Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14489
Tipo do documento: Dissertação
Título: Relação si mesmo e posicionamento na narrativa de universitários com necessidades educacionais específicas na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Otros títulos: Self-relationship and narrative positioning of university students with specific educational needs at the Federal Rural University of Rio de Janeiro
Autor: Ribeiro, Monica Oliveira
Orientador(a): Oliveira, Valéria Marques de
Primeiro membro da banca: Damasceno, Allan Rocha
Segundo membro da banca: Alves, Priscila Pires
Terceiro membro da banca: Barbato, Silviane Bonaccorsi
Palabras clave: Si mesmo;Posicionamento;Narrativa;Universitários com necessidades educacionais específicas;Self;Positioning;Narrative;University students with special needs
Área(s) do CNPq: Psicologia
Idioma: por
Fecha de publicación: 29-nov-2018
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citación: RIBEIRO, Monica Oliveira. Relação si mesmo e posicionamento na narrativa de universitários com necessidades educacionais específicas na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2018. 98 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2018.
Resumen: A proposta deste estudo é refletir sobre as barreiras que o universitário com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) pode trazer consigo, resultantes de uma trajetória de exclusão, relacionadas ao processo de identificação ou não identificação com o contexto acadêmico, com o processo de socialização e de posicionamento. Dessa forma, esta pesquisa versa sobre a relação entre os conceitos de Si Mesmo e Posicionamento dos universitários com Necessidades Educacionais Específicas na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Os estudos foram fundamentados nas obras de Bruner e Harré, sob a perspectiva da psicologia cultural. A pesquisa contou com a participação de quatro estudantes universitários, dois estudantes com deficiência visual, um estudante com deficiência auditiva e um estudante com deficiência múltipla. A principal ferramenta utilizada para a coleta de dados foi a Entrevista Narrativa (individual e livre), além de uma oficina com os quatro participantes, com o tema “Não falem por nós, temos voz”. A análise de dados foi realizada de acordo com os seguintes objetivos específicos: Identificar nas narrativas dos estudantes com NEE, na UFRRJ, suas experiências acadêmicas como universitários diante do processo de inclusão/exclusão no contexto das Instituições de Ensino Superior (IES); Investigar a relação entre a construção dos significados de ser universitário com NEE e o conceito de Si Mesmo e Investigar a relação entre a construção dos significados de ser universitário com NEE e o conceito de Posicionamento. Apontamos como resultado da pesquisa que existe uma estreita relação entre o Si mesmo e o posicionamento. O posicionamento do sujeito influencia na autopercepção, assim como, a autopercepção fomenta diferentes posicionamentos em contextos enquanto processo dinâmico, aberto e sistêmico. Enfim, observamos que os universitários com NEE produzem reflexões orientados a caminhos e possibilidades, que oportunizam um processo de educação genuíno e emancipador. Este estudo aponta para a potência das narrativas desses universitários, a força das palavras e atos, bem como a relevância do posicionamento em processos de percepção de si para legitimar direitos e deveres.
Abstract: The purpose of this study is to reflect on the barriers that the university students with Specific Educational Needs can bring with himself, result of a trajectory of exclusion related to the identification or not identification with the academic context, with the process of socialization and with positioning. Thus, this research deals with the relationship between the self-concepts and the positioning of students with Specific Educational Needs at the Federal Rural University of Rio de Janeiro. The studies were based on the works of Bruner and Harré, from the perspective of cultural psychology. The research had the participation of four university students, two visually impaired students, one student with a hearing impairment and one student with multiple disabilities. The main tool used for data collection was Fritz Schütze's Narrative Interview (individual and free), as well as a workshop with the four participants, with the theme "Do not speak for us, we have a voice". The data analysis was performed according to the following specific objectives: To identify in the narratives of students with Specifics Educational Needs at UFRRJ, their academic experiences as university students with the process of inclusion / exclusion in the context of Higher Education Institutions; To investigate the relation between the construction of the meanings of being an university student with Specific Educational Needs and the concept of Self and; To investigate the relation between the construction of the meanings of being an university student with Specific Educational Needs and the concept of Positioning; We point out as a result of research that there is a close relationship between the Self-concept and the positioning concept. ​The positioning of the subject influences the in self-perception, just as self-perception fosters different positions in contexts, as a dynamic, open and systemic process. Finally, it was observed that the students with NEE produce reflections oriented to the paths and possibilities that allow a process of genuine and emancipatory education. This study points to the power of the narratives of these students, the strength of words and acts, as well as the relevance of the positioning in processes of self-perception to legitimize rights and duties.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14489
Aparece en las colecciones:Mestrado em Psicologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2018 - Monica Oliveira Ribeiro.pdf1.12 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.