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dc.contributor.authorRibeiro, Monica Oliveira
dc.date.accessioned2023-12-22T03:01:36Z-
dc.date.available2023-12-22T03:01:36Z-
dc.date.issued2018-11-29
dc.identifier.citationRIBEIRO, Monica Oliveira. Relação si mesmo e posicionamento na narrativa de universitários com necessidades educacionais específicas na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2018. 98 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14489-
dc.description.abstractA proposta deste estudo é refletir sobre as barreiras que o universitário com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) pode trazer consigo, resultantes de uma trajetória de exclusão, relacionadas ao processo de identificação ou não identificação com o contexto acadêmico, com o processo de socialização e de posicionamento. Dessa forma, esta pesquisa versa sobre a relação entre os conceitos de Si Mesmo e Posicionamento dos universitários com Necessidades Educacionais Específicas na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Os estudos foram fundamentados nas obras de Bruner e Harré, sob a perspectiva da psicologia cultural. A pesquisa contou com a participação de quatro estudantes universitários, dois estudantes com deficiência visual, um estudante com deficiência auditiva e um estudante com deficiência múltipla. A principal ferramenta utilizada para a coleta de dados foi a Entrevista Narrativa (individual e livre), além de uma oficina com os quatro participantes, com o tema “Não falem por nós, temos voz”. A análise de dados foi realizada de acordo com os seguintes objetivos específicos: Identificar nas narrativas dos estudantes com NEE, na UFRRJ, suas experiências acadêmicas como universitários diante do processo de inclusão/exclusão no contexto das Instituições de Ensino Superior (IES); Investigar a relação entre a construção dos significados de ser universitário com NEE e o conceito de Si Mesmo e Investigar a relação entre a construção dos significados de ser universitário com NEE e o conceito de Posicionamento. Apontamos como resultado da pesquisa que existe uma estreita relação entre o Si mesmo e o posicionamento. O posicionamento do sujeito influencia na autopercepção, assim como, a autopercepção fomenta diferentes posicionamentos em contextos enquanto processo dinâmico, aberto e sistêmico. Enfim, observamos que os universitários com NEE produzem reflexões orientados a caminhos e possibilidades, que oportunizam um processo de educação genuíno e emancipador. Este estudo aponta para a potência das narrativas desses universitários, a força das palavras e atos, bem como a relevância do posicionamento em processos de percepção de si para legitimar direitos e deveres.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES, Brasil)por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSi mesmopor
dc.subjectPosicionamentopor
dc.subjectNarrativapor
dc.subjectUniversitários com necessidades educacionais específicaspor
dc.subjectSelfeng
dc.subjectPositioningeng
dc.subjectNarrativeeng
dc.subjectUniversity students with special needseng
dc.titleRelação si mesmo e posicionamento na narrativa de universitários com necessidades educacionais específicas na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.title.alternativeSelf-relationship and narrative positioning of university students with specific educational needs at the Federal Rural University of Rio de Janeiroeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe purpose of this study is to reflect on the barriers that the university students with Specific Educational Needs can bring with himself, result of a trajectory of exclusion related to the identification or not identification with the academic context, with the process of socialization and with positioning. Thus, this research deals with the relationship between the self-concepts and the positioning of students with Specific Educational Needs at the Federal Rural University of Rio de Janeiro. The studies were based on the works of Bruner and Harré, from the perspective of cultural psychology. The research had the participation of four university students, two visually impaired students, one student with a hearing impairment and one student with multiple disabilities. The main tool used for data collection was Fritz Schütze's Narrative Interview (individual and free), as well as a workshop with the four participants, with the theme "Do not speak for us, we have a voice". The data analysis was performed according to the following specific objectives: To identify in the narratives of students with Specifics Educational Needs at UFRRJ, their academic experiences as university students with the process of inclusion / exclusion in the context of Higher Education Institutions; To investigate the relation between the construction of the meanings of being an university student with Specific Educational Needs and the concept of Self and; To investigate the relation between the construction of the meanings of being an university student with Specific Educational Needs and the concept of Positioning; We point out as a result of research that there is a close relationship between the Self-concept and the positioning concept. ​The positioning of the subject influences the in self-perception, just as self-perception fosters different positions in contexts, as a dynamic, open and systemic process. Finally, it was observed that the students with NEE produce reflections oriented to the paths and possibilities that allow a process of genuine and emancipatory education. This study points to the power of the narratives of these students, the strength of words and acts, as well as the relevance of the positioning in processes of self-perception to legitimize rights and duties.eng
dc.contributor.advisor1Oliveira, Valéria Marques de
dc.contributor.advisor1IDCPF: 755.841.587-04por
dc.contributor.referee1Damasceno, Allan Rocha
dc.contributor.referee2Alves, Priscila Pires
dc.contributor.referee3Barbato, Silviane Bonaccorsi
dc.creator.IDCPF: 952.884.067-15por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.subject.cnpqPsicologiapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/66109/2018%20-%20Monica%20Oliveira%20Ribeiro.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4889
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2021-07-28T04:01:48Z No. of bitstreams: 1 2018 - Monica Oliveira Ribeiro.pdf: 1147002 bytes, checksum: 6616b7080b168721b1ebbf2abe7e854c (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-28T04:01:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Monica Oliveira Ribeiro.pdf: 1147002 bytes, checksum: 6616b7080b168721b1ebbf2abe7e854c (MD5) Previous issue date: 2018-11-29eng
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

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