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dc.contributor.authorAraújo, Erica Barros de Almeida
dc.date.accessioned2023-12-22T03:00:21Z-
dc.date.available2023-12-22T03:00:21Z-
dc.date.issued2021-02-10
dc.identifier.citationARAÚJO, Erica Barros de Almeida. Arte, gênero e memória: o uso do patrimônio chileno da arpilleria como instrumento de resistência política pelas mulheres do Movimento dos Atingidos por Barragem do Vale do Guapiaçu (R.J.). 2021. 193 f. Dissertação (Mestrado em Patrimônio Cultura e Sociedade) - Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14366-
dc.description.abstractA proposta dessa dissertação consiste em investigar o uso do patrimônio chileno da arpilleria como instrumento de resistência política pelas mulheres que integram o Movimento dos (as) Atingidos (as) por Barragem (MAB) de Cachoeiras de Macacu, cidade que compõe a região metropolitana do Rio de Janeiro. Como patrimônio cultural chileno, a técnica da arpilleria foi ressignificada pelas mulheres brasileiras no que se refere aos materiais utilizados e recontextualizado segundo suas demandas relacionadas à questão dos impactos causados pela implantação da barragem do COMPERJ no município. O presente trabalho tem por base a memória coletiva das agricultoras do MAB que são expressas no objeto da arpillera e é subjacente à sua técnica. O saber-fazer que permeia a tapeçaria guarda através da técnica camadas de memórias inscritas no corpo do artesão que são expressas através do movimento de suas mãos na confecção de objetos que antes de remeterem ao utilitário, produzem linguagens que revelam uma dimensão simbólica informando acerca do tempo e as condições nas quais foram produzidos. Entre os eixos norteadores para a análise do uso da arpilleria pelas mulheres do MAB estão: a verificação do lugar ocupado pelas artes têxteis e pelas mulheres na arte contemporânea. Assim como, as estratégias contra hegemônicas vinculadas aos conceitos de desenvolvimento sustentável, ecofeminismo, agroecologia e soberania alimentar defendidos pela Via Campesina e a ONU como alternativas de resistência ao desenvolvimentismo que legitimou a implementação de barragens e seus impactos ambientais e sociais sobre as populações rurais, e as relações de poder implicadas no binômio capitalismo/patriarcado que permeiam as relações de classe e, principalmente, de gênero no mundo rural.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIdentidade de gêneropor
dc.subjectPatrimônio cultural chilenopor
dc.subjectArte têxtilpor
dc.subjectAtingidas por barragenspor
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpor
dc.subjectEcofeminismopor
dc.subjectAgroecologiapor
dc.subjectArpilleriapor
dc.subjectCachoeiras de Macacupor
dc.subjectGender Identityeng
dc.subjectChilean Cultural Heritageeng
dc.subjectTextile Arteng
dc.subjectAffected by Damseng
dc.subjectSustainable Developmenteng
dc.subjectEcofeminismeng
dc.subjectAgroecologyeng
dc.titleArte, gênero e memória: o uso do patrimônio chileno da arpilleria como instrumento de resistência política pelas mulheres do Movimento dos Atingidos por Barragem do Vale do Guapiaçu (RJ)por
dc.title.alternativeArt, gender, and memory: the use of the Chilean arpilleria heritage as an instrument of political resistance by the women of the Guapiaçu Valley Dam Affected Movement (RJ)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe purpose of this of dissertation is to investigate the use of the Chilean heritage of the arpilleria as an instrument of political resistance by woman who are part of the Movement of People Affected by the Dam of Cachoeiras de Macacu, city that makes up the region of Rio de Janeiro. As a Chilean cultural heritage, the arpillera technique was signified by Brazilian woman with regard to the materials used and recontextualized according to their demands related to the issue of the impacts caused by implementation of the COMPERJ DAM in the municipality. The present work is based on the collective memory of the MAB female farmers who are expressed in the arpillera and is underlying their technique. The know-how that permeates the tapestry keeps, through the technique, layers of memory inscribed on the body of the artisan that are expressed through the movements of his hands in the making of objects the before referring to the utility, they produce languages that reveal a symbolic dimension informing about the time and the conditions in which they were produced. Among the guiding axes for the analysis of the use of arpilleria by the women who produce them in contemporary art and the strategies against hegemony linked to the concepts of sustainable development, ecofeminism, agroecology and food sovereignty defended by Via Campesina and ONU as alternatives of resistance to developmentism that legitimized the implementation of dams and their environmental impacts and social effects on rural populations, as well as power relations implied in the binomial capitalism/patriarchy that permeate class and, mainly, gender relations in the rural world.eng
dc.contributor.advisor1Lazzari, Alexandre
dc.contributor.advisor1ID631.894.610-15por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4470716331292436por
dc.contributor.referee1Lazzari, Alexandre
dc.contributor.referee2Angelo, Elis Regina Barbosa
dc.contributor.referee3Valle, Arthur Gomes
dc.contributor.referee4Reznik, Luis
dc.creator.ID270.751.958-83por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0947549778219150por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedadepor
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dc.subject.cnpqSociologiapor
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dc.subject.cnpqArtespor
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