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dc.contributor.authorRossini, Alan Dias
dc.date.accessioned2023-12-22T03:00:46Z-
dc.date.available2023-12-22T03:00:46Z-
dc.date.issued2022-02-08
dc.identifier.citationROSSINI, Alan Dias. A influência da satisfação com a vida e do Mindfulness na autoavaliação das competências atitudinais (soft Skills): um estudo no contexto de formação do Oficial do Exército Brasileiro. 2022. 80 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14413-
dc.description.abstractNo presente estudo, o objetivo foi o de estudar os fenômenos da satisfação com a vida e do Mindfulness (atenção plena) em cadetes, bem como a associação de tais variáveis com os resultados de suas avaliações atitudinais (competências transversais). Os participantes do estudo foram 1822 cadetes do terceiro ano de formação da AMAN. A participação foi voluntária e com preenchimento de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os participantes responderam os instrumentos de pesquisa de forma individual em momentos específicos destinados à Seção Psicopedagógica da AMAN: Escala de Satisfação com a vida de Diener, Emmons, Larsen & Griffin, e a Escala de Mindfulness de Vergueiro, as atitudes mensuradas no Perfil Profissiográfico da AMAN foram avaliadas por um sistema próprio desenvolvido pela equipe técnica da Academia Militar das Agulhas Negras. O estudo foi desenvolvido da seguinte forma. Na fase inicial o objetivo foi levantar evidências de validade destas escalas para o contexto militar da AMAN. Após procedimentos de Análise Fatorial Confirmatória (AFC), a Escala de Satisfação com a vida teve sua validade evidenciada com 5 itens (RMR = 0,037, GFI = 0,979, AGFI = 0,938, CFI = 0,967, RMSEA = 0,088 e CAIC = 89,070) e a Escala de Mindfulness com 8 itens (RMR = 0,037, GFI = 0,966, AGFI = 0,932, CFI = 0,950, RMSEA = 0,070 e CAIC = 167,565). Posteriormente, a etapa foi a correlação entre a satisfação com a vida e o mindfulness com o desempenho atitudinal do cadete, tendo como base a autoavalição. Os resultados indicaram que existe associação entre os fenômenos estudados, corroborando novamente com a teoria. Todos os dados e resultados levantados no presente estudo devem ser interpretados com cautela. Sugere-se a realização de estudos complementares, com outros instrumentos e variáveis, tudo com o objetivo de melhor compreender os indicadores de validade ora apresentados, bem como o papel de cada uma das variáveis de estudo para o processo de educação superior militar da AMAN.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSatisfação com a vidapor
dc.subjectMindfulnesspor
dc.subjectCompetências transversaispor
dc.subjectLife satisfactioneng
dc.subjectMindfulnesseng
dc.subjectTransversal competenceseng
dc.titleA influência da satisfação com a vida e do Mindfulness na autoavaliação das competências atitudinais (soft Skills): um estudo no contexto de formação do Oficial do Exército Brasileiropor
dc.title.alternativeThe influence of life satisfaction and mindfulness on self-assessment of attitudinal skills (soft skills): a study in the context of training of the Brazilian Army Officereng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherIn the present study, the objective was to study the phenomena of life satisfaction and Mindfulness in cadets, as well as the association of such variables with the results of their attitudinal assessments (transversal skills). Study participants were 1822 cadets from the third year of training at AMAN. Participation was voluntary and with the completion of the Free and Informed Consent Form. Participants answered the research instruments individually at specific times for the Psychopedagogical Section of AMAN: Diener, Emmons, Larsen & Griffin's Life Satisfaction Scale (1985) and the Mindfulness Scale, Vergueiro 2020, the attitudes measured in the AMAN Professional Profile were evaluated by a proprietary system developed by the technical team of the Academia Militar das Agulhas Negras . The study was developed as follows. In the initial phase, the objective was to gather evidence of validity of these scales for the military context of AMAN. After Confirmatory Factor Analysis (CFA) procedures, the Life Satisfaction Scale had its validity evidenced with 5 items (RMR = 0.037, GFI = 0.979, AGFI = 0.938, CFI = 0.967, RMSEA = 0.088 and CAIC = 89.070) and the Mindfulness Scale with 8 items (RMR = 0.037, GFI = 0.966, AGFI = 0.932, CFI = 0.950, RMSEA = 0.070 and CAIC = 167.565). Subsequently, the step was the correlation between life satisfaction and mindfulness with the cadet's attitudinal performance, based on self- assessment. At this moment, the results indicated that there is an association between the phenomena studied, corroborating again with the theory. All data and results collected in the present study must be interpreted with caution. It is suggested to carry out complementary studies, with other instruments and variables, all with the objective of better understanding the validity indicators presented here, as well as the role of each of the study variables for the process of military higher education at AMAN.eng
dc.contributor.advisor1Souza, Marcos Aguiar de
dc.contributor.advisor1ID544.431.806-72por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8330562093476420por
dc.contributor.referee1Souza, Marcos Aguiar de
dc.contributor.referee1ID544.431.806-72por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8330562093476420por
dc.contributor.referee2Oliveira, Valéria Marques de
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-4821-123Xpor
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5123633584695574por
dc.contributor.referee3Santos, Pedro Paulo Pires dos
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-8831-9056por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4055072572287569por
dc.creator.ID044.065.276-64por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2471739505595725por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
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dc.subject.cnpqPsicologiapor
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