse trabalho –, demonstramos características de sua década de produção ao realizarmos sua análise. Em especial, tratamos a relação do filme com o chamado medo nuclear. O medo existente em tal década acerca da possibilidade de um conflito nuclear global permeia a produção de nossa fonte escolhida, tornando ela uma representante da expectativa de seus produtores para o futuro do planeta Terra. Nossa pesquisa utiliza como fonte principal o filme sobre o qual nos debruçamos para a análise. Utilizamos também do livro de Pierre Boulle, no qual a produção se baseou e documentários acerca do filme, para que possamos ter ampla perspectiva que colabore com nossa análise. |
Abstract: | This work is an analysis of one filmic source produced in 1968: Planet of the Apes. Such an analysis is not exempt from use of own tools for film analysis, like watching the positioning of cameras, the choice of background music, framing and photography. However, they were directed to us to understand in more detail the film in its historical context. The work holds up to understand the intentions of the producers every moment of the film, trying to report such motivations for political, ideological and economic momentum experienced in the 1960s social differences, religious and morality issues are exposed in the film and work to maintain their relationship with the historical issues involved. The Cold War, therefore, is the imagination that guides us to the shooting script of the film, being our purpose to show it as a production endowed with own historical characteristics to its time of production. While corroborate the importance of a cinematographic work as a historical source - a question which naturally arises with the production of this work - demonstrate features of its production decade to accomplish your analysis. In particular, we treat the film's relationship with the so-called nuclear fear. Fear exists in this decade about the possibility of a global nuclear conflict permeates the production of our chosen source, making her a representative of the expectations of their respected for the future of planet Earth. Our research uses as the main source of the film which worked through us for analysis. We also use the book by Pierre Boulle, in which production is based and documentary about the film, so we can have broad perspective to work with our analysis. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13919 |
Appears in Collections: | Mestrado em História |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016 - Ulisses de Figueiredo Silva.pdf | Documento principal | 928.85 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.