Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14046
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Geovana Siqueira | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:54:39Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:54:39Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-09 | |
dc.identifier.citation | COSTA, Geovana Siqueira. O fantasma do futuro: interfaces tecnológicas na animação japonesa Ghost in the Shell (1995). 2021. 100 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2021. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14046 | - |
dc.description.abstract | A dissertação propõe uma reflexão acerca da construção de uma imagem de futuro feita pela animação japonesa Ghost In The Shell (1995). A intenção é pensar nas interfaces proporcionadas pela tecnologia digital, composição e narrativa, e analisar o modo como a animação utiliza e discursa tecnologicamente. As chaves de análise perpassam os deslocamentos e encontros entre os elementos da cibercultura e da cultura japonesa, mostrando que a imagem de futuro projetada pelo filme não é a do progressismo utópico e nem das distopias incapacitantes, mas a de um futuro ambíguo e possível. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | cinema | por |
dc.subject | cibercultura | por |
dc.subject | animação japonesa | por |
dc.subject | Japão | por |
dc.subject | anime | por |
dc.subject | cyberculture | eng |
dc.subject | Japanese animation | eng |
dc.subject | Japan | eng |
dc.title | O fantasma do futuro: interfaces tecnológicas na animação japonesa Ghost in the Shell (1995) | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | The dissertation proposes a reflection about the future image construction made by the Japanese animation Ghost In The Shell (1995). The attempt is to think the interface between digital technology, composing and narrative, and analyse the way animation use and speech technologically. The analyses key also crosses dislocation and encounters between elements of cyberculture and Japanese culture, showing that the future image projected isn’t the image of progressive utopian neither disabling dystopias , but an ambiguous and possible future. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Teixeira, Rebeca Gontijo | |
dc.contributor.advisor1ID | 026.559.497-90 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0522023633864556 | por |
dc.contributor.referee1 | Teixeira, Rebeca Gontijo | |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Janete da Silva | |
dc.contributor.referee3 | Pereira, Mateus Henrique de Faria | |
dc.contributor.referee4 | Turin, Rodrigo | |
dc.creator.ID | 159.802.247-42 | por |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0003-3529-9869 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1927434353250273 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | por |
dc.relation.references | *** Fontes: *** Museu Nacional de Arte Moderna de Tōkyō. Filmes Clássicos de Animação Japonesa. 2017. Disponível em: <https://animation.filmarchives.jp/en/>. Acesso em: 30 de maio de 2020. O Fantasma do Futuro (Ghost In The Shell/攻殻機動隊). Direção: Oshii Mamoru. Produção: Mizuo Yoshimasa, Matsumoto Ken, Iyadomi Ken, Ishikawa Mitsuhisa. Tōkyō, Japão: Shochiku; Brasil: Flashstar Home Video, 1995. 1 DVD (82 min.). SHIROW, Masamune. Ghost In The Shel/攻殻機動隊. São Paulo: Editora JBC, 2016. *** Bibliografia: *** ALBUQUERQUE, Afonso; CORTEZ, Krystal. Ficção seriada, cultura nacional e desocidentalização: o caso dos animês. Contemporanea, Comunicação e Cultura, v.11, n. 1, 2013. AMARAL, Adriana. Visões perigosas: uma arque-genealogia do cyberpunk. Porto Alegre: Sulina, 2006. ANDO, T. Japan’s new left movements: legacies for civil society. New York: Routledge, 2014. ARAUJO, Valdei; PEREIRA, Mateus. Atualismo 1.0 - Como a ideia de atualização mudou o século XXI. Mariana, MG: Editora SBTHH, 2018. AZUMA, Hiroki. Otaku: Japan’s database animals. Translated by Jonathan Abel and Shion Kono. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2009. BAXANDALL, Michael. O olhar renascente: a pintura e a experiência social na Itália da renascença. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991. BEASLEY, W. G. Tradition and modernity in post-war Japan. Asian Affairs, fev. 1980, vol. 11. Disponível em: EBSCOhost, base de dados: Academic Search Premier. BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica (1955). In: GRUNNEWALD, José Lino. A ideia do cinema. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996. ______. Teses sobre o conceito da história. In: Obras escolhidas. Vol. 1. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1987. BRITO, Quise Gonçalves. Animê como recurso de soft power: comunicação e cultura na situação de globalização. Dissertação de Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Mato Grosso, 2013. BOLTON, Christopher, et al (ed.). Robot ghosts and wired dreams. London/Minneapolis: University of Minnesota Press, 2007. ______. Interpreting anime. Minneapolis/London: University of Minnesota Press, 2018. BOYM, Svetlana. Mal-estar na nostalgia. Hist. Historiogr. Ouro Preto, n. 23, abril de 2017, pp. 153-165. Tradução de Marcelo Santos de Abreu e André de Lemos Freixo. CASTELLS, Manuel; CARDOSO, Gustavo. A sociedade em rede: do conhecimento à acção política. Conferência promovida pelo Presidente da República de Portugal. Centro Cultural de Belém, março de 2005. CLEMENTS, Jonathan. Anime: a history. London: Palgrave Macmillian, 2013. ______. Tezuka‘s anime revolution in context. In: LUNNING, Frenchy (ed.). Mechademia 8: Tezuka’s manga life. London; Minneapolis: University of Minnesota Press, 2013. CONRAD, Sebastian. What time is Japan? Problems of comparative (intercultural) historiography. Forum on Comparative Historiography, Freie Universität Berlin. DARTON, Robert. Os filósofos podam a árvore do conhecimento: a estratégia epistemológica da encicopédie. In: O grande massacre dos gatos, e outros episódios da história cultural francesa. Rio de Janeiro: Graal, 1986. DELEUZE, Giles. Cinema 1 – a imagem-movimento. São Paulo: Editora Brasiliense, 1983. ______. Cinema 2 – a imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense 2005. DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015. EHALT, Rômulo da Silva. Notas sobre o nascimento da historiografia moderna no Japão da era Meiji. Hist. Historiogr. Ouro Preto, n. 12, agosto, 2013. GREINER, Christine. Fabulações do corpo japonês. São Paulo: N-1 Edições, 2017. ______. Leituras do corpo no Japão. São Paulo: N-1 Edições, 2017. GONZAGA, Elmo. Anomie and isolation: the Wind-up Chronicle, Ghost In The Shell, Serial Experiments Lain, and Japanese consensus society. Humanities Diliman (january-june, 2002), 3:1, 39-68. HARTOG, François. Regimes de historicidade: presentismo e experiências do tempo. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2019. HAYLES, Katherine. How we became posthuman? Chicago: University of Chicago Press, 1999. HARAWAY, Donna. Manifesto ciborgue: ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX (1985). In: TADEU, Tomaz (org.). Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. ______. O manifesto das espécies de companhia: cães, pessoas e a outridade significante. Chicago: Prickly Paradigm Press, 2003. Tradução de Sandra Michelli da Costa Gomes. HUYSSEN, Andreas. Culturas do passado-presente: modernismos, artes visuais, políticas da memória. Rio de Janeiro: Contraponto; Museu de Arte do Rio, 2014. IGARASHI, Yoshikuni. Corpos da memória: narrativas do pós-guerra na cultura japonesa (1945-1970). São Paulo: Annablume, 2011. KATO, Shuichi. Tempo e espaço na cultura japonesa. São Paulo: Estação Liberdade, 2012. KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006. KIM, Joon Ho. Cibernética, ciborgues e ciberespaço: notas sobre as origens da cibernética e sua reinvenção cultural. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 10, n. 21, p. 199-219, jan./jun. 2004. KONDO, Masaomi. Otsuka Hisao and comparative economic history research in Japan, Japanese Studies, 13:3, 73-78, 1993. LAMARRE, Thomas. The anime machine: a media theory of animation. Minneapolis; London: University of Minnesota Press, 2009. LE GUIN, Ursula K. The carrier bag theory of fiction. In: Dancing at the edge of the world. Grove Press, 1986. LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: 34, 1999. LEONG, Jane. Reviewing the ―japaneseness‖ of japanese animation: genre theory and fan spectatorship. Cinephile, Vol. 7, No. 1, Spring 2011. LIDA, Yumiko. Between the technique of living an endless routine and the madness of absolute degree zero: japanese identity and the crisis of modernity in the 1990s. Positions 8:2, 2000, Duke University Press. LONGO, Angela. Animetismo e cinematismo: tendências de composição e operacionalidade plasmática no anime. 6º Seminário Nacional Cinema em Perspectiva, Curitiba, nov. 2017. ______. Da animação para o anime: configurações estéticas de composição e intervalo. Diálogo com a Economia Criativa, Rio de Janeiro, v. 4, n. 11, p. 71-88, mai./ago. 2019. ______. Pós humanismo e animação japonesa: as interfaces comunicacionais de Mamoru Oshii. XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, Salto, São Paulo, 2016. ______. Pós-humanismo na máquina anímica: visões explosivas do humano na animação japonesa. Dissertação de Mestrado em Comunicação e Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017. LÓPEZ, Antonio Horno. El particular proceso de produccion de un anime: la combinacion perfecta de tradicion y tecnnologia digital. Con A de animación, [S.l.], n. 9, p. 74-83, mar. 2019. MALAGUTI, Manoel Luiz. A ideologia do modelo japonês de gestão. Ensaios FEE, Porto Alegre, (17) 1:43-73, 1996. MIYAZAKI, Hayao. About japanese animation: the current situation of Japanese movies. Published by Iwanami Shoten; January 28, 1988. Translated by Ryoko Toyama. MURAKAMI, Takashi. Little boy: the arts of Japan’s exploding subculture. Ed. Murakami, May 2005, pp. 98-149. Translated by Linda Hoaglund. NAPIER, Susan J. Panic sites: the japanese imagination of disaster from Godzilla to Akira. Journal of Japanese studies, vol. 19, nº 2, 1993. NOVIELLI, Maria Roberta. História do cinema japonês. Editora UNB, 2007. OKANO, Michiko. Ma: entre espaço da arte e comunicação no Japão. São Paulo: Annablume, 2012. OLIVEIRA, Janete da Silva. Por entre mitos e fadas: diálogos metafóricos com a literatura midiática japonesa da obra de Hayao Miyazaki. Rio de Janeiro, 2016. 277p. Tese de Doutorado - Departamento de Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. ______. A utopia distópica da ficção científica japonesa. Com Ciência. Dossiê Ficção Científica, jul.-ago, 2017. Disponível em: <https://www.comciencia.br/a-utopia-distopica-daficcao-cientifica-japonesa/#more-1503>. Acesso em: 25 de abril de 2021. ORTIZ, Renato. O próximo e o distante: Japão e modernidade-mundo. São Paulo: Editora Brasiliense, 2000. PLATA, Laura Montero. Los pioneros olvidados del anime: Kenzō Masaoka. Con A de animación, [S.l.], n. 4, p. 126-142, mar. 2014. PEREIRA, Ronan Alves; SUZUKI, Tae (org.). O Japão no caleidoscópio: estudos da sociedade e da história japonesa. Coleção Japão em Foco - Volume 3. Campinas, São Paulo: Pontes Editores, 2014. PINTO, Júlio Roberto de Souza; MIGNOLO, Walter D. A modernidade é de fato universal? Reemergência, desocidentalização e opção decolonial. Civitas, Porto Alegre, v. 15, n.3, jul. – set. 2015. RICHIE, Donald. Japanese cinema: an introduction. New York: Oxford University Press, 1990. SASAKI, Elisa Massae. Nihonjinron: teorias da japonicidade. Estudos Japoneses, n. 31, p. 11-25, 2011. SHARP, Jasper. Pioneers of Japanese animation at PIFan. Midnight Eye, September, 2004. Disponível em: <http://www.midnighteye.com/features/pioneers-of-japaneseanimation-at-pifan-part-1/>. STEVE, Rose. Hollywood is haunted by Ghost in the Shell. The Guardian. Retrieved 26 July 2013; Cyberpunk 2077 Devs Looked at Blade Runner and Ghost in the Shell for Inspiration. GamingBolt. 13 January 2019. SIBILIA, Paula. O homem pós-orgânico. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015. SHIN, Hyewon. Voice and vision in Oshii Mamoru‘s Ghost In The Shell: beyond cartesian optics. SAGE Animation, 2011. TANAKA, Motoko. Apocalypticism in postwar japanese fiction. Thesis for the degree of doctor of philosophy. Faculty of Graduate Studies, University of British Columbia, 2011. TAVASSI, Guido. A history of japanese animation: authors, art, industry, success from 1917 to today. Excerpt in English, Tunué, 2012. TURIN, Rodrigo. Presentismo, neoliberalismo e os fins da história. In: AVILA, Arthur de Lima; NICOLAZZI, Fernando; TURIN, Rodrigo (org.). A história (in)disciplinada: teoria, ensino e difusão do conhecimento. Vitória: Editora Milfontes, 2019. TZE-YUE, G. Hu. Frames of anime culture and image-building. Hong Kong University Press, 2010. URBANO, Krystal. Entre japonesidades e coreanidades pop: da Japão-Mania à Onda Coreana no Brasil. Intercom, Curitiba, 2017. VANOYE, Francis; GOLIOT-LÉTÉ, Anne. Ensaio sobre a análise fílmica. Campinas: Papirus, 1994. YAMADA, Arthur Yoshihiro Junqueira Garcia. Ciborgues e pós-humanismo: analisando Ghost In The Shell (1995) de Mamoru Oshii. Monografia apresentada junto ao curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos, 2015. YOKOTA, Masao; HU, Tze-yue G (org.). Japanese animation: east asian perspectives. University Press of Mississippi, Hong Kong University Press, 2013. YORIYAZ, Levi; GOMES, Raquel Gryszczenko Alves. Uma análise genealógica das narrativas historiográficas no Japão no final do século XIX para o XX (1875-1905). XIX Encontro de História da Anpuh-Rio, Setembro de 2020. | por |
dc.subject.cnpq | História | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/72845/2021%20-%20Geovana%20Siqueira%20Costa.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6493 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-03-31T17:32:37Z No. of bitstreams: 1 2021 - Geovana Siqueira Costa.pdf: 3459945 bytes, checksum: f75f754474a85d56c262e6320c18805e (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2023-03-31T17:32:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021 - Geovana Siqueira Costa.pdf: 3459945 bytes, checksum: f75f754474a85d56c262e6320c18805e (MD5) Previous issue date: 2021-07-09 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado em História |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021 - Geovana Siqueira Costa.pdf | 3.38 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.