Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14379
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Flor, Amanda Filgueiras | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:00:25Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:00:25Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-27 | |
dc.identifier.citation | FLOR, Amanda Filgueiras. Histórias em Quadrinhos como recurso pedagógico na educação patrimonial. 2020.177 f. Dissertação (Mestrado Patrimônio, Cultura e Sociedade) - Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2020. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14379 | - |
dc.description.abstract | Ao longo das últimas décadas século XX, muitos avanços aconteceram dentro do campo do Patrimônio Cultural, principalmente com relação às questões ligadas aos bens culturais de natureza imaterial e nas diretrizes educacionais voltadas ao Patrimônio. Este trabalho pretende, através de um levantamento histórico e bibliográfico, investigar qual é o papel da Educação Patrimonial e sua importância para a sociedade dentro de um contexto globalizado, onde o conflito e as disputas culturais fazem parte do processo de patrimonialização dos bens culturais. Diante deste contexto, relacionamos o uso das narrativas visuais das Histórias em Quadrinhos (HQs) como recurso pedagógico de grande popularidade e eficácia para auxiliar no desenvolvimento das ações educativas voltadas para a preservação do Patrimônio Cultural em seus aspectos materiais e imateriais. Para isso, analisamos um conjunto de publicações que evidenciam o potencial das HQs como recurso pedagógico para o ensino sobre os bens culturais, como o objetivo de contribuir para ampliação das pesquisas e na elaboração de novos materiais didáticos na área da Educação Patrimonial. “O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001”. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Histórias em quadrinhos | por |
dc.subject | Patrimônio cultural | por |
dc.subject | Educação patrimonial | por |
dc.subject | Comics | eng |
dc.subject | Cultural heritage | eng |
dc.subject | Heritage education | eng |
dc.title | Histórias em Quadrinhos como recurso pedagógico na educação patrimonial | por |
dc.title.alternative | Comic books as a pedagogical resource in heritage education | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | Over the last decades of the twentieth century, many advances have taken place within the field of Cultural Heritage, especially with regard to issues related to intangible cultural goods and in educational guidelines aimed at Heritage. This work intends, through a historical and bibliographic survey, to investigate what is the role of Heritage Education and its importance for society within a globalized context, where conflict and cultural disputes are part of the process of patrimonialization of cultural goods. In this context, we relate the use of the visual narratives of Comic Books as a pedagogical resource of great popularity and effectiveness to assist in the development of educational actions aimed at the preservation of Cultural Heritage in its material and immaterial aspects. For this, we analyzed a set of publications that show the potential of Comics as a pedagogical resource for teaching about cultural assets, with the aim of contributing to the expansion of research and the development of new teaching materials in the area of Heritage Education. “This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Finance Code 001”. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Valle, Arthur Gomes | |
dc.contributor.advisor1ID | 032.669.687.-35 | por |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0003-3058-2219 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6586475368967673 | por |
dc.contributor.referee1 | Valle, Arthur Gomes | |
dc.contributor.referee1ID | 032.669.687.-35 | por |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0003-3058-2219 | por |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6586475368967673 | por |
dc.contributor.referee2 | Angelo, Elis Regina Barbosa | |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0003-1799-3910 | por |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2597395193689428 | por |
dc.contributor.referee3 | Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabral | |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0001-6984-8649 | por |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4328826368811697 | por |
dc.contributor.referee4 | Vergueiro, Waldomiro de Castro Santos | |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/9487332055549431 | por |
dc.creator.ID | 116.456.267-33 | por |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0002-8030-5319 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0090010340434284 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade | por |
dc.relation.references | BBC. George Floyd: o que aconteceu antes da prisão e como foram seus últimos 30 minutos de vida. BBC-Brasil. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional- 52868252 Acesso em: 31 de maio de 2020. BUHRER, João Antônio; UCHA, Francisco. Arquivos Incríveis: Catálogo do Primeiro Congresso Internacional de Quadrinhos de 1970 - Seção Brasileira. 10/01/2011. Copyright © 2005-2020 - Bigorna.net. Disponível em: https://www.bigorna.net/index.php?secao=arquivosincriveis&id=1294655857 Acesso em: 27 jan. 20. CHAVES, Paulo. Professor explica processo que culminou com a abolição no Brasil. Portal Geledés. 2013. Disponível em: https://www.geledes.org.br/professor-explica-processo-queculminou- com-abolicao-brasil/ Acesso em: 27 abr. 2020. D’SALETE, Marcelo. 11 perguntas para Marcelo D’Salete. Portal Geledés. Disponível em: https://www.geledes.org.br/11-perguntas-para-marcelo-dsalete/ Acesso em: 06 mai. 2020. D’SALETE, Marcelo. Tentei me aproximar da extrema brutalidade com os negros. [Entrevista concedida a] DOMENICI, Thiago. Pública. Disponível em: https://apublica.org/2018/08/tentei-me-aproximar-da-extrema-brutalidade-com-os-negros/ Acesso em: 06 maio 2020. G1. Negros e pardos ocupam só 10% dos cargos de chefia, diz pesquisa. Disponível em: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2017/11/negros-e-pardos-ocupam-so-10-doscargos- de-chefia-diz-pesquisa.html Acesso em: 24 abr. 2020. IBGE. Pretos ou pardos estão mais escolarizados, mas desigualdade em relação aos brancos permanece. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-deimprensa/ 2013-agencia-de-noticias/releases/25989-pretos-ou-pardos-estao-maisescolarizados- mas-desigualdade-em-relacao-aos-brancos-permanece. Acesso em 24 abr. 2020. IPHAN. Modo Artesanal de Fazer Queijo de Minas. Disponível em: http://portal.IPHAN .gov.br/mg/pagina/detalhes/65 Acesso em: 17 abr. 2019. STREIT, Maíra. Por mais negros em cargos de chefia. Fundação Cultural Palmares, mar. 2017. Disponível em: http://www.palmares.gov.br/?p=44870 Acesso em: 14 ago. 2019 PUBLICAÇÕES DO IPHAN BARRETO, Euder Arrais. et. al. (org.). Patrimônio Cultural e Educação: artigos e resultados. Goiânia: IPHAN – UFG, 2010. Disponível em: http://portal.IPHAN .gov.br/uploads/publicacao/EduPat_PatrimonioCulturalEEducPatrimonial _m.pdf Acesso em: 13 mar. 2019. BARROS, Flávia Luz Pessoa de. Patrimônio Contado. Alcântara, Cultura e Educação. IPHAN -MA. 2015. Livro 1. Disponível em: http://portal.IPHAN .gov.br/uploads/publicacao/EduPat_Patrimonio_Contado_livro1.pdf Acesso em: 23 abr. 2019. 172 BARROS, Flávia Luz Pessoa de. Patrimônio Contado. Alcântara, Cultura e Educação. IPHAN -MA. 2015. Livro 2. Disponível em: http://portal.IPHAN .gov.br/uploads/publicacao/EduPat_Patrimonio_Contado_livro2.pdf Acesso em: 23 abr. 2019. BARROS, Flávia Luz Pessoa de. Patrimônio Contado. Alcântara, Cultura e Educação. IPHAN -MA. 2015. Livro 3. Disponível em: http://portal.IPHAN .gov.br/uploads/publicacao/EduPat_Patrimonio_Contado_livro3.pdf Acesso em: 27 abr. 2019. BORGES, Larissy Barbosa. Patrimônio Contado. Alcântara, Cultura e Educação. IPHAN -MA. 2015. Livro 4. Disponível em: http://portal.IPHAN .gov.br/uploads/publicacao/EduPat_Patrimonio_Contado_livro4.pdf Acesso em: 27 mar. 2019. BRAGA, Sylvia Maria. Ribeira dos Icós - Icó CE. (Preservação e Desenvolvimento; 10) - Brasília, DF: IPHAN / Programa Monumenta, 2008. Disponível em: http://portal.IPHAN .gov.br/uploads/publicacao/Ribeira_dos_Icos.pdf Acesso em: 29 mai. 2019. CHUVA, Márcia. Por uma história da noção de Patrimônio Cultural no Brasil. Revista do Patrinônio, nº34/2012. Rio de Janeiro: IPHAN (organização: Márcia Chuva). Disponível em: http://portal.IPHAN .gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/2%20-%20CHUVA.pdf Acesso em: 15 abr. 2019. FLORÊNCIO, Sônia. Educação Patrimonial: um processo de mediação. In: Educação patrimonial: reflexões e práticas. p.22-29. Átila Bezerra Tolentino (Org.). João Pessoa: Superintendência do IPHAN na Paraíba, 2012. Disponível em: http://portal.IPHAN .gov.br/uploads/publicacao/EduPat_EducPatrimonialReflexoesEPraticas_ ct1_m.pdf Acesso em: 22 abr. 2019. FLORÊNCIO, Sônia; CLEROT, Pedro; BEZERRA, Juliana; RAMASSOTE, Rodrigo. Educação patrimonial: histórico, conceitos e processos. IPHAN, Brasília, DF: DAF/Ceduc, 2014. Disponível em: http://portal.IPHAN .gov.br/uploads/publicacao/EduPat_EducacaoPatrimonial_m.pdf Acesso em: 07 fev. 2019. FLORÊNCIO, Sônia et.al. Educação Patrimonial: Inventários Participativos. IPHAN, 2016. Disponível em: http://portal.IPHAN .gov.br/uploads/publicacao/inventariodopatrimonio_15x21web.pdf Acesso em: 07 fev. 2019. FLORÊNCIO, Sônia et. al. Educação Patrimonial: Manual de aplicação: Fascículo 1. Programa Mais Educação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Brasília, DF: IPHAN /DAF/Cogedip/Ceduc, 2011. Disponível em: http://portal.IPHAN .gov.br/uploads/publicacao/EduPat_EducPatrimonialProgramaMaisEduc acao_fas1_m.pdf Acesso em: 22 abr. 2019. 173 FLORÊNCIO, Sônia; et. al. Educação Patrimonial: Manual de aplicação: Programa Mais Educação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Brasília, DF: IPHAN /DAF/Cogedip/Ceduc, 2013. Disponível em: http://portal.IPHAN .gov.br/uploads/publicacao/EduPat_EducPatrimonialProgramaMaisEduc acao_m.pdf Acesso em 22 abr. 2019. FONSECA, Cecília Londres. Patrimônio Cultural Imaterial: para saber mais / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, texto e revisão de, Natália Guerra Brayner. - 3. ed. - Brasília, DF :IPHAN, 2012.36 p. LEONEL, Elisa. Gabriel em Brasília: a cidade com asas. Brasília, DF: IPHAN -DF, 2015. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/livro_gabrielembrasilia_acidadecomasasilovepd fcompressed.pdf Acesso em: 16 abr. 2019. GRUNBERG, Evelina. Manual de atividades práticas de educação patrimonial. Brasília, DF: IPHAN, 2007. Disponível em: http://portal.IPHAN .gov.br/uploads/publicacao/EduPat_ManualAtividadesPraticas_m.pdf Acesso em: 15 mar.2019. HORTA, Maria de Lourdes Parreiras; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia Básico de Educação Patrimonial. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional / Museu Imperial, 1999. Disponível em: http://portal.IPHAN .gov.br/uploads/temp/guia_educacao_patrimonial.pdf.pdf Acesso em: 23 mar. 2019. LÓPEZ, Claudia Leonor (coord.); AZEVEDO, Cristina; OLIVEIRA, Ana Gita de. Cartilha: Proteção aos conhecimentos dos povos indígenas e das sociedades tradicionais da Amazônia. 4a. Edição revista e ampliada, IPHAN, 2012. Disponível em: http://portal.IPHAN .gov.br/uploads/publicacao/cartilha_protecao_conhecimentos_povos_indi genas.pdf Acesso em: 10 abr.2019. MARIANI, Alayde. Memória e Educação. in: Memória e Educação: Caderno de Ensaios nº 1. IPHAN, Rio de Janeiro, Paço Imperial, 2008. MOREIRA, Corina Maria Rodrigues (coord). Aqui se faz queijo. IPHAN -MG, 2017. Disponível em: http://portal.IPHAN.gov.br/uploads/publicacao/cartilha_aqui_se_faz_queijo.pdf Acesso em: 18 out. 2019. OLIVEIRA, Cléo A. P. Educação patrimonial no IPHAN. Brasília, DF, 2011. Disponível em: http://portal.IPHAN .gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/educacao_patrimonial_no_IPHAN .pdf Acesso em: 18 abr. 2019. PINHEIRO, Adson Rodrigo S. (org.). Cadernos do patrimônio cultural: educação patrimonial. Fortaleza: Secultfor: IPHAN, 2015. Disponível em: http://portal.IPHAN .gov.br/uploads/publicacao/EduPat_Cadernos_do_patrimonio_educacao_ patrimonial_volI(3).pdf Acesso em: 13 mar. 2019. 174 RABELLO, Sonia. O Estado na preservação dos bens culturais: o tombamento. Rio de Janeiro: IPHAN, 2009. (Reedições do IPHAN). RABELLO, Sonia. REZENDE, Maria Beatriz; GRIECO, Bettina; TEIXEIRA, Luciano; THOMPSON, Analucia (Org.). O tombamento. In: Dicionário IPHAN de Patrimônio Cultural. 1.ed. Rio de Janeiro, Brasília: IPHAN /DAF/Copedoc, 2015. (termo chave Tombamento). REZENDE, Maria Beatriz (coord). Patrimônio e Leitura: Catálogo Temático de Literatura Infanto-juvenil. Vol. 1. Rio de Janeiro; IPHAN /Copedoc, 2007. Disponível em: http://portal.IPHAN .gov.br/uploads/publicacao/PatLei1_CatalogoComentado_m(2).pdf Acesso em: 15 mar. 2019. REZENDE, Maria Beatriz (coord). Patrimônio e Leitura: Catálogo Temático de Literatura Infanto-juvenil. Vol. 2. Rio de Janeiro; IPHAN /Copedoc, 2009. Disponível em: http://portal.IPHAN .gov.br/uploads/publicacao/PatLei2_CatalogoComentado_m(2).pdf Acesso em: 15 mar. 2019. REZENDE, Maria Beatriz (coord). Patrimônio e Leitura: Catálogo Temático de Literatura Infanto-juvenil. Vol. 3. Rio de Janeiro; IPHAN /Copedoc, 2012. Disponível em: http://portal.IPHAN .gov.br/uploads/publicacao/PatLei3_CatalogoComentado_m(2).pdf Acesso em: 17 mar. 2019. REZENDE, Maria Beatriz (coord). Patrimônio e Leitura: Catálogo Temático de Literatura Infanto-juvenil. Vol. 4. Rio de Janeiro; IPHAN /Copedoc, 2014. Disponível em: http://portal.IPHAN .gov.br/uploads/publicacao/PatLei4_CatalogoComentado_m(2).pdf Acesso em: 20 mar. 2019. RIBEIRO, Regina. Um passeio por Aracati. [Fascículo integrante do Livro Didático Construindo Aracati - 1 ed.] - Fortaleza: Demócrito Rocha, 2011. Disponível em: http://portal.IPHAN .gov.br/uploads/publicacao/ce_construindo_aracati_guia.pdf Acesso em: 27 mai. 2019. RIBEIRO, Regina. Um passeio por Icó. [Fascículo integrante do Livro Didático Construindo Icó - 1 ed.] - Fortaleza: Demócrito Rocha, 2011. Disponível em: http://portal.IPHAN .gov.br/uploads/publicacao/ce_construindo_ico_guia.pdf Acesso em: 27 mai. 2019. RIBEIRO, Regina. Um passeio por Quixadá. [Fascículo integrante do Livro Didático Construindo Quixadá - 1 ed.] - Fortaleza: Demócrito Rocha, 2011. Disponível em: http://portal.IPHAN .gov.br/uploads/publicacao/ce_construindo__quixada_guia.pdf Acesso em: 24 mai.2019. RIBEIRO, Regina. Um passeio por Sobral. [Fascículo integrante do Livro Didático Construindo Sobral - 1 ed.] - Fortaleza: Demócrito Rocha, 2011. Disponível em: http://portal.IPHAN .gov.br/uploads/publicacao/ce_construindo_sobral_guia.pdf Acesso em: 24 de maio de 2019. RIBEIRO, Regina. Um passeio por Viçosa do Ceará [Fascículo integrante do Livro Didático Construindo Viçosa do Ceará - 1 ed.] - Fortaleza: Demócrito Rocha, 2011. Disponível em: 175 http://portal.IPHAN .gov.br/uploads/publicacao/ce_construindo_vicosa__do_ceara_guia.pdf Acesso em: 24 de maio de 2019. SANTOS, Lidia Noemia; XAVIER, Patrícia - Construindo Icó (Projeto infância e patrimônio) - 1 ed. - Fortaleza: Edições Demócrito Rocha/ Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/ Brasil - Ministério da Cultura/ Governo do Estado do Ceará /Banco do Nordeste, 2011. Disponível em: http://portal.IPHAN .gov.br/uploads/publicacao/ce_construindo_ico_f.pdf Acesso em: 27 mai. 2019. SANTOS, Lidia Noemia; VIEIRA, Maria Elia dos Santos; CASTELO, Sander Cruz. Construindo Quixadá (Projeto infância e patrimônio) - 1. ed. - Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/ Brasil - Ministério da Cultura/ Ceará - Governo do Estado/ Banco do Nordeste, 2011. Disponível em: http://portal.IPHAN .gov.br/uploads/publicacao/ce_construindo__quixada_f.pdf Acesso em: 24 mai. 2019 SANTOS, Lidia Noemia; ARAÚJO, Nicolai Vladimir Gonçalves de; GALVÃO, Roberto. Construindo Sobral (Projeto infância e patrimônio) – 1 ed. – Fortaleza: Edições Demócrito Rocha/ Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/ Brasil – Ministério da Cultura/ Governo do Estado do Ceará /Banco do Nordeste, 2011. Disponível em: http://portal.IPHAN .gov.br/uploads/publicacao/ce_construindo_sobral_f.pdf Acesso em: 24 mai. 2019. SCHAAN, Denise Pahl; PACHECO, Agenor Sarraf; BELTRÃO, Jane Felipe (org.). Remando por Campos e Florestas: Memórias & Paisagens dos Marajós. - Rio Branco: GKNORONHA, 2011. Disponível em: http://portal.IPHAN .gov.br/uploads/publicacao/PatImaDiv_RemandoCamposFlorestas_m.pdf Acesso em: 14 ago. 2019. SILVA, Raulene Gonçalves Oliveira da; MARIZ, Silviana Fernandes. Construindo Aracati (Projeto infância e patrimônio) - 1 ed. - Fortaleza: Edições Demócrito Rocha/ Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/ Brasil - Ministério da Cultura/ Governo do Estado do Ceará/ Banco do Nordeste, 2011. Disponível em: http://portal.IPHAN .gov.br/uploads/publicacao/ce_construindo_aracati_final.pdf Acesso em:27 mai. 2019. TOLENTINO, Átila. (org.). Educação patrimonial: orientações ao professor. 2 imp. – João Pessoa: IPHAN -PB, 2011. (caderno temático; 1). Disponível em: http://portal.IPHAN .gov.br/uploads/publicacao/EduPat_EducPatrimonialOrientacoesAOProf essor_ct1_m.pdf Acesso em: 07 fev. 2019. TOLENTINO, Átila. (org.). Educação patrimonial: reflexões e práticas. João Pessoa: IPHAN -PB, 2012. (caderno temático; 2). Disponível em: http://portal.IPHAN .gov.br/uploads/publicacao/EduPat_EducPatrimonialReflexoesEPraticas_ ct1_m.pdf Acesso em: 22 abr. 2019. TOLENTINO, Átila. (org.). Educação patrimonial: educação, memórias e identidades. João Pessoa: IPHAN -PB, 2013. (Caderno temático; 3). Disponível em: 176 http://portal.IPHAN .gov.br/uploads/publicacao/caderno_tematico_de_educacao_patrimonial_ nr_03.pdf Acesso em: 22 abr. 2019. TOLENTINO, Átila. (org.). Educação patrimonial: diálogos entre escola, museu e cidade. João Pessoa: IPHAN -PB, 2014. (Caderno Temático; 4). Disponível em: http://portal.IPHAN .gov.br/uploads/publicacao/4(2).pdf Acesso em: 17 abr. 2019. TOLENTINO, Átila; BRAGA, Emanuel (org.). Educação patrimonial: políticas, relações de poder e ações afirmativas. João Pessoa: IPHAN -PB; Casa do Patrimônio da Paraíba, 2016. (Caderno Temático; 5) Disponível em: http://portal.IPHAN .gov.br/uploads/publicacao/caderno_tematico_educacao_patrimonial_05. pdf Acesso em: 17 abr. 2019. TOLENTINO, Átila; BRAGA, Emanuel (org.). Educação patrimonial: práticas e diálogos interdisciplinares. João Pessoa: IPHAN -PB; Casa do Patrimônio da Paraíba, 2017. (Caderno Temático; 6) Disponível em: http://portal.IPHAN .gov.br/uploads/publicacao/caderno_tematico_06_.pdf Acesso em: 15 abr. 2019. VITORIANO, Germana Coelho; VIANA, Monalisa Freitas; CHAVES, Rosa Lilian Sérvio de Carvalho. Construindo Viçosa do Ceará (Projeto infância e patrimônio) - 1 ed. - Fortaleza: Edições Demócrito Rocha/ Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/ Brasil - Ministério da Cultura/ Governo do Estado do Ceará /Banco do Nordeste, 2011. Disponível em: http://portal.IPHAN .gov.br/uploads/publicacao/ce_construindo_vicosa__do_ceara_f.pdf Acesso em: 24 de maio de 2019. VÍDEOS D’SALETE, Marcelo. Com HQ sobre resistência negra, Marcelo D'Salete é indicado ao prêmio Eisner. [Entrevista concedida a] GIANNINI, Alessandro; MARTINS, Elisa. O Globo, 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Q24RKZFy9vs Acesso em: 09 de jun. 2020 D’SALETE, Marcelo. Entrevista com Marcelo D'Salete. [Entrevista concedida a] MARIANO, José Victor Nunes. OlimpíadaLP Cenpec. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=D8r8uvJaNtw (parte1) e https://www.youtube.com/watch?v=IyduN0xS5Ng (parte2). Acesso em: 09 jun. 2020 | por |
dc.subject.cnpq | História | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/70781/2020%20-%20Amanda%20Filgueiras%20Flor.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5999 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2022-09-15T11:46:58Z No. of bitstreams: 1 2020 - Amanda Filgueiras Flor.pdf: 3934842 bytes, checksum: e0eced19653a8ee4cedd7141eb4c0437 (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2022-09-15T11:46:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Amanda Filgueiras Flor.pdf: 3934842 bytes, checksum: e0eced19653a8ee4cedd7141eb4c0437 (MD5) Previous issue date: 2020-08-27 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020 - Amanda Filgueiras Flor.pdf | 2020 - Amanda Filgueiras Flor | 3.84 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.