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Tipo do documento: Dissertação
Título: Quero falar de uma coisa: os sentidos do amor em tempos de ditadura nas canções de Milton Nascimento e Belchior (1964-1985)
Título(s) alternativo(s): I want to talk about one thing: the senses of love in times of dictatorship in the songs of Milton Nascimento and Belchior (1964-1985)
Autor(es): Alves, Shayene Bravo
Orientador(a): Ericeira, Ronald Clay dos Santos
Primeiro membro da banca: Ericeira, Ronald Clay dos Santos
Segundo membro da banca: Rocinholi, Luciene de Fátima
Terceiro membro da banca: Oliveira, Dayse de Marie
Palavras-chave: ditadura;Milton;Belchior;amor;analise de conteúdo;dictatorship;love;content analysis
Área(s) do CNPq: Psicologia
Idioma: por
Data do documento: 30-Jan-2021
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: ALVES, Shayene Bravo. Quero falar de uma coisa: os sentidos do amor em tempos de ditadura nas canções de Milton Nascimento e Belchior (1964-1985). 2021. 145 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2021.
Resumo: Este trabalho trata-se de uma pesquisa psicossocial a fim de compreender e analisar os conteúdos das canções no período da ditadura no Brasil dos anos de 1964 a 1985 e seus atravessamentos sociais-culturais-econômicos, mais especificamente na construção/transformação dos conceitos e sentidos do amor naquele contexto. Para este fim, selecionamos canções de Milton Nascimento e Belchior. Investigar os aspectos sócios-culturais da Ditadura militar se faz necessário, pois, apesar de passados 50 anos, esse período é um acontecimento histórico que resulta hoje em impactos e resistências nos modelos e sistemas atuais. Para isto utilizamos, revisão bibliográfica e o método de análise de conteúdo proposta por Bardin. Foram encontradas cinco categorias: Eros, Philia, ágape, Amor cortês e Amor Burguês para a análise das canções. Dessa forma foi possível perceber o quanto a história e a música são atravessadas, bem como os sentidos que o amor pode apresentar em suas transformações alo longo do tempo.
Abstract: This work is a psychosocial research in order to understand and analyze the contents of the songs during the dictatorship in Brazil from 1964 to 1985 and their social-cultural-economic crossings, more specifically in the construction / transformation of concepts and meanings of love in that context. To this end, we have selected songs by Milton Nascimento and Belchior. Investigating the socio-cultural aspects of the military dictatorship is necessary, because, even after 50 years have passed, this period is a historical event that today results in impacts and resistance in the current models and systems. For this, we used a bibliographic review and the content analysis method proposed by Bardin. Five categories were find: Eros, Philia, agape, Amor courteous and Amor Bourgeois for the analysis of the songs. In this way it was possible to perceive how much history and music are crossed, as well as the meanings that love can present in its transformations over time.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14396
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

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