Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14396
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alves, Shayene Bravo | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:00:39Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:00:39Z | - |
dc.date.issued | 2021-01-30 | |
dc.identifier.citation | ALVES, Shayene Bravo. Quero falar de uma coisa: os sentidos do amor em tempos de ditadura nas canções de Milton Nascimento e Belchior (1964-1985). 2021. 145 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2021. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14396 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho trata-se de uma pesquisa psicossocial a fim de compreender e analisar os conteúdos das canções no período da ditadura no Brasil dos anos de 1964 a 1985 e seus atravessamentos sociais-culturais-econômicos, mais especificamente na construção/transformação dos conceitos e sentidos do amor naquele contexto. Para este fim, selecionamos canções de Milton Nascimento e Belchior. Investigar os aspectos sócios-culturais da Ditadura militar se faz necessário, pois, apesar de passados 50 anos, esse período é um acontecimento histórico que resulta hoje em impactos e resistências nos modelos e sistemas atuais. Para isto utilizamos, revisão bibliográfica e o método de análise de conteúdo proposta por Bardin. Foram encontradas cinco categorias: Eros, Philia, ágape, Amor cortês e Amor Burguês para a análise das canções. Dessa forma foi possível perceber o quanto a história e a música são atravessadas, bem como os sentidos que o amor pode apresentar em suas transformações alo longo do tempo. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | ditadura | por |
dc.subject | Milton | por |
dc.subject | Belchior | por |
dc.subject | amor | por |
dc.subject | analise de conteúdo | por |
dc.subject | dictatorship | eng |
dc.subject | love | eng |
dc.subject | content analysis | eng |
dc.title | Quero falar de uma coisa: os sentidos do amor em tempos de ditadura nas canções de Milton Nascimento e Belchior (1964-1985) | por |
dc.title.alternative | I want to talk about one thing: the senses of love in times of dictatorship in the songs of Milton Nascimento and Belchior (1964-1985) | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This work is a psychosocial research in order to understand and analyze the contents of the songs during the dictatorship in Brazil from 1964 to 1985 and their social-cultural-economic crossings, more specifically in the construction / transformation of concepts and meanings of love in that context. To this end, we have selected songs by Milton Nascimento and Belchior. Investigating the socio-cultural aspects of the military dictatorship is necessary, because, even after 50 years have passed, this period is a historical event that today results in impacts and resistance in the current models and systems. For this, we used a bibliographic review and the content analysis method proposed by Bardin. Five categories were find: Eros, Philia, agape, Amor courteous and Amor Bourgeois for the analysis of the songs. In this way it was possible to perceive how much history and music are crossed, as well as the meanings that love can present in its transformations over time. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Ericeira, Ronald Clay dos Santos | |
dc.contributor.advisor1ID | 620.805.473-72 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7411392702332062 | por |
dc.contributor.referee1 | Ericeira, Ronald Clay dos Santos | |
dc.contributor.referee2 | Rocinholi, Luciene de Fátima | |
dc.contributor.referee3 | Oliveira, Dayse de Marie | |
dc.creator.ID | 126.252.407-50 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0093876245945235 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | por |
dc.relation.references | Almeida, T. (2017). O conceito de amor: um estudo exploratório com uma amostra brasileira. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, São Paulo, SP. Brasil. Recuperado de: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-20092017-104821/publico/Almeida_do.pdf Alves, T. M. L., & Gomes, A. L. B. (2013). As tendências do amor no contexto da dinâmica moderna em a eternidade e o desejo, de Inês Ppedrosa. Revista GEINTEC-Gestão, Inovação e Tecnologias, 3 (2), 081-089. doi: .org/10.7198/geintec.v3i2.102 Amaral, C. (2018). A música de Milton Nascimento. Belo Horizonte: Editora UFMG. Ansara, S. (2005). Memória Política da Ditadura Militar e Repressão no Brasil: uma abordagem psicopolítica. Tese de doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP. Brasil. Recuperado de: https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/17073/1/SORAIA%20ANSARA.pdf Araújo, M. F. (2002). Amor, casamento e sexualidade: velhas e novas configurações. Psicologia: ciência e profissão, 22 (2), 70-77. doi: https://doi.org/10.1590/S1414-98932002000200009 Bardin, L. (1994). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições Setenta. Bardin, L. (2016). Análise de Conteúdo (4 ed.). Lisboa: Edições 70, 2016 Barros, J. D. A. (2011). O amor cortês–suas origens e significados. Raído, 5(9), 195-216. Recuperado de: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/979 Benassi, C. A. & Victorio, R. P. (2014). Música e linguagem da Teoria dos afetos aos novos olhares através das “lentes conceituais bakhtinianas”. Revista Diálogos, 2 (1), 31-47. Recuperado de: https://core.ac.uk/reader/229938560 Bernardo, C. J. (2007). A MPB como recipiente de protestos contra a ditadura militar: as metáforas, carregadas de vozes contra o regime autoritário. Tese de Doutorado. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ. Brasil. Recuperado de: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UERJ_5a28492da3848a044647e62dcd6af15c Blomberg, C. (2011). Histórias da Música no Brasil e Musicologia: uma leitura preliminar. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, 43. Recuperado de: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/8040/6705 Braz, A. L. N. (2005). Origem e significado do amor na mitologia greco-romana. Estudos de Psicologia (Campinas), 22 (1), 63-75. doi: https://doi.org/10.1590/S0103-166X2005000100008 Breton, D. L. (2009). As paixões ordinárias: antropologia das emoções. Petrópolis: Vozes. Brito, K. L.; Almeida, S. A. (2020). Ética E Amor Numa Perspectiva Filosófica: Eros, Philos E Ágape. Facit Business and Technology Journal, 1 (15), 103-113. Recuperado de: https://jnt1.websiteseguro.com/index.php/JNT/article/view/558/429 Caminhos Da Cultura. Entrevista com Belchior, Entrevistador: Ricardo Guilherme. São Paulo: TV USP, 13 de maio de 1982. Carlos, J. T. (2007). Muito além de "apenas um rapaz latino-americano vindo do interior": investimentos interdiscursivos das canções de Belchior. Dissertação de mestrado. Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, CE. Recuperado de: http://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/8767/1/2007_dis_jtcarlos.pdf Carocha, M. L. (2006). A censura musical durante o regime militar (1964-1985). História: Questões & Debates, 44 (1), 189-211. doi: 10.5380/his.v44i0.7940 Casanova, N., Sequeira, S., & Silva, V. M. (2009). Emoções. Recuperado de: https://www.psicologia.pt/artigos/textos/TL0132.pdf Chaves, J. C. (2006). Os amores e o ordenamento das práticas amorosas no Brasil da belle époque. Análise social, XLI (180), 827-846. Recuperado de: http://www.scielo.mec.pt/pdf/aso/n180/n180a06.pdf Codato, A. N. (2005). Uma história política da transição brasileira: da ditadura militar à democracia. Revista de sociologia e política, 25, 83-106. Recuperado de: https://www.scielo.br/pdf/rsocp/n25/31113 Colling, A. M., & Junior, A. A. C. (2019). Militantes e guerrilheiras. Revista Espacialidades, 15(01), 47-61. Recuperado de: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/article/view/19186 Costa, A. O. (1980). Memórias das Mulheres do Exílio (orgs.) Rio de Janeiro: Paz e Terra. Duarte, M. D. (2007). Travessia, a vida de Milton Nascimento. Rio de Janeiro: Record. Duarte, M. D. P. R. (2006). Travessia: a vida de Milton Nascimento. Rio de Janeiro: Record. Duarte, M. D. P. R. (2006). Travessia: a vida de Milton Nascimento. Rio de Janeiro: Record. Educação, 18 (48), 87-100. doi: https://doi.org/10.1590/1807-57622014.0491. Ericeira, R. C. S. (2010). A mulher é a tal: visões de compositores de marchinhas carnavalescas sobre as mulheres no Rio de Janeiro dos anos de 1930 e 31 1940. Tese de Doutorado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ. Recuperado de: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UERJ_83dc3fadfb27a4240f6a73b16a8c671d Fernandes, N. A. M. (2013). A política cultural à época da ditadura militar. Contemporânea-Revista de Sociologia da UFSCar, 3 (1), 173-192. Recuperado de: http://www.contemporanea.ufscar.br/index.php/contemporanea/article/view/124/71 Franco, R. (1998). Itinerário político do romance pós-64. São Paulo: Edunesp. Freire, V. L. B., & Augusto, E. S. (2014). Sobre flores e canhões: canções de protesto em festivais de música popular. Per musi, 29, 220-230. doi: https://doi.org/10.1590/S1517-75992014000100022 Gaspari, E. (2003) A ditadura derrotada. São Paulo: Companhia das Letras. Gianordoli-Nascimento, I. F., da Cruz Silva, S. A. T., da Cruz, J. P. D., da Costa Oliveira, F., Veloso, F. G. C., & Rabelo, L. D. B. C. (2013). Promessas de vida em tempos de ameaça. Memorandum: Memória e História em Psicologia, 24, 29-58. Recuperado de: https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6544/4126 Giddens, A. (1993). A transformação da intimidade. Sexualidade, amor e erotismo nas sociedades modernas. São Paulo: UNESP. Giddens, A. (1993). Sexualidade, Amor e Erotismo nas Sociedades Modernas. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista. Gomes, T. M. (1999). Estudos acadêmicos sobre a música popular brasileira: levantamento bibliográfico e comentário introdutório. 16(31),95-111, 1999 Gueraldo, V. J. F. Em busca do consenso: Milton Nascimento e a perda dos laços comunitários. Tese de doutorado. Universidade de São Paulo, São Paulo, SP. Brasil. Recuperado de: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/31/31131/tde-21122017-135848/publico/Corrigida_ViniciusGueraldo.pdf Guisoni, D. (2014). O livro negro da ditadura militar (org). São Paulo: Anita. Hall, S. (1981). Notes on deconstructing “the popular”. In: R., Samuel (ed.). People’s history and socialist theory (pp. 227-240). London: Routledge. Ibañez, T. (2005). O giro lingüístico. em: Iñiguez, Lupicinio. Manual de Análise do Discurso em Ciências Sociais. Petrópolis: Vozes. Jordão, F. C. L. (2018). As atuações e contribuições institucionais de artistas e intelectuais no campo das artes visuais durante o período da redemocratização brasileira (1974-1989). Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, São Paulo, SP. Brasil. Recuperado de: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-22102018-185518/publico/FabriciaCabraldeLiraJordaoVC.pdf Kamel, A. Y. (2015). Amor e ditadura: forças opostas?. Ius gentium, 11(6), 79-98. Recuperado de: https://www.uninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/167 Lei nº.74 de 21 de novembro de 1966 (1966). Cria o Conselho Federal de Cultura e dá outras providências. Cultura. MEC: Rio de Janeiro. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/1965-1988/Del0074.htm#:~:text=Cria%20o%20Conselho%20Federal%20de,o%20par%C3%A1grafo%20%C3%BAnico%20do%20art. Maheirie, K. (2003). Processo de criação no fazer musical: uma objetivação da subjetividade, a partir dos trabalhos de Sartre e Vygotsky. Psicologia em estudo, 8 (2), 147-153. Recuperado de: https://www.scielo.br/pdf/pe/v8n2/v8n2a15 Maia, A.V. (2015). A música popular brasileira e a ditadura militar: vozes de coragem como manifestações de enfrentamento aos instrumentos de repressão. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, PR. Brasil. Recuperado de: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/5837/1/PB_EL_I_2015_01.pdf Maia, T. A. (2011). As políticas culturais na ditadura civil-militar (1967-1974). Anais do XXVI Simpósio Nacional de História. Recuperado de: http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1300631726_ARQUIVO_textocompletoTatyanaMaiaANPUH2011.pdf Marcondes, D. (2008). Amor e Amizade Eros e Philia. Recuperado de: https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/34199119/EP0232.pdf?1405356554=&response-content-disposition=inline%3B+filename%3DESTUDOS_E_PESQUISAS_No_232_Amor_e_Amizad.pdf&Expires=1608148472&Signature=TITvnHBDzbIQfmHE7KOIlb9DEvj513kpKMDdXIwshTJ06l5wEMHSWqDzCZsJnWUPmk1NHkcZ8dcWxJ0NcgbHJApeQ0wIyyxRhjk8TH58ElPAsJp~agDfLs4FEF6ABysh37VfnhPhuGM6y2QxpIeTB1mCeo7o2cLgDVAbEOonFwcOmCVNPHgsW~j7s70LGkQUWSZvr4T45rcE6k2-rOSteP-31~mNJNpvgs14DtVkYpCnfbrqqgD82X~viNZwLUNG1I3USB6XuM-4JCLbkQNEteMV0skps72CD3H4gRByz182Nc239ZbxdytoHeiJ9TmoBDd6pW0~-SxnIABh241qyg__&Key-Pair-Id=APKAJLOHF5GGSLRBV4ZA Marcondes, M. A. (1998). Enciclopédia da Música Popular Brasileira: erudita, folclórica e popular (2 ed.). São Paulo: Art Editora. Massarolo, V. C., Camargo, M. L., Lofiego, B. B., & Vicente, E. D. C. (2014). Através da imagem: a identidade e o trabalho. In I Congresso de Psicologia Organizacional e do Trabalho do Centro Oeste Paulista Formação e práticas profissionais. 3 a 6 de setembro de 2014 (p. 40). Recuperado de: http://newpsi.bvs-psi.org.br/eventos/cpot_2014.pdf#page=40 Matias, J. D. (2017). Práticas amorosas e normas socioculturais nas narrativas epistolares de Emilia e Joaquim Fontes (1890-1895). Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe, SE, Brasil. Recuperado de: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/5667/1/JOELMA_DIAS_MATIAS.pdf Matos, M. I. S. (1997). Dolores Duran: experiências boêmias em Copacabana nos anos 50. Bertrand Brasil. Mello, G. (1908). A Música no Brasil, Bahia, Tipografia S. Joaquim, 1908. Mello, Z. H. (2003). A Era dos Festivais: uma parábola. São Paulo: Editora 34. Mombach, E. M. (2014). Amor, Narcisismo e Dor. Jornada de Estudos. Recuperado de: https://www.circulopsicanaliticors.com.br/arquivos/5632676f33464.pdf Moutinho, J. (2009) Canções do Clube da Esquina. In:Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos. Rio de Janeiro. P.147, 2009. Napolitano, M. (2001). Seguindo a canção: engajamento político e indústria cultural na MPB (1959-1969). São Paulo: Annablume/Fapesp. Napolitano, M. (2002). A música popular brasileira (MPB) dos anos 70: resistência política e consumo cultural. In V Congresso Latino Americano de IASPM. Recuperado de: https://cutt.ly/mhGbmT6 Napolitano, M. (2014). 1964: história do regime militar brasileiro. São Paulo: Contexto. Napolitano, M., & Wasserman, M. C. (2000). Desde que o samba é samba: a questão das origens no debate historiográfico sobre a música popular brasileira. Revista brasileira de história, 20 (39), 167-189. doi: https://doi.org/10.1590/S0102-01882000000100007 Naves, S. C. (2010). Canção Popular no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. Neder, Á. (2007). O enigma da MPB e a trama das vozes: identidade e intertextualidade no discurso musical dos anos 60. Tese de Doutorado. Departamento de Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. Recuperado de: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10071@1 Oliveira, S. (2002). Literatura e música. São Paulo: Perspectiva. Oltramari, L. C. (2005). Os caminhos filosóficos do amor. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 5 (2), 42-45. Recuperado de: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/epp/v5n2/v5n2a05.pdf Oltramari, L. C. (2009). Amor e conjugalidade na contemporaneidade: uma revisão de literatura. Psicologia em estudo, 14 (4), 669-677. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722009000400007 Orwell, G. (2009) 1984. São Paulo: Companhia das Letras. Perez, O. C. (2018). O Que é Interdisciplinaridade? Definições mais comuns em Artigos Científicos Brasileiros. Interseções: Revista de Estudos Interdisciplinares, 20(2), 454-472. doi: https://doi.org/10.12957/irei.2018.39041 Pina, J. A. (2014). A música popular brasileira na construção do conhecimento em Pinto, N. (2006). Apenas um rapaz latino-americano: a experiência do migrante nordestino na canção de Belchior, sr. Recuperado de: https://www.ufrgs.br/ppgletras/coloquiosularquipelagos/artigos/38_Apenasumrapazlatinoamericano.pdf Pomari, L. (2002) Uma revolução para Penélope: a cultura do exílio, a militância feminina e a construção de uma história de lutas, no Brasil e no exterior (1964-1984). Tese de doutorado. Priore, M. D. (1997). História do cotidiano. São Paulo: Contexto. Priori, A., Pomari, L. R., Amâncio. S. M., & Ipólito, V. K. (2012) História do Paraná: séculos XIX e XX. Editora da Universidade Estadual de Maringá-EDUEM. Rêgo, L. M. V., & Aguiar, V. B. (2006). Música, cultura e Informação: preservação do acervo musical alagoano. Biblionline, 2 (2). Recuperado de: http://culturaviva.gov.br/files/event/701/616-665-1-pb.pdf Reimão, S. (2011). Repressão e resistência: censura a livros na Ditadura Militar. São Paulo: Edusp. Resende, M. J. (2013). Ditadura militar no Brasil: repressão e pretensão de legitimidade. Londrina: Eduel. Revista Veja, 15 set. de 1971, p. 3 Rocha, Z. (2006). O amigo, um outro si mesmo: a Philia na metafísica de Platão e na ética de Aristóteles. Revista Psychê, X (17), 65-86. Recuperado de: https://www.redalyc.org/pdf/307/30701705.pdf Rollemberg, D. (1999). Exílio: entre raízes e radares. São Paulo: Editora Record. Rossetti, R. (2017). Belchior e Nietzsche: muito além do bigode. Sonora, 6 (12). Recuperado de: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/sonora/article/view/706/969 Rougemont, D. (2003). História do Amor no Ocidente. São Paulo: Ediouro. Sacramento, S. (2006). O amor em terras brasileiras. Revista estudos feministas, 14 (1), 319-323. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2006000100022 Salles, A. C. M., Maluf-Souza, O. & Fernandes, F. S. (2015). A MPB no regime militar: silenciamento, resistência e produção de sentidos. Revista Rua, 21 (2), 341-361. Recuperado de: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8642477/9987 Salles, M., & Stampa, I. (2015). Ditadura militar e trabalho docente. Revista Trabalho Necessário, 14 (23), 166-185. doi: https://doi.org/10.22409/tn.14i23.p9606 Santos, L. M. B. (2019). Belchior e o regime militar brasileiro: autoritarismo estatal e a migração inter-regional em suas letras. Mosaico, 10 (17) 4. doi: https://doi.org/10.12660/rm.v11n17.2019.80338 Santos, L. M. B. (2020). Belchior e o regime militar brasileiro: autoritarismo estatal e a migração inter-regional em suas letras. Mosaico, 11(17), 64-85. doi: https://doi.org/10.12660/rm.v11n17.2019.80338 Saúde Pública: o tema processo de trabalho e saúde. Interface-Comunicação, Saúde, Schoepflin, M .(2004). O amor segundo os filósofos. Bauru: Edusc. Silva, E. (2015) Alguns pré (textos) nas canções de Belchior num Brasil ufanista. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal Tecnológica do Paraná. Pato Branco, PR. Brasil. Recuperado de: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8051 Silva, E. D. (2015). Alguns pré (textos) nas canções de Belchior num Brasil ufanista. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, PR. Brasil. Recuperado de: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/8051/1/PB_COLET_2015_1_04.pdf Souza, A. C. (2010). Milton, Minas & Geraes: Uma cultura de resistência. OPSIS, 10 (1), 74-90. Recuperado de: https://www.revistas.ufg.br/Opsis/article/download/9676/8473/ Souza, A. C. (2010). Milton, Minas & Geraes: Uma cultura de resistência. OPSIS, 10(1), 74-90. Recuperado de: https://www.revistas.ufg.br/Opsis/article/download/9676/8473/ Souza, A. C. (2011). As viagens de Milton nascimento. Travessias, 5(2). Recuperado de: http://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/5314/4296 Souza, A. C. (2013). Os lugares de memória nas obras fonográficas “Minas” e “Geraes” de Milton Nascimento. Dimensões, 31 (2013), 183-204. Recuperado de: https://periodicos.ufes.br/dimensoes/article/view/7576 Souza, M. G. (2001). História social da música popular brasileira. História: Questões & Debates, 34, 299-303. Recuperado de: https://revistas.ufpr.br/historia/article/download/2671/2208 Starling, H. M. M. (2004). Coração americano: panfletos e canções do Clube da Esquina. In D. A. Reis, M. Ridenti & R. P. S. Motta (Orgs.). O golpe e a ditadura militar: 40 anos depois (pp. 217-228). Bauru, SP: EDUSC Stephanou, A. A. (2001). Censura no regime militar e militarização das artes. Porto Alegre: EDIPUCRS. Suassuna, A., Cavalcanti, P., Campos, R. C., Formiga, E., Filho, H. B., & Diniz, J, C. (1997). O Nordeste e sua música. Estudos Avançados, 11 (29), 219-240. Recuperado de: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/8981 Targino, M. G. (2012). Ditadura militar," terrorismo cultural" e censura a livros. Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun., 35 (2), 445-448. doi: https://doi.org/10.1590/S1809-58442012000200023 Tinhorão, J. R. (1998). História social da música popular brasileira. Editora 34: São Paulo. Tinoco, R. C., & Alexandria, M. (2009) Poemas e música: diálogos melopoéticos na (nova) escola. Anais do SILEL. Recuperado de: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/wp-content/uploads/2014/04/silel2009_gt_lt01_artigo_10.pdf Vasconcellos, G. (1977). Música popular: de olho na fresta. Graal. Ventura, Z. (1988) 1968. O ano que não terminou. Rio de janeiro: Nova Fronteira. Vilarino, R. C. (2006). A MPB em movimento: música, festivais e censura. São Paulo: Olho d’Água. Vozes do nordeste (2017). Entrevista com Belchior. Entrevistador: Moacir Maia. Fortaleza: Cede da TV Ceará (TVC), 28 de agosto de 2007. Westermarck, E (1934). Histoire Du Marriage: La promiscuié primitive: La valeur de La virnité. Paris. France. Merevre de France. | por |
dc.subject.cnpq | Psicologia | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/73222/2021%20-%20Shayene%20Bravo%20Alves.Pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6589 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-05-16T19:33:54Z No. of bitstreams: 1 2021 - Shayene Bravo Alves.Pdf: 1913606 bytes, checksum: a0fa9cbcb1c4e016695038174f0579fe (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2023-05-16T19:33:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021 - Shayene Bravo Alves.Pdf: 1913606 bytes, checksum: a0fa9cbcb1c4e016695038174f0579fe (MD5) Previous issue date: 2021-01-30 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado em Psicologia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021 - Shayene Bravo Alves.Pdf | 1.87 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.