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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13951
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Santos, Izabel Cristine Silva dos | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:52:58Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:52:58Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-03 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Izabel Cristine Silva dos. Um olhar oblíquo: as representações do feminino no texto literário machadiano (1876-1881). 2023. 137 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13951 | - |
dc.description.abstract | Entre os anos de 1876 a 1881 Machado de Assis publicou os romances Helena e Memórias póstumas de Brás Cubas, de maneira fragmentada nos periódicos de sua época. Sendo o primeiro em O Globo: Orgão dos interesses do commercio, da lavoura e da indústria, e o segundo na na Revista Brazileira, a partir de 1880. Nesta dissertação, buscamos evidenciar as representações de femininos através das personagens machadianas, articulando com as problemáticas da época enquanto condicionantes que atravessaram a sua arte literária e, portanto, o Olhar Oblíquo sob o qual as mulheres estavam submetidas no Rio de Janeiro do pós-independência e segunda metade do século XIX. Destacamos em nossa análise a reflexão sobre a literatura enquanto fonte fecunda que se articula com a sociedade, uma vez que o indivíduo (autor) está inserido nela. Com isso, fazemos uso da perspectiva dialógica para compreendermos a própria constituição dos romances da época de Machado, afim de percebermos como nosso autor se posiciona e onde se diferencia daqueles de seu tempo. Tendo em vista a forma como a sociedade se movimentava, as questões presentes, e os processos nos quais circunstanciavam a existência dos femininos na formação de identidade nacional do Brasil e seus ideais de modernidade, torna-se impossível não identificarmos nas mulheres de Machado de Assis a astúcia enquanto estratégia de existência em uma sociedade que lhes condicionava às boas normas de conduta. É desta perspectiva que nosso trabalho parte, compreendendo que nos romances machadianos a dissimulação é um aspecto de caráter humano, e que na medida do possível, é também uma estratégia muito bem utilizada pelas mulheres, não sendo elas só “os mais puros rostos”. | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Literatura | por |
dc.subject | História | por |
dc.subject | Machado de Assis | por |
dc.subject | Século XIX | por |
dc.subject | Mulheres | por |
dc.title | Um olhar oblíquo: as representações do feminino no texto literário machadiano (1876-1881) | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | Between 1876 and 1881 machado de assis published the novels helena and memórias póstumas de brás cubas, in a fragmented way in the periodicals of his time. Being the first in o globo: organ of the interests of the commercio, the farming and the industry, and the second in the magazine brazileira, from 1880. In this dissertation, we seek to highlight the representations of women through the machadian characters, articulating with the problematics of the time as conditioning factors that crossed their literary art and therefore, the oblique gaze under which women were subjected in rio de janeiro from the post-independence and second half of the nineteenth century. We highlight in our analysis the reflection on literature as a fertile source that articulates with society, since the individual (author) is inserted in it. With this, we use the dialogical perspective to understand the very constitution of the novels of the time of machado, in order to perceive how our author positions himself and where he differs from those of his time. In view of the way society moved, the issues present, and the processes in which they circumstantiated the existence of women in the formation of national identity of brazil and its ideals of modernity, it is impossible not to identify in the women of machado de assis the cunning as a strategy of existence in a society that conditioned them to good standards of conduct. It is from this perspective that our work starts, understanding that in machadian novels the dissimulation is na aspect of human character, and that as far as possible, it is also a strategy very well used by women, not only being “the purest faces”. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Gandelman, Luciana Mendes | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9932214057729415 | por |
dc.contributor.referee1 | Gandelman, Luciana Mendes | |
dc.contributor.referee2 | Ferreira, Arcângelo da Silva | |
dc.contributor.referee3 | Gonçalves, Margareth de Almeida | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1794585447218205 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | por |
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