Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14507
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFranklim, Elen Nunes
dc.date.accessioned2023-12-22T03:01:47Z-
dc.date.available2023-12-22T03:01:47Z-
dc.date.issued2018-01-30
dc.identifier.citationFranklim, Elen Nunes. Estresse e Síndrome de Burnout em cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras. 2018. [72 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica - RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14507-
dc.description.abstractO Cadete busca seu título durante os quatro anos de formação na Academia Militar, até tornar-se um oficial combatente de carreira do Exército Brasileiro. Sua rotina é marcada por atividade de caráter progressiva e intensa, onde o cadete (trabalhador militar) é submetido a estímulos que o expõe a situações de tamanha resistência física, intelectual e emocional, que nem sempre são favoráveis às suas condições humanas, podendo de fato, o tornar vulnerável para o desencadeamento de sintomas da ordem do estresse. O presente estudo visa contribuir com as pesquisas sobre estresse e Síndrome de Burnout nos cadetes do Exército Brasileiro, uma vez que são poucos os estudos científicos desenvolvidos sobre este tema e com este grupo. Foi utilizada a Escala de Estresse Percebido em sua versão de 10 itens (PSS-10) e o Inventário de Burnout de Maslach para Estudantes (MBI-SS), em uma amostra de cadetes (n = 1061), respondidos voluntariamente pelos cadetes do 2º, 3º e 4º ano, no ano de 2015. Os resultados indicaram uma variação dos sintomas de estresse e de burnout entre os anos de formação dos cadetes. Em geral, os níveis tanto de estresse quanto de burnout parecem aumentar do segundo para o terceiro ano, havendo redução destes sintomas no quarto ano. Particular atenção precisa ser desprendida quanto aos alunos do terceiro ano sendo este um período de risco para a evasão do cadete.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstressepor
dc.subjectSíndrome de Burnoutpor
dc.subjectCadetepor
dc.subjectStresseng
dc.subjectBurnout Syndromeeng
dc.subjectCadeteng
dc.titleEstresse e síndrome de burnout em cadetes da Academia Militar das Agulhas Negraspor
dc.title.alternativeStress and Burnout Syndrome in cadets of the Military Academy of Agulhas Negras.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherCadet pursues his title during his four years of training at the Military Academy, until he becomes a career combat officer in the Brazilian Army. Its routine is marked by activity of a progressive and intense character, where the cadet (military worker) is subjected to stimuli that exposes him to situations of such physical, intellectual and emotional resistance that are not always favorable to his human conditions, , making it vulnerable to the triggering of stress-order symptoms. The present study aims to contribute to research on stress and Burnout Syndrome in Brazilian Army cadets, since few scientific studies have been done on this topic and with this group. The 10-item Perceptual Stress Scale (PSS-10) and the Maslach Burnout Inventory for Students (MBI-SS) were used in a sample of cadets (N = 1061), voluntarily answered by the cadets of the 2nd , 3rd and 4th year, in the year 2015. The results indicated a variation of the symptoms of stress and burnout between the years of cadet training. In general, levels of both stress and burnout seem to increase from the second to the third year, with the reduction of these symptoms in the fourth year. Particular attention must be paid to the students of the third year and this is a period of risk for the cadet to be evaded.eng
dc.contributor.advisor1Souza, Wanderson Fernandes de
dc.contributor.advisor1ID081.130.477-94por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7822122440477341por
dc.contributor.referee1Souza, Wanderson Fernandes de
dc.contributor.referee2Souza, Marcos Aguiar de
dc.contributor.referee3Santos, Pedro Paulo Pires dos
dc.creator.ID101.751.367-85por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9348864953661721por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.relation.referencesAcademia Militar das Agulhas Negras (2012), Recuperado em 16 de julho, 2016, de http://www.aman.ensino.eb.br/index.php/corpo-de-cadetes , Recuperado em 16 de julho, 2016, de http://www.aman.ensino.eb.br/index.php/informacoes/o-cadete , Recuperado em 16 de julho, 2016, de http://www.aman.ensino.eb.br/index.php/cc/siesp Revista Proteção, Recuperado em 28 de setembro, 2017, de http://www.protecao.com.br/noticias/estatisticas/burnout_afeta_30_dos_profissionais_b rasileiros/Jyy4A5y4/1343 Benevides-Pereira, A.M.T. (2002). O processo de adoecer pelo trabalho. In: Benevides-Pereira, A.M.T. (org.). Burnout: quando o trabalho ameaça o bem-estar do trabalhador. São Paulo: Casa do Psicólogo. Carlotto, M. S.; Câmara, S. G. (2006). Características psicométricas do Maslach Burnout Inventory - Student Survey (MBI-SS) em estudantes universitários brasileiros. In: Psico-USF, v. 11, n. 2, p. 167-173, jul./dez. ; Gobbi, M. D. (1999). Síndrome de burnout: um problema do indivíduo ou do seu contexto de trabalho? Alethéia, v. 10, p.103-104. ; Palazzo, L. S. (2006). Síndrome de burnout e fatores associados : um estudo epidemiológico com professores.Cadernos de Saúde Pública, v.22, n.5, p.1017-1026. Codo, W., Vasques-Menezes, I. (1999) O que é burnout? Em: CODO, W. (Org), Educação: Carinho e Trabalho. Rio de Janeiro: Vozes, P.237-255. Demerouti, E., Bakker, A. B., Vardakou, I., & Kantas, A. (2003). The convergent validity of two burnout instruments - A multitrait-multimethod analysis. European Journal of Psychological Assessment, 19, 12-23. doi: 10.1027//1015- 5759.19.1.12 [ Links ] Freudenberger, H. J. Richelson, G. (1987). L’Épuisement professional: la brûlure interne. Tradução Marc Pelletier. Ottawa, ON: Gaëtan Morin. 67 Halbesleben, J. R. B., & Demerouti, E. (2005) The construct validity of an alternative measure of burnout: Investigating the English translation of the Oldenburg Burnout Inventory. Work & Stress, 19, 208-220.doi: 10.1080/02678370500340728 [ Links ] Kristensen, T. S., Borritz, M., Villadsen, E., & Christensen, K. B. (2005). The Copenhagen Burnout Inventory: A new tool for the assessment of burnout. Work and Stress, 19,192-207. doi: 10.1080/02678370500297720 [ Links ] Maroco, J., & Bonini Campos, J. A. D. (2012). Defining the Student Burnout Construct: A Structural Analysis from Three Burnout Inventories1. Psychological Reports, 111, 814-830. doi: 10.2466/14.10.20.pr0.111.6.814-830 [ Links ] Maslach, C. (2006). Promovendo o envolvimento e reduzindo o burnout. Em Anais do VI Congresso de Stress da ISMA-BR e VIII Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho. Porto Alegre: CD-ROM. , & Jackson, S. E. (1986) (2° Ed.). Maslach Burnout Inventory. Palo Alto, CA: Consulting Psychologist Press. ; Jackson, S. E; Leiter, M.P. (1996).Maslach burnout inventory manual.3. Ed. Palo Alto, CA: Consulting Psycologist‟s Press. & Leiter, P.M. (1999) Fonte de Prazer ou Desgaste? Guia para vencer o estresse na empresa. Campinas, SP: Papirus. ; Schaufeli, W.B; Leiter, M. P. (2001).Job burnout. Annual Review of Psycology, v.5, p. 397-422. Qiao, H., & Schaufeli, W. B. (2011) The Convergent Validity of Four Burnout Measures in a Chinese Sample: A Confirmatory Factor-Analytic Approach. Applied Psychology: An International Review, 60, 87–111. doi: 10.1111/j.1464- 0597.2010.00428.x [ Links ] Reis R. S, Hino A. A, Añez C. R.(2010) Perceived stress scale: reliability and validity study in Brazil. J Health Psychol 2010 68 Schaufeli, W.B., Bakker, A. B., Hoogdoin, K., Schaap, C. & Kadler, A. (2001). On the clinical validity of the Maslach Burnout Inventory and the burnout Measure. [electronic version]. Psychology & Health, 16, 565-582. , Martinez, I. M., Marques Pinto, A., Salanova, M., Bakker, A. B. (2002). Burnout and engagement in university students: a cross national study. Journal of Cross-Cultural Psychology, 33 (5), 464-481. , & Taris, T. (2005) The conceptualization and measurement of Burnout: common ground and worlds apart. Work & Stress, 19, 256-262. doi: 10.1080/02678370500385913 [ Links ] Silveira, N. M. (2005) et al. Avaliação de burnout em uma amostra de policiais civis. Revista Psiquiatra do Rio Grande do Sul, v.27, n.2, p. 159-163. Tamayo, R. M. (1997). Relação entre a síndrome de burnout e os valores organizacionais no pessoal de enfermagem de dois hospitais públicos. Dissertação de Mestrado Não-Publicada. Instituo de Psicologia, Universidade de Brasília. Tecedeiro, M. (2005). Factores psicológicos na síndrome de burnout: o narcisismo como variável preditora da síndrome. Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e Psicopatologia, não publicada. Lisboa: Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Tucunduva, L. T. C. M. (2006). et al. A síndrome da estafa profissional em médicos cancerologistas brasileiros. Revista da Associação Brasileira, v. 52, n.2, p.108-112. Academia Militar das Agulhas Negras (2012), Recuperado em 16 julho, 2016, de http://www.aman.ensino.eb.br/index.php/corpo-de-cadetes , Recuperado em 16 de julho, 2016, de http://www.aman.ensino.eb.br/index.php/informacoes/o-cadete , Recuperado em 16 de julho, 2016, de http://www.aman.ensino.eb.br/index.php/cc/siesp Cohen S, Karmack T, Mermelsteinm R. (1983). A global measure of perceived stress. J Health SocBehav.;24(4):385-96. , S., Kessler, R.C., & Gordon, L. U. (1995). Measuring stress. Oxford: Oxford University Press. Cox, T., Griffiths, A., & Rial González, E. (2000) Research on work-related stress. Luxembourg, Office for Official Publications of the European Communities, European Agency for Safety and Health at Work. Lazarus RS, Folkman L. (1984). Stress, coping and adaptation. New York: Springer. Lipp, M. E. N. (1996).Pesquisas sobre stress no Brasil: saúde, ocupações e grupos de risco. São Paulo: Papirus. . (2000). Manual do inventário de sintomas de stress para adultos. São Paulo: Casa do Psicólogo. Maes, S. & Van Elderen, T. (1998). Health Psychology and Stress. In: Eysenck, M. (Ed.) Psychology: an integrated approach (pp.590-623). New York: Addison Wesley Langmam. Rosinha, A. J., Abreu, R. S., & Campos, M. (2005) Bem-estar e adaptação psicológica em cadetes da Academia Militar. Proelium: Revista da Academia Militar, 9, 205-228. Selye, H. A. (1936). Syndrome produced by diverce nervous agents. Nature. . (1965) Stress – a tensão da vida (2ª ed.) F. Bronco, trad. São Paulo: Ibrasa. 71 Carlotto, M. S.; Câmara, S. G. (2006). Características psicométricas do Maslach Burnout Inventory - Student Survey (MBI-SS) em estudantes universitários brasileiros. In: Psico-USF, v. 11, n. 2, p. 167-173, jul./dez. ; Palazzo, L. S. (2006). Síndrome de burnout e fatores associados : um estudo epidemiológico com professores.Cadernos de Saúde Pública, v.22, n.5, p.1017-1026. Codo, W., Vasques-Menezes, I. (1999) O que é burnout? Em: CODO, W. (Org), Educação: Carinho e Trabalho. Rio de Janeiro: Vozes, P.237-255. Freudenberger, H. J. Richelson, G. (1987). L’Épuisement professional: la brûlure interne. Tradução Marc Pelletier. Ottawa, ON: Gaëtan Morin. Maslach, C., & Jackson, S. E. (1986) (2° Ed.). Maslach Burnout Inventory. Palo Alto, CA: Consulting Psychologist Press. ; Jackson, S. E; Leiter, M.P. (1996).Maslach burnout inventory manual.3. Ed. Palo Alto, CA: Consulting Psycologist‟s Press. & Leiter, P.M. (1999) Fonte de Prazer ou Desgaste? Guia para vencer o estresse na empresa. Campinas, SP: Papirus. ; Schaufeli, W.B; Leiter, M. P. (2001). Job burnout. Annual Review of Psycology, v.5, p. 397-422. Reis R. S, Hino A.A, Añez C.R. (2010)Perceived stress scale: reliability and validity study in Brazil. J Health Psychol. Schaufeli, W.B., Bakker, A. B., Hoogdoin, K., Schaap, C. & Kadler, A. (2001). On the clinical validity of the Maslach Burnout Inventory and the burnout Measure. [electronic version]. Psychology & Health, 16, 565-582. , Martinez, I. M., Marques Pinto, A., Salanova, M., Bakker, A. B. (2002). Burnout and engagement in university students: a cross national study. Journal of Cross-Cultural Psychology, 33 (5), 464-481. 72 Silveira, N. M. (2005) et al. Avaliação de burnout em uma amostra de policiais civis. Revista Psiquiatra do Rio Grande do Sul, v.27, n.2, p. 159-163. Tamayo, R. M. (1997). Relação entre a síndrome de burnout e os valores organizacionais no pessoal de enfermagem de dois hospitais públicos. Dissertação de Mestrado Não-Publicada. Instituo de Psicologia, Universidade de Brasília. Tecedeiro, M. (2005). Factores psicológicos na síndrome de burnout: o narcisismo como variável preditora da síndrome. Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e Psicopatologia, não publicada. Lisboa: Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Tucunduva, L. T. C. M. (2006). et al. A síndrome da estafa profissional em médicos cancerologistas brasileiros. Revista da Associação Brasileira, v. 52, n.2, p.108-112.por
dc.subject.cnpqPsicologiapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/65286/2018%20-%20Elen%20Nunes%20Franklim.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4695
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2021-05-25T15:21:59Z No. of bitstreams: 1 2018 - Elen Nunes Franklim.pdf: 766942 bytes, checksum: 0cb7f3e08926ee2c531478c73cd64742 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-25T15:21:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Elen Nunes Franklim.pdf: 766942 bytes, checksum: 0cb7f3e08926ee2c531478c73cd64742 (MD5) Previous issue date: 2018-01-30eng
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Elen Nunes Franklim.pdf2018 - Elen Nunes Franklim748.97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.