Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14379
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Histórias em Quadrinhos como recurso pedagógico na educação patrimonial |
Otros títulos: | Comic books as a pedagogical resource in heritage education |
Autor: | Flor, Amanda Filgueiras |
Orientador(a): | Valle, Arthur Gomes |
Primeiro membro da banca: | Valle, Arthur Gomes |
Segundo membro da banca: | Angelo, Elis Regina Barbosa |
Terceiro membro da banca: | Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabral |
Quarto membro da banca: | Vergueiro, Waldomiro de Castro Santos |
Palabras clave: | Histórias em quadrinhos;Patrimônio cultural;Educação patrimonial;Comics;Cultural heritage;Heritage education |
Área(s) do CNPq: | História |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 27-ago-2020 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade |
Citación: | FLOR, Amanda Filgueiras. Histórias em Quadrinhos como recurso pedagógico na educação patrimonial. 2020.177 f. Dissertação (Mestrado Patrimônio, Cultura e Sociedade) - Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2020. |
Resumen: | Ao longo das últimas décadas século XX, muitos avanços aconteceram dentro do campo do Patrimônio Cultural, principalmente com relação às questões ligadas aos bens culturais de natureza imaterial e nas diretrizes educacionais voltadas ao Patrimônio. Este trabalho pretende, através de um levantamento histórico e bibliográfico, investigar qual é o papel da Educação Patrimonial e sua importância para a sociedade dentro de um contexto globalizado, onde o conflito e as disputas culturais fazem parte do processo de patrimonialização dos bens culturais. Diante deste contexto, relacionamos o uso das narrativas visuais das Histórias em Quadrinhos (HQs) como recurso pedagógico de grande popularidade e eficácia para auxiliar no desenvolvimento das ações educativas voltadas para a preservação do Patrimônio Cultural em seus aspectos materiais e imateriais. Para isso, analisamos um conjunto de publicações que evidenciam o potencial das HQs como recurso pedagógico para o ensino sobre os bens culturais, como o objetivo de contribuir para ampliação das pesquisas e na elaboração de novos materiais didáticos na área da Educação Patrimonial. “O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001”. |
Abstract: | Over the last decades of the twentieth century, many advances have taken place within the field of Cultural Heritage, especially with regard to issues related to intangible cultural goods and in educational guidelines aimed at Heritage. This work intends, through a historical and bibliographic survey, to investigate what is the role of Heritage Education and its importance for society within a globalized context, where conflict and cultural disputes are part of the process of patrimonialization of cultural goods. In this context, we relate the use of the visual narratives of Comic Books as a pedagogical resource of great popularity and effectiveness to assist in the development of educational actions aimed at the preservation of Cultural Heritage in its material and immaterial aspects. For this, we analyzed a set of publications that show the potential of Comics as a pedagogical resource for teaching about cultural assets, with the aim of contributing to the expansion of research and the development of new teaching materials in the area of Heritage Education. “This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Finance Code 001”. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14379 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020 - Amanda Filgueiras Flor.pdf | 2020 - Amanda Filgueiras Flor | 3.84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.