Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14415
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Severina Maria de Souza | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:00:47Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:00:47Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-20 | |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Severina Maria de Souza. Cartografia do plantão psicológico on-line na pandemia Covid 19. 2021. 54 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14415 | - |
dc.description.abstract | Esta é uma pesquisa qualitativa atravessada pelas forças da Pandemia da Covid 19, com o principal objetivo de narrar a experiência de construção do plantão psicológico em ambiente on-line, como um desdobramento dos plantões presenciais em ambiente escolar, onde buscamos também identificar as demandas que foram apresentadas em cada plantão e compartilhar o conhecimento gerado durante a experiência do fazer. Operamos os plantões psicológicos por meio dos aplicativos WhatsApp e Zoom. Os participantes se inscreveram para o atendimento através de um formulário acessado em um link no site da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, que gerou uma lista de inscritos. O agendamento foi realizado por mensagem de texto e o encontro feito através de chamada de vídeo ou voz. A partir da lista e por ordem de inscrição foram contactados 47 inscritos, sendo que 34 responderam ao contato e foram atendidos. Destes, 10 eram adolescentes com idade entre 15 a 18 anos; 18 jovens adultos, entre 19 a 30 anos; e 06 adultos, entre 31 e 53 anos. Foram realizados 53 plantões, já que cada pessoa teve a possibilidade de três atendimentos. Após cada plantão produzimos um Diário de Bordo, no qual registramos o que se passou no encontro entre terapeuta e cliente. Várias demandas foram apresentadas nos plantões, sendo ansiedade, relacionamentos e abuso sexual as mais prevalentes. O dispositivo plantão psicológico on-line funcionou para disponibilizar de modo potente o atendimento em período de distanciamento social, contudo o oferecimento de três plantões produziu um aumento no tempo de espera e a perda do momento da urgência psicológica para muitos. Interferências causadas pelo sinal da internet e no ambiente social do cliente são variáveis que modularam o plantão psicológico e estratégias de cuidados em relação às tecnologias de informações e comunicações foram construídas para adequar a realização dos plantões em sua versão on-line. Apostamos na contribuição do plantão psicológico on-line no fazer clínico, como oferta de cuidado em tempos de pandemia da Covid 19. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Plantão psicológico | por |
dc.subject | Tecnologias de informação e comunicação | por |
dc.subject | Pandemia COVID 19 | por |
dc.subject | Psychological duty | eng |
dc.subject | Information and communication technologies | eng |
dc.subject | COVID 19 pandemic | eng |
dc.title | Cartografia do plantão psicológico on-line na pandemia Covid 19 | por |
dc.title.alternative | Cartography of online psychological duty in the Covid 19 pandemic | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This is a qualitative research crossed by the forces of the Covid 19 Pandemic, with the main objective of narrating the experience of building the psychological duty in an online environment, as an unfolding of the face-to-face shifts in a school environment, where we also seek to identify the demands that were presented in each shift and to share the knowledge generated during the experience of doing it. We operate psychological shifts through WhatsApp and Zoom apps. Participants registered for the service through a form accessed on a link on the website of the Federal Rural University of Rio de Janeiro, which generated a list of subscribers. The appointment was made by text message and the meeting was done through video or voice call. From the list and in order of inscription, 47 subscribers were contacted, 34 responded to the contact and were attended to. Of these, 10 were adolescents aged between 15 and 18 years; 18 young adults, between 19 and 30 years old; and 06 adults, between 31 and 53 years old. 53 shifts were carried out, since each person had the possibility of three appointments. After each shift, we produced a logbook, in which we recorded what happened in the meeting between therapist and client. Several demands were presented in the shifts, with anxiety, relationships and sexual abuse being the most prevalent. The online psychological on-call device worked to potently provide care in a period of social distancing, however the offer of three shifts produced an increase in waiting time and the loss of the moment of psychological urgency for many. Interferences caused by the internet signal and the client's social environment are variables that modulate the psychological shift and care strategies in relation to information and communications technologies were built to adapt the performance of shifts in their online version. We bet on the contribution of online psychological duty in clinical practice, as an offer of care in times of the Covid 19. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Rocinholi, Luciene de Fátima | |
dc.contributor.advisor1ID | 071.496.788-23 | por |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-5441-2583 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8939383842421721 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Roza, Mônica Maria Raphael da | |
dc.contributor.advisor-co1ID | 018.632.127-95 | por |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7141737708369584 | por |
dc.contributor.referee1 | Rocinholi, Luciene de Fatima | |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-5441-2583 | por |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8939383842421721 | por |
dc.contributor.referee2 | Vicente, Carla Cristine | |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0003-0587-9547 | por |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4123812582222156 | por |
dc.contributor.referee3 | Bulcão, Irene | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8113119727358369 | por |
dc.creator.ID | 258.189.961-15 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2923930766260034 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | por |
dc.relation.references | AMATUZZI, M. M. Por uma psicologia humana. 2a ed. Campinas, SP. Editora Alínea, 2008. AMIM, V; FURTADO, N. R; PROFICE, C.C. Representação corporal: um olhar possível a partir do imaginário de meninos em situação de risco [Internet]. [citado 2011 Set 04]. Disponível em: <http://www.uesc.br/viverbrincando/representaçaosocial.htm.> Acesso: 01/12/19. AMORIM, F. B. T.; ANDRADE, A. B.; CASTELO BRANCO, P. C. Plantão psicológico como estratégia de clínica ampliada na atenção básica em saúde. Contextos clínicos, VOL.8, No 2:141-152, jul-dez, 2015. ARANTES, E. M. M. Escutar. In: (Orgs.) FONSECA, T. M. G.; NASCIMENTO, M. L.; MARASCHIN, C. Pesquisar na diferença: um abecedário. Porto Alegre. Sulina, 2015. p. 93 -96. ARAUJO, S. M. S. Cartografias da adolescência no plantão psicológico. 30p. Graduação em Psicologia – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, Rio de Janeiro, 2018. ARAÚJO, S. M. S; ROCINHOLI, L. F. Cartografias do plantão psicológico para adolescentes em contexto escolar. In: TASSINARI, M.; DURANGE, W. (Orgs.) Plantão e a clínica da urgência psicológica. Curitiba: CRV, 2019. p. 121 – 139. BARROS, L. P. de; KASTRUP, V. Cartografar é acompanhar processos. In: Orgs. PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009, pista 3 p. 52 - 75. BARROS-DELBEN, P. et al. Saúde mental em situação de emergência: Covid 19. Revista debates in Psychiatry-Ahead of print, 2020. BRASIL. Ministério da Saúde. Painel Coronavírus – atualizado em 28 set 2021 – 19:46 h. Disponível em: <https://covid.saude.gov.br/ >. Acesso em: 29 set 2021. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Acolhimento nas práticas de produção de saúde. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. 2a. Ed. 5 reimp. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2010. DANTAS, J. B. et al. Plantão Psicológico: ampliando possibilidades de escuta. Revista de Psicologia, Fortaleza, v.7 n. 1, p. 232-241, Jan./Jun. 2016. 35 DIÁLOGO DIGITAL. Novidades sobre o atendimento on-line. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=8aqWwrczeq0> Acesso em: 06 nov 2018. min.1:21:47 DUTRA, E. Considerações sobre as significações da psicologia clínica na contemporaneidade. Estudos de Psicologia, 2004, 9(2), 381-387. FABIÃO, E. Performance e teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea. Revista Sala Preta, USP, v.8, p. 235 – 246, 2008. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57373/60355. Acesso em: 10/jan./2016. FERNANDES, M. C.; MARINHO, T. M. O.; FARIAS, A. E. M. de. Vestindo o jaleco: o plantão psicológico no hospital universitário Lauro Wanderley. In: SOUZA, S; SILVA FILHO, F. B. da; MONTENEGRO, L. A. de A. (Org.). Plantão psicológico: ressignificando o humano na experiência da escuta e a acolhimento. 1a ed. Curitiba, PR: CRV, 2015. Cap. 6, p. 131 -149. GIGLIO-JACQUEMOT, A. Urgências e emergências em saúde: uma perspectiva de profissionais e usuários [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2005. Antropologia e Saúde collection. 192p. Disponível em: <http.//books.scielo.org>. Acesso em: 22 jul 2021. LANCETTI, A. Clínica Peripatética. 9a ed. São Paulo: Hucetec, 2014. LOUROU, R. Análise Institucional e Práticas de Pesquisa. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1993. MAHFOUD, M. A vivência de um desafio: plantão psicológico. In: MAHFOUD, M. (Org). Plantão Psicológico: novos horizontes. 2a ed. revista e ampliada. São Paulo: Companhia Ilimitada, 2012, p.17 -29. MAHFOUD, M. Desafios sempre renovados: plantão psicológico. In: TASSINARI, M. A.; CORDEIRO, A. P. S.; DURANGE, W. T. (orgs.). Revistando o plantão psicológico centrado na pessoa. 1a ed. – Curitiba, PR: CRV, 2013, p. 33-50. MAHFOUD, M. Frutos maduros do plantão psicológico (introdução). In: MAHFOUD, M. (Org). Plantão Psicológico: novos horizontes. 2a ed. revista e ampliada. São Paulo: Companhia Ilimitada, 2012, p.13-16. MOREIRA, L.M.; ESTEVES, C.S. Revisitando a teoria do setting terapêutico. Psicologia.pt – O Portal dos Psicólogos. 2012.[consultado em 01/10/21]. Disponível em https:<//www.psicologia.pt/artigos/textos/A0628.pdf>. Acesso em: 22 jul 2021. OLIVEIRA, C.C. Para compreender o sofrimento humano. Rev. bioét. (Impr.). 2016; 24 (2): 225-34. PAIVA, T.; PEREIRA, K. A clínica dos extremos: tecendo aproximações entre a atuação em desastres e no plantão psicológico. In: TASSINARI, M.; DURANGE, W. (Orgs.) Plantão e a clínica da urgência psicológica. Curitiba: CRV, 2019. p. 141 - 154. PASSOS, E.; KASTRUP, V. Sobre a validação da pesquisa cartográfica: acesso à experiência, consistência e produção de efeitos. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; TEDESCO, S. (Orgs.) 36 Pistas do método da cartografia: a experiência da pesquisa e o plano comum. Porto Alegre: Sulina, 2016, p. 203-237 (v. 2). PASSOS, E; BARROS, R. B. A cartografia como método de pesquisa e intervenção. In: Orgs. PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009, pista 1, p. 17 – 31. PASSOS, E; BENEVIDES, B. Passagens da clínica. In: MACIEL, A; KEPERMANN, D; TEDESCO, S. (Org.). Polifonias: Clínica, Política e Criação. Rio de Janeiro: Conreacapa, 2006. P. 89 -100. PEIXOTO JÚNIOR, C.A. Sobre o corpo-afeto em Espinosa e Winnicott. Revista EPOS. Rio de Janeiro – RJ. vol. 4, no 2, Jul – Dez. 2013. PINTO, M. A. S. A abordagem centrada na pessoa e seus princípios. In: CARRENHO, E; TASSINARI, M; PINTO, M. A. S. Praticando a Abordagem Centrada na Pessoa: dúvidas e perguntas mais frequentes. São Paulo: Carrenho Editorial, 2010, p. 57-93. REBOUÇAS, M. S. S.; DUTRA, E. Plantão psicológico: uma prática clínica na contemporaneidade. Revista da Abordagem Gestáltica – XVI(1): 19-28, jan-jul, 2010. REGIS, V. M.; FONSECA, T. M. G. Cartografia: estratégias de produção do conhecimento. Fractal: Revista de Psicologia. Rio de Janeiro, v. 24, n. 2, pág. 271-286; Maio– agos. 2012. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução CFP no 04, de 26 de março de 2020, que dispõe sobre regulamentação de prestação de serviços psicológicos realizados por meio de Tecnologias da Informação e da Comunicação durante a pandemia do COVID- 19. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução CFP no 10, de 21 de julho de 2005, que aprova o Código de Ética Profissional do Psicólogo – CEPP. ROCHA, M. C. Tempos idos, tempos vividos, tempos marcados: 50 anos do plantão psicológico e do Serviço de Aconselhamento Psicológico da USP. In: TASSINARI, M; DURANGE, W. (Orgs.). Plantão e a clínica da urgência psicológica. Curitiba: CVR, 2019. Cap. 3. P. 61-74. ROCHA, M.C. Plantão Psicológico e Triagem: aproximações e distanciamentos. Revista do Nufen. Ano 03, v. 01, no 01, ano 03, jan./jul. 2011. ROCINHOLI, L. F; VICENTE, C. C. Plantão psicológico como dispositivo de intervenção para adolescentes em contextos escolares. In: ENUMO, S. R. F; DIAS, T. L; RAMOS, F. P. (Org.) Intervenções psicológicas para promoção de desenvolvimento e saúde na infância e adolescência. 1a ed. Curitiba: Appris, 2020. Cap. VII, p. 169 – 185. ROSENBERG, R.L. (org.). Aconselhamento psicológico centrado na pessoa. São Paulo: EPU, 1987. (Série Temas Básicos de Psicologia, Vol. 21). 37 ROSENTHAL, R. W. O plantão de psicólogos no Instituto Sedes Sapientiae: uma proposta de atendimento aberto à comunidade. In: Plantão psicológico: novos horizontes. MAHFOUD, M. (Org.). 2a ed. revista e ampliada. São Paulo: Companhia Ilimitada, 2012, p. 31-44. SCHMIDT, B. et al. Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (Covid – 19). Estudos Psicológicos. Campinas, 37, e 200063. 2020. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/1982.02775202037e200063>. Acesso em: 20 mai 2021. ROCHA, M. C. Tempos idos, tempos vividos, tempos marcados: 50 anos do plantão psicológico e do Serviço de Aconselhamento Psicológico da USP. In: TASSINARI, M.; DURANGE, W. (Orgs.) Plantão e a clínica da urgência psicológica. Curitiba: CRV, 2019. p. 61 – 74. ROLNIK, S. Desejo em três movimentos. In: Cartografias sentimental: transformações contemporâneas do desejo. ROLNIK, S. 2a ed, Porto Alegre: Sulina; ed. UFRGS, 2016. p 31- 37. SIQUEIRA, C. C. A.; RUSSO, M.N. Psicoterapia on-line: ética, segurança e evidências científicas sobre práticas clínicas mediadas por tecnologias. 1a ed. São Paulo: Zagodoni, 2018. 128 p. SOUZA, B. N. Plantão psicológico no CTI: acolhendo as urgências. In: TASSINARI, M. A.; CORDEIRO, A. P. S.; DURANGE, W. T. (orgs.). Revistando o plantão psicológico centrado na pessoa. 1a ed. – Curitiba, PR: CRV, 2013, p. 195-210. SOUZA, S; FARIAS, A. E. M. Plantão psicológico: a urgência da acolhida. In: SOUZA, S.; SILVA FILHO, F. B.; MONTENEGRO, L. A. A Plantão psicológico: ressignificando o humano na experiência da escuta e acolhimento. 1a ed. Curitiba, PR: CRV, 2015. 264p. TAMBARA, N; FREIRE, E. Terapia Centrada no Cliente: teoria e prática: um caminho sem volta. Porto Alegre, Ed. Delphos, Impressão Pallotti, 1999, 192p. (p. 87,88) TASSINARI, M. A. A Clínica da Urgência Psicológica: contribuições da abordagem centrada na pessoa e da teoria do caos. 2003. 231f. Tese – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, UFRJ/Instituto de Psicologia, 2003. TASSINARI, M.; DURANGE, W. A Clínica da urgência psicológica: a radicalidade do encontro como processo de promoção de saúde. In: TASSINARI, M.; DURANGE, W. (Orgs.) Plantão e a clínica da urgência psicológica. Curitiba: CRV, 2019. p. 43 – 60. TASSINARI, M; DURANGE, W. Clínica da Urgência Psicológica: a radicalidade do encontro como processo de promoção de saúde. In: TASSINARI, M; DURANGE, W. (Orgs.). Plantão e a clínica da urgência psicológica. Curitiba: CVR, 2019. Cap. 2. P. 43-60. TASSINARI, M; DURANGE, W. Plantão Psicológico centrado na pessoa: um diálogo sobre teoria e prática. In: TASSINARI, M; DURANGE, W. (Orgs.). Plantão e a clínica da urgência psicológica. Curitiba: CVR, 2019. Cap. 1. P. 21-42. 38 TASSINARI, M.A. Plantão psicológico como promoção de saúde. In: coordenação de BACELLAR, Anita. A psicologia humanista na prática: reflexões sobre a prática da abordagem centrada na pessoa. Palhoça: Ed. Unisul, 2009. Cap. 9, p. 172 – 189. TASSINARI, M.A. Plantão psicológico centrado na pessoa como promoção de saúde no contexto escolar. 1999. p.149. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) – UFRJ/Instituto de Psicologia. RJ, 1999. TORRES, G. G; ARAÚJO, S. M. S. Plantão psicológico: a potência do encontro único na promoção da saúde. Trabalho de Conclusão de Curso de Pós-Graduação Latu Sensu Especialização em Psicologia Clínica na Abordagem Centrada na Pessoa. Rio de Janeiro. USU. 2020. Artigo – 19p. VEDANA, K. G. G. Urgências e emergências psiquiátricas. Apostila. EERP – USP, 2016. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.brmod>resource>view>. Acesso em: 12 jan 2021. WRONA, R. Uma história no plantão psicológico. In: TASSINARI, M. A.; CORDEIRO, A. P. S.; DURANGE, W. T. (orgs.). Revistando o plantão psicológico centrado na pessoa. 1a ed. – Curitiba, PR: CRV, 2013, p. 51-59. | por |
dc.subject.cnpq | Psicologia | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/74147/2021%20-%20Severina%20Maria%20de%20Souza%20Ara%c3%bajo.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6789 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2023-08-02T15:37:31Z No. of bitstreams: 1 2021 - Severina Maria de Souza Araújo.pdf: 558750 bytes, checksum: 694cfccf3326655ebeba403906c821f6 (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2023-08-02T15:37:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021 - Severina Maria de Souza Araújo.pdf: 558750 bytes, checksum: 694cfccf3326655ebeba403906c821f6 (MD5) Previous issue date: 2021-12-20 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado em Psicologia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021 - Severina Maria de Souza Araújo.pdf | 2021 - Severina Maria de Souza Araújo | 545.65 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.