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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14507
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Franklim, Elen Nunes | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:01:47Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:01:47Z | - |
dc.date.issued | 2018-01-30 | |
dc.identifier.citation | Franklim, Elen Nunes. Estresse e Síndrome de Burnout em cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras. 2018. [72 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica - RJ] . | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14507 | - |
dc.description.abstract | O Cadete busca seu título durante os quatro anos de formação na Academia Militar, até tornar-se um oficial combatente de carreira do Exército Brasileiro. Sua rotina é marcada por atividade de caráter progressiva e intensa, onde o cadete (trabalhador militar) é submetido a estímulos que o expõe a situações de tamanha resistência física, intelectual e emocional, que nem sempre são favoráveis às suas condições humanas, podendo de fato, o tornar vulnerável para o desencadeamento de sintomas da ordem do estresse. O presente estudo visa contribuir com as pesquisas sobre estresse e Síndrome de Burnout nos cadetes do Exército Brasileiro, uma vez que são poucos os estudos científicos desenvolvidos sobre este tema e com este grupo. Foi utilizada a Escala de Estresse Percebido em sua versão de 10 itens (PSS-10) e o Inventário de Burnout de Maslach para Estudantes (MBI-SS), em uma amostra de cadetes (n = 1061), respondidos voluntariamente pelos cadetes do 2º, 3º e 4º ano, no ano de 2015. Os resultados indicaram uma variação dos sintomas de estresse e de burnout entre os anos de formação dos cadetes. Em geral, os níveis tanto de estresse quanto de burnout parecem aumentar do segundo para o terceiro ano, havendo redução destes sintomas no quarto ano. Particular atenção precisa ser desprendida quanto aos alunos do terceiro ano sendo este um período de risco para a evasão do cadete. | por |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Estresse | por |
dc.subject | Síndrome de Burnout | por |
dc.subject | Cadete | por |
dc.subject | Stress | eng |
dc.subject | Burnout Syndrome | eng |
dc.subject | Cadet | eng |
dc.title | Estresse e síndrome de burnout em cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras | por |
dc.title.alternative | Stress and Burnout Syndrome in cadets of the Military Academy of Agulhas Negras. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | Cadet pursues his title during his four years of training at the Military Academy, until he becomes a career combat officer in the Brazilian Army. Its routine is marked by activity of a progressive and intense character, where the cadet (military worker) is subjected to stimuli that exposes him to situations of such physical, intellectual and emotional resistance that are not always favorable to his human conditions, , making it vulnerable to the triggering of stress-order symptoms. The present study aims to contribute to research on stress and Burnout Syndrome in Brazilian Army cadets, since few scientific studies have been done on this topic and with this group. The 10-item Perceptual Stress Scale (PSS-10) and the Maslach Burnout Inventory for Students (MBI-SS) were used in a sample of cadets (N = 1061), voluntarily answered by the cadets of the 2nd , 3rd and 4th year, in the year 2015. The results indicated a variation of the symptoms of stress and burnout between the years of cadet training. In general, levels of both stress and burnout seem to increase from the second to the third year, with the reduction of these symptoms in the fourth year. Particular attention must be paid to the students of the third year and this is a period of risk for the cadet to be evaded. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Wanderson Fernandes de | |
dc.contributor.advisor1ID | 081.130.477-94 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7822122440477341 | por |
dc.contributor.referee1 | Souza, Wanderson Fernandes de | |
dc.contributor.referee2 | Souza, Marcos Aguiar de | |
dc.contributor.referee3 | Santos, Pedro Paulo Pires dos | |
dc.creator.ID | 101.751.367-85 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9348864953661721 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | por |
dc.relation.references | Academia Militar das Agulhas Negras (2012), Recuperado em 16 de julho, 2016, de http://www.aman.ensino.eb.br/index.php/corpo-de-cadetes , Recuperado em 16 de julho, 2016, de http://www.aman.ensino.eb.br/index.php/informacoes/o-cadete , Recuperado em 16 de julho, 2016, de http://www.aman.ensino.eb.br/index.php/cc/siesp Revista Proteção, Recuperado em 28 de setembro, 2017, de http://www.protecao.com.br/noticias/estatisticas/burnout_afeta_30_dos_profissionais_b rasileiros/Jyy4A5y4/1343 Benevides-Pereira, A.M.T. (2002). O processo de adoecer pelo trabalho. In: Benevides-Pereira, A.M.T. (org.). Burnout: quando o trabalho ameaça o bem-estar do trabalhador. São Paulo: Casa do Psicólogo. Carlotto, M. S.; Câmara, S. G. (2006). Características psicométricas do Maslach Burnout Inventory - Student Survey (MBI-SS) em estudantes universitários brasileiros. In: Psico-USF, v. 11, n. 2, p. 167-173, jul./dez. ; Gobbi, M. D. (1999). 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Revista da Associação Brasileira, v. 52, n.2, p.108-112. | por |
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