Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14363
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | São João Marcos, patrimônio subjugado: a fragmentação da memória de São João Marcos de 1946-1964 |
Other Titles: | São João Marcos, subjugated heritage: the fragmentation of the memory of São João Marcos from 1946-1964 |
Authors: | Souza, Pedro Valle |
Orientador(a): | Caldas, Marcos José de Araújo |
Primeiro membro da banca: | Caldas, Marcos Jose de Araújo |
Segundo membro da banca: | Angelo, Elis Regina Barbosa |
Terceiro membro da banca: | Pereira, Raquel Alvitos |
Quarto membro da banca: | Saladino, Alejandra |
Keywords: | Patrimônio;Cultura;Memória;Identidade;Pertencimento;Heritage;Culture;Memory;Identity;Belonging |
Área(s) do CNPq: | História |
Idioma: | por |
Issue Date: | 24-Aug-2020 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade |
Citation: | SOUZA, Pedro Valle. São João Marcos, patrimônio subjugado: a fragmentação da memória de São João Marcos de 1946-1964. Dissertação (Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade) - Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu - RJ, 2020, |
Abstract: | O presente trabalho procura através da análise historiográfica da documentação, estabelecer paralelos sobre a destruição e submersão da cidade de São João Marcos, através dos lugares de memória em relação a cidade, que em um momento do século XIX, tinha importância relevante para o País, e pouco mais de meio século depois passa a ser esvaziada de significado e de importância para o Estado Brasileiro. Mesmo que por sua relevância como raro exemplo de conjunto arquitetura Neocolonial, tenha sido tombado pelo SPHAN em 19 de maio de 1939, para logo após ser revogada sua proteção pelo presidente Getúlio Vargas em 3 de junho de 1940, com a justificativa de progresso da nação. O objetivo principal desse trabalho é tentar compreender como a memória a partir dos registros documentais, podem revigorar ou estabelecer laços importantes com o passado e a realidade cotidiana da cidade de São João Marcos, e como essa ruptura da destruição da cidade criou lacunas na história dessa população e em sua Identidade, levando em consideração a criação do Parque arqueológico e Ambiental de São João Marcus sua gestão e sua influência na construção da memória. |
Abstract: | The present work searches through the historiographic analysis of documentation, to establish parallels on the destruction and submersion of São João Marcos city, through the places of memory in relation to the city, which in a nineteenth century moment, had relevent importance for the Country, and little more than half a century later it becomes emptied of meaning and importance to the Brazilian State. Although for its relevance of its rare example of Neocolonial architectural set was listed by SPHAN on May 19, 1939, shortly after being revoked his protection by President Getúlio Vargas on June 3, 1940, with the nation's progress justification. The main objective of this work is try to understand how the memory from the documentary records, can reinvigorate or establish important ties with the past and the daily reality of São João Marcos city, and how this city destruction rupture created gaps in the history of this population and its identity, taking into account the creation of the São João Marcus Archaeological and Environmental Park, its management and its influence on the construction of memory. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14363 |
Appears in Collections: | Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020 - Pedro Valle Souza.pdf | 4.22 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.