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dc.contributor.authorSousa, Bruno Naegeli
dc.date.accessioned2023-12-22T03:01:09Z-
dc.date.available2023-12-22T03:01:09Z-
dc.date.issued2014-03-10
dc.identifier.citationSousa, Bruno Naegeli. Estudo psicológico das narrativas de weblogs pró-anorexia (pró-ana). 2014. [121 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14453-
dc.description.abstractEste estudo investiga as narrativas encontradas nos weblogs pró-anorexia, ou “pró-ana', como são chamados pelos autores e leitores dos mesmos. Tais weblogs, ou simplesmente blogs, são diários virtuais cujos autores narram um cotidiano atravessado por práticas, ideias, sentimentos e comportamentos, enfim, por um imaginário que se assemelha àquele encontrado em portadores de anorexia nervosa. A ideia central das narrativas é que tais práticas – jejuns, dietas rigorosas, uso de fármacos, dicas para burlar a atenção de médicos e responsáveis – configuram um caminho válido e desejoso para alcançar um estado considerado de “perfeição”, representado por um corpo extremamente magro. Apesar de nem sempre os autores se considerarem anoréxicos ou identificarem o termo pró-ana com o distúrbio alimentar, a mídia, a opinião pública e a instituição médica tendem a rapidamente os classificar como portadores de anorexia nervosa e os acusam de propagar e incentivar a referida patologia. Surgidos por volta do ano 2000, os blogs pró-ana são um fenômeno relevante. Nascido numa modalidade espacial especificamente contemporânea – o ciberespaço – o fenômeno pró-ana mescla a tecnologia comunicacional com a cultura vigente que incentiva espécie de culto ao corpo e à aparência. Este estudo objetiva compreender as narrativas pró-ana principalmente através do instrumental teórico e metodológico da psicologia analítica de Carl Gustav Jung. Isso significa lidar com a dimensão simbólica das narrativas, sempre consideradas em sua polissemia e indispensavelmente correlacionadas, de maneira dinâmica, com o panorama social e cultural no qual estão inseridas. Portanto, não é feita uma leitura psicopatológica, visto que tal caminho tem sido o mais comumente trilhado por aqueles que até então se debruçaram sobre este objeto de estudo. Ao permitir que as narrativas pró-ana fossem compreendidas sem as barreiras impostas por rotulações apriorísticas, foram obtidos sentidos, valores e implicações que ultrapassam àqueles derivados do simples diagnóstico. A sombra pró-ana se relaciona com o substrato social como espécie de caricatura que, ao forçar o traço de características comumente aceitas e almejadas a ponto de torná-las bizarras, convoca a consciência coletiva à reflexão a respeito de seu próprio paradigma.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectpsicologia analíticapor
dc.subjectanorexiapor
dc.subjectciberespaçopor
dc.subjectciberculturapor
dc.subjectanalytical psychologyeng
dc.subjectcyberspaceeng
dc.subjectcybercultureeng
dc.titleEstudo psicológico das narrativas de weblogs pró-anorexia (pró-ana)por
dc.title.alternativePsychological study of pro-anorexia (pro-ana) weblogs' narrativeseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis study investigate the narratives found in weblogs pro-anorexia, or “pro-ana”, as the same authors and readers call them. Such weblogs, or blogs, are virtual journals whose authors narrate a quotidian full of practices, ideas, feelings and behaviors, that in short, resembles the one found in patients with anorexia nervosa. The main idea on these narratives is that practices such as - fast, rigorous diets, use of drugs, tips to evade the responsible and doctor’s attention - configure a valid and eager path to achieve a state described as “perfect”, represented by an extremely thin body. Although the authors not always consider themselves as anorexics or identify the term pro-ana with eating disorder, media, public opinion and the medical institution tend to quickly classify them as suffering from anorexia nervosa and accuses them of spreading and encourage such pathology. Arising around the year 2000, proana blogs are a relevant phenomenon. Born into a specifically contemporary spatial modality – the cyberspace - the pro-ana phenomenon merges communication and technology with current culture, which encourages a kind of a cult of the body and appearance. This study aims to understand the pro-ana narratives, manly through theoretical and methodological instruments of Gustav Jung's analytical psychology. That means dealing with the narrative's symbolic dimension, always considered in its polysemy and indispensably correlated, dynamically, to the social and cultural environment in which they operate. Therefore, a psychopathological reading is not been made, since such path has been commonly the one most trodden by those whose so far have pored over into this subject matter. By allowing proana narratives to been understood without the barriers imposed by labels, meanings, values and implications beyond those derived from simple diagnosis were obtained. The pro-ana shadow relates to the social substrate as a kind of caricature that, by forcing the characteristics trait commonly accepted and aspired to the point of making them bizarre, summons the collective consciousness to reflection about its own paradigmeng
dc.contributor.advisor1Silva, Nilton Sousa da
dc.contributor.advisor1ID543.220.307-34por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3803335892269540por
dc.contributor.referee1Miranda, Lilian
dc.contributor.referee2Paula, Cláudio Paixão Anastácio de
dc.creator.ID092.988.777-81por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8939431931263940por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.relation.referencesABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. 5ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. AHLERS-SCHMIDT, C. R., HARSHBAGER, J. L., HAWKINS, J. H., MAYANS, D., & MAYANS, L. Pro-anorexia websites: what a clinician should know. International Journal of Eating Disorders, v. 42, n. 4, p. 367–370, 2009. Disponível em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19040264>. Acesso em: 30 jan. 2012. AMERICAN PSYCHICATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders: DSM-IV. 4th ed. Washington, DC: American Psychiatric Association, 2000. ANGROSINO, M. Etnografia e observação participante. Tradução: José Fonseca. Porto Alegre: Artmed, 2009. ARAUJO, D. C. (Org.). Imagem (Ir)realidade: Comunicação e cibermídia. Porto Alegre: Sulina, 2006. BACHELARD, G. O Ar e os Sonhos. Tradução: Antônio de Pádua Danesi. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. ______. A Poética do Espaço. Tradução: Antônio de Pádua Danesi. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008. BEZERRA JR., B. 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dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
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