Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14430
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Representações sociais de brasileiros sobre a infância no processo migratório: estereótipos preconceitos |
Other Titles: | Social representations of Brazilians about childhood in the migratory process: stereotypes and prejudices |
Authors: | Reis, Thaís Leite |
Orientador(a): | Naiff, Luciene Alvez Miguez |
Primeiro membro da banca: | Naiff, Luciene Alves Miguez |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Elizabeth Serra |
Terceiro membro da banca: | Peixoto, Ana Cláudia de Azevedo |
Keywords: | Representações Sociais;Infância;Migração;Social Representations;Childhood;Migration |
Área(s) do CNPq: | Ciências Sociais |
Idioma: | por |
Issue Date: | 13-Dec-2021 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Citation: | REIS, Thaís Leite. Representações sociais de brasileiros sobre a infância no processo migratório: estereótipos preconceitos. 2021. 70 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021. |
Abstract: | O presente trabalho de dissertação teve como objetivo identificar as representações sociais da infância nos processos migratórios, principalmente os forçados. À vista disso, recorremos à Teoria das Representações Sociais de Moscovici (1998), que dispõe de um olhar social, compartilhado por um grupo, para compreender a aquisição de novos conhecimentos. A pesquisa qualitativa foi realizada através do formulário no Google Forms, com 136 universitários de instituições de ensino superior da região Sul Fluminense do Rio de Janeiro. Para identificar as representações sociais da criança refugiada, recorremos à tarefa de evocação livre e perguntas abertas. Os participantes da pesquisa foram, majoritariamente, do sexo feminino e da área de humanas. A maioria diz conhecer o objeto estudado, principalmente por meio das mídias. As análises realizadas, tanto a análise de conteúdo das perguntas abertas quanto as da evocação, identificaram as representações sociais que mostram um possível núcleo central relacionado à tristeza, sofrimento, medo, dor e um núcleo periférico relacionado à fome, esperança, guerra, desespero. Verificamos a existência de um estereótipo que relaciona elementos negativos à imagem da criança refugiada, muito relacionado às condições em que essas crianças são apresentadas pela mídia. |
Abstract: | The present dissertation aimed to identify the social representations of childhood in migratory processes, especially forced ones. Therefore, we use the Moscovici Theory of Social Representations (1998), which has a social perspective, shared by a group, to understand the acquisition of new knowledge. The qualitative research was carried out through the form in Google Forms with 136 university of higher education institutions of the South Fluminense region of Rio de Janeiro. To identify the social representations of the refugee child we used free evocation and open questions tasks. The study participants were mostly female and of the humanities field. Most say they know the object studied mainly through the media. The analyses carried out, both the content analysis of the open questions and the evocation, identified the social representations that show a possible central core related to sadness, suffering, fear, pain and a peripheral nucleus related to hunger, hope, war, despair. We verified there is a stereotype that relates negative elements to the image of the refugee child very related to the conditions in which those children are presented by the media. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14430 |
Appears in Collections: | Mestrado em Psicologia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021 - Thaís Leite Reis.pdf | 2021 - Thaís Leite Reis | 2.9 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.