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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14947
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Silva, Daniela Mendes Vieira da | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:08:50Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:08:50Z | - |
dc.date.issued | 2017-01-27 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Daniela Mendes Vieira da. Comparação de sequências: uma proposta para conceituar logaritmos e descobrir suas propriedades. 2017. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2017. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14947 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa discute produções escritas de estudantes do Ensino Médio acerca de propriedades de logaritmos em um ambiente investigativo. Para o desenvolvimento deste trabalho apoiamo-nos no Experimento de design. Dentro deste aporte teórico fazemos a fundamentação Teórico Metodológica desta pesquisa e estabelecemos o quadro de ensino aprendizagem de logaritmos a partir da análise de um livro de referência no tema para a formação de professores, duas coleções de livros didáticos adotadas pela escola que sedia esta pesquisa e dissertações sobre o ensino do tema e um estudo conceitual do objeto matemático logaritmo. Em um segundo momento, utilizamos os cenários para investigação aliados à investigação em sala de aula para elaborar um conjunto de tarefas que facilitasse a introdução do tema logaritmos. Conjunto esse que testamos e reelaboramos em um ciclo de aplicações e aplicamos como instrumento de coleta das produções textuais dos participantes da pesquisa em um segundo ciclo. Os dados analisados com o apoio da Teoria dos Registros de Representação Semiótica -TRRS indicam o alcance de diversas propriedades dos logaritmos a partir das tarefas propostas aos participantes assim como a adesão dos mesmos à investigação proposta. O produto resultante desta dissertação é um guia didático para professores contendo reflexões sobre o aporte teórico desta pesquisa em conjunto com um conjunto de tarefas para o aprendizado de logaritmos elaborado a partir da análise dos dados do presente trabalho. | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | logarithm | eng |
dc.subject | Mathematics research | eng |
dc.subject | Theory of Semiotics Representation Registers | eng |
dc.subject | Logaritmo | por |
dc.subject | Investigação matemática | por |
dc.subject | Teoria dos Registros de Representação Semiótica | por |
dc.title | Comparação de sequências: uma proposta para conceituar logarítmos e descobrir suas propriedades | por |
dc.title.alternative | Sequence comparison: a proposal to concept logarithms and discover their properties | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This research discusses written productions of high school students about logarithmic properties in an investigative environment. For the development of this work, we rely on the Design Experiment. Within this theoretical contribution: we make the Theoretical Methodological basis of this research and establish the teaching framework learning logarithms from the analysis of a reference book on the theme for teacher training, two collections of textbooks adopted by the school that hosts this research And dissertations on the teaching of the subject and a conceptual study of the logarithm mathematical object. Second, we used the research scenarios associated with classroom research to elaborate a set of tasks that facilitated the introduction of the logarithms theme. This set we tested and reworked in a cycle of applications and applied as a tool for collecting the textual productions of the research participants in a second cycle. The data analyzed with the support of Theory of Registers of Semiotic Representation - TRRS indicate the scope of several properties of the logarithms from the tasks proposed to the participants as well as their adherence to the proposed research. The resulting product of this dissertation is a didactic guide for teachers containing reflections on the theoretical contribution of this research together with a set of tasks for the learning of logarithms elaborated from the data analysis of the present work | eng |
dc.contributor.advisor1 | Kindel, Dora Soraia | |
dc.contributor.referee1 | Bairral, Marcelo Almeida | |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Rosana | |
dc.creator.ID | 3279786789 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4617961312604985 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.relation.references | BATISTA, Adriana Maria da Silva Barbosa; SPINILLO, Alina Galvão. Nem todo material concreto é igual: a importância dos referentes na resolução de problemas. Estud. psicol. (Natal), Natal, v. 13, n. 1, p. 13-21, Abr. 2008. COBB et. al. (2003). Design Experiments in Educational Research. Vol 32: pp. 9- 13. Disponível em: http://dixieching.wordpress.com/2010/08/14/designexperiments-ineducational- research-Cobb-et-al-2003/. Acesso em: 09 maio 2011. CONY, C.H. CéstlaGuerre!”. Antologia de Crônicas, org. Herberto Sales, 3ª ed., São Paulo: Ediouro, 2005, p. 13-14 CUNHA, H. OLIVEIRA, H. PONTE, J.P. Investigações Matemáticas na sala de aula. Actas do ProfMat95, Lisboa: APM, 1995 (p. 161-167) D’AMORE, B. Elementos de didática da Matemática. Tradução de Maria Cristina BonomiBarufi. São Paulo: Livraria da Física Editora, 2007. DUVAL, R..Registros de Representação Semiótica e funcionamento cognitivo da compreensão em Matemática. In: MACHADO, S. D.A. (Org.). 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dc.subject.cnpq | Matemática | por |
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