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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14046
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O fantasma do futuro: interfaces tecnológicas na animação japonesa Ghost in the Shell (1995) |
Autor(es): | Costa, Geovana Siqueira |
Orientador(a): | Teixeira, Rebeca Gontijo |
Primeiro membro da banca: | Teixeira, Rebeca Gontijo |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Janete da Silva |
Terceiro membro da banca: | Pereira, Mateus Henrique de Faria |
Quarto membro da banca: | Turin, Rodrigo |
Palavras-chave: | cinema;cibercultura;animação japonesa;Japão;anime;cyberculture;Japanese animation;Japan |
Área(s) do CNPq: | História |
Idioma: | por |
Data do documento: | 9-Jul-2021 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
Citação: | COSTA, Geovana Siqueira. O fantasma do futuro: interfaces tecnológicas na animação japonesa Ghost in the Shell (1995). 2021. 100 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2021. |
Resumo: | A dissertação propõe uma reflexão acerca da construção de uma imagem de futuro feita pela animação japonesa Ghost In The Shell (1995). A intenção é pensar nas interfaces proporcionadas pela tecnologia digital, composição e narrativa, e analisar o modo como a animação utiliza e discursa tecnologicamente. As chaves de análise perpassam os deslocamentos e encontros entre os elementos da cibercultura e da cultura japonesa, mostrando que a imagem de futuro projetada pelo filme não é a do progressismo utópico e nem das distopias incapacitantes, mas a de um futuro ambíguo e possível. |
Abstract: | The dissertation proposes a reflection about the future image construction made by the Japanese animation Ghost In The Shell (1995). The attempt is to think the interface between digital technology, composing and narrative, and analyse the way animation use and speech technologically. The analyses key also crosses dislocation and encounters between elements of cyberculture and Japanese culture, showing that the future image projected isn’t the image of progressive utopian neither disabling dystopias , but an ambiguous and possible future. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14046 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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