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dc.contributor.authorAraújo, Severina Maria de Souza
dc.date.accessioned2023-12-22T03:00:47Z-
dc.date.available2023-12-22T03:00:47Z-
dc.date.issued2021-12-20
dc.identifier.citationARAÚJO, Severina Maria de Souza. Cartografia do plantão psicológico on-line na pandemia Covid 19. 2021. 54 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14415-
dc.description.abstractEsta é uma pesquisa qualitativa atravessada pelas forças da Pandemia da Covid 19, com o principal objetivo de narrar a experiência de construção do plantão psicológico em ambiente on-line, como um desdobramento dos plantões presenciais em ambiente escolar, onde buscamos também identificar as demandas que foram apresentadas em cada plantão e compartilhar o conhecimento gerado durante a experiência do fazer. Operamos os plantões psicológicos por meio dos aplicativos WhatsApp e Zoom. Os participantes se inscreveram para o atendimento através de um formulário acessado em um link no site da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, que gerou uma lista de inscritos. O agendamento foi realizado por mensagem de texto e o encontro feito através de chamada de vídeo ou voz. A partir da lista e por ordem de inscrição foram contactados 47 inscritos, sendo que 34 responderam ao contato e foram atendidos. Destes, 10 eram adolescentes com idade entre 15 a 18 anos; 18 jovens adultos, entre 19 a 30 anos; e 06 adultos, entre 31 e 53 anos. Foram realizados 53 plantões, já que cada pessoa teve a possibilidade de três atendimentos. Após cada plantão produzimos um Diário de Bordo, no qual registramos o que se passou no encontro entre terapeuta e cliente. Várias demandas foram apresentadas nos plantões, sendo ansiedade, relacionamentos e abuso sexual as mais prevalentes. O dispositivo plantão psicológico on-line funcionou para disponibilizar de modo potente o atendimento em período de distanciamento social, contudo o oferecimento de três plantões produziu um aumento no tempo de espera e a perda do momento da urgência psicológica para muitos. Interferências causadas pelo sinal da internet e no ambiente social do cliente são variáveis que modularam o plantão psicológico e estratégias de cuidados em relação às tecnologias de informações e comunicações foram construídas para adequar a realização dos plantões em sua versão on-line. Apostamos na contribuição do plantão psicológico on-line no fazer clínico, como oferta de cuidado em tempos de pandemia da Covid 19.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPlantão psicológicopor
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopor
dc.subjectPandemia COVID 19por
dc.subjectPsychological dutyeng
dc.subjectInformation and communication technologieseng
dc.subjectCOVID 19 pandemiceng
dc.titleCartografia do plantão psicológico on-line na pandemia Covid 19por
dc.title.alternativeCartography of online psychological duty in the Covid 19 pandemicpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis is a qualitative research crossed by the forces of the Covid 19 Pandemic, with the main objective of narrating the experience of building the psychological duty in an online environment, as an unfolding of the face-to-face shifts in a school environment, where we also seek to identify the demands that were presented in each shift and to share the knowledge generated during the experience of doing it. We operate psychological shifts through WhatsApp and Zoom apps. Participants registered for the service through a form accessed on a link on the website of the Federal Rural University of Rio de Janeiro, which generated a list of subscribers. The appointment was made by text message and the meeting was done through video or voice call. From the list and in order of inscription, 47 subscribers were contacted, 34 responded to the contact and were attended to. Of these, 10 were adolescents aged between 15 and 18 years; 18 young adults, between 19 and 30 years old; and 06 adults, between 31 and 53 years old. 53 shifts were carried out, since each person had the possibility of three appointments. After each shift, we produced a logbook, in which we recorded what happened in the meeting between therapist and client. Several demands were presented in the shifts, with anxiety, relationships and sexual abuse being the most prevalent. The online psychological on-call device worked to potently provide care in a period of social distancing, however the offer of three shifts produced an increase in waiting time and the loss of the moment of psychological urgency for many. Interferences caused by the internet signal and the client's social environment are variables that modulate the psychological shift and care strategies in relation to information and communications technologies were built to adapt the performance of shifts in their online version. We bet on the contribution of online psychological duty in clinical practice, as an offer of care in times of the Covid 19.eng
dc.contributor.advisor1Rocinholi, Luciene de Fátima
dc.contributor.advisor1ID071.496.788-23por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5441-2583por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8939383842421721por
dc.contributor.advisor-co1Roza, Mônica Maria Raphael da
dc.contributor.advisor-co1ID018.632.127-95por
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7141737708369584por
dc.contributor.referee1Rocinholi, Luciene de Fatima
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5441-2583por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8939383842421721por
dc.contributor.referee2Vicente, Carla Cristine
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-0587-9547por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4123812582222156por
dc.contributor.referee3Bulcão, Irene
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8113119727358369por
dc.creator.ID258.189.961-15por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2923930766260034por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
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dc.subject.cnpqPsicologiapor
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