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dc.contributor.authorRosa, Thiago de Sousa
dc.date.accessioned2023-12-22T03:01:55Z-
dc.date.available2023-12-22T03:01:55Z-
dc.date.issued2019-01-30
dc.identifier.citationROSA, Thiago de Sousa. As representações sociais das lutas para alunos do segundo segmento da rede pública de ensino de Angra dos Reis - RJ. 2019. 83 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14519-
dc.description.abstractAs representações sociais são o fenômeno que orienta a maior parte das relações que temos com o mundo a nossa volta. Elas nos familiarizam com o mundo intermediando nossas relações e a construção conceitual de nossa realidade. No campo da educação as representações sociais são importantes elementos na práxis do ensino-aprendizagem, devendo ser observada atentamente pelo professor na adequação do conteúdo formal em seu planejamento de ensino. As lutas são um importante conteúdo a ser trabalhado na educação física escolar, tendo destaque enquanto elemento da cultura corporal do movimento. Apesar disso esse conteúdo é comumente negligenciado pelos professores da área, privando os alunos desse relevante conteúdo. Dessa forma o presente estudo tem por objetivo identificar as representações sociais que alunos de educação física, do segundo segmento do ensino fundamental, da rede pública do município de Angra dos Reis – RJ, possuem acerca das lutas. A amostra foi composta por 219 indivíduos (110 masculinos e 109 femininos) coletada nas turmas de oitavo e nono ano em cinco (4) escolas do total de quarenta e seis (46) que atendem a essa faixa escolar na área urbana de Angra dos Reis. Os resultados apontam que as Representações Sociais das lutas estão relacionadas a agressividade e violência em todos os grupos, independente do gênero ou da vivência com a modalidade, destacando-se que no grupo feminino a vivência prática se mostrou como um agravante dessa relação.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRepresentação Socialpor
dc.subjectLutaspor
dc.subjectEducação Física Escolarpor
dc.subjectSocial Representationeng
dc.subjectStruggleseng
dc.subjectPhysicalEducationeng
dc.titleAs representações sociais das lutas para alunos do segundo segmento da rede pública de ensino de Angra dos Reis - RJpor
dc.title.alternativeThe social representations of the fights for fights of the second segment of the public school of Angra dos Reis - RJeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe Social Representations are the phenomenon that guides most of the relationships we have with the world around us. They familiarize us with the world, mediating our relationships and the conceptual construction of our reality. In the field of education, social representations are important elements in the praxis of teaching and learning, and should be carefully observed by the teacher in the adequacy of the formal content in their teaching planning. The fights form an important block of content within the school physical education, being highlighted as an element of the corporal culture of the movement. Despite this, this content is commonly neglected by area teachers, depriving students of relevant content. Thus, the present study aims to identify the social representations that physical education students, from the second elementary school segment, from the public network of the city of Angra dos Reis - RJ, have on the fights. The sample consisted of 219 individuals (110 males and 109 females) collected in the eighth and ninth grade classes in five (4) schools out of a total of forty-six (46) students of this school band in the urban area of Angra dos Reis. The results show that RS of the fights is related to aggression and violence in all groups, regardless of gender or experience with the modality.eng
dc.contributor.advisor1Naiff, Denis Giovani Monteiro
dc.contributor.referee1Ruffoni, Ricardo
dc.contributor.referee2Wolter, Rafael Moura Coelho Pecly
dc.creator.IDCPF: 107.333.637-92por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8279605350714573por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
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