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Tipo do documento: Dissertação
Title: Medicalização e Síndrome de Burnout: um olhar sobre o adoecimento docente
Authors: Silva, Lívia Machado da
Orientador(a): Magalhães, Fernanda Canavêz de
Primeiro membro da banca: Miranda, Lilian
Segundo membro da banca: Castro, Fernando Gastal de
Keywords: Medicalization;Burnout Syndrome;teacher;contemporaneity;Medicalização;Síndrome de Burnout;professor;contemporaneidade
Área(s) do CNPq: Psicologia
Idioma: por
Issue Date: 12-Jul-2017
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citation: SILVA, Lívia Machado da. Medicalização e Síndrome de Burnout: um olhar sobre o adoecimento docente. 2017. 86 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2017.
Abstract: Este trabalho busca discutir o tema do adoecimento docente à luz da definição de medicalização da vida proposta por Conrad (1992; 2007). Para o autor, este é um processo no qual instâncias cotidianas da vida passam a ser reivindicadas pelo discurso da medicina, geralmente adotando-se termos diagnósticos. Utiliza-se como operador conceitual a Síndrome de Burnout devido à emergência de trabalhos que associam tal síndrome ao contexto educacional. Na revisão bibliográfica são destacadas as pesquisas em torno do tema da medicalização e da Síndrome de Burnout na categoria docente. Não há um consenso na literatura a respeito do conceito de medicalização, de modo que a perspectiva de Conrad é privilegiada por evidenciar o papel sociocultural. O contexto do adoecimento docente é problematizado através de trabalhos que discutem as mudanças históricas ocorridas no cenário educacional brasileiro, além de abordar a respeito das influências sociais e políticas sobre o trabalho. Dá-se especial destaque à questão do neoliberalismo e como ele contribuiu para as novas formas de relação no mundo do trabalho. A partir da perspectiva foucaultiana, a manifestação do Burnout é analisada com a circunscrição do professor na rede de relações de poder, contextualizando o seu meio, marcado que é pelos eventos sociais, políticos, econômicos e históricos da sociedade ocidental contemporânea. Por fim, o fenômeno do adoecimento docente é tomado como analisador dos atuais modos de subjetivação, enaltecendo a possibilidade deste ser tomado como resistência.
Abstract: This work seeks to discuss the issue of teacher illness in light of the definition of medicalization of life proposed by Conrad (1992, 2007). For the author, this is a process in which everyday instances of life come to be claimed by the discourse of medicine, generally adopting diagnostic terms. Burnout syndrome is used as the conceptual operator due to the emergence of studies that associate this syndrome with the educational context. In the bibliographic review the researches on the topic of medicalization and Burnout Syndrome in the teaching category are highlighted. There is no consensus in the literature regarding the concept of medicalization, so that Conrad's perspective is privileged to highlight the sociocultural role. The context of the teaching sickness is problematized through works that discuss the historical changes occurred in the Brazilian educational scene, besides addressing the social and political influences on the work. Particular emphasis is given to the issue of neoliberalism and how it has contributed to new forms of relationship in the world of work. From the foucaultian perspective, the manifestation of Burnout is analyzed with the constituency of the teacher in the network of power relations, contextualizing its environment, marked by the social, political, economic and historical events of contemporary western society. Finally, the phenomenon of teaching sickness is taken as an analyzer of the present modes of subjectivation, praising the possibility of this being taken as resistance.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14444
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

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