Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14952
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Bárbara Caroline Cardoso Chagas da
dc.date.accessioned2023-12-22T03:08:53Z-
dc.date.available2023-12-22T03:08:53Z-
dc.date.issued2017-04-07
dc.identifier.citationSILVA, Bárbara Caroline Cardoso Chagas da. Justificativas e argumentações no aprendizado de quadriláteros: uma intervenção com papel, lápis e dispositivos móveis. 2017. 91 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2017.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14952-
dc.description.abstractNa formação inicial de professores a elaboração de uma demonstração matemática poder se tornar um processo árduo para os graduandos. Muitas vezes um único modelo de prova é apresentado ao futuro professor e, inclusive, pautado em observações de imagens estáticas, no papel ou lousa. O processo de construção e entendimento da demonstração às vezes fica em um segundo plano. Nesta pesquisa analisamos processos de elaboração de provas em atividades sobre quadriláteros. A intervenção ocorreu em uma Disciplina da Licenciatura em Matemática da UFRRJ, no segundo semestre de 2015, e usou recursos variados, dentre eles, dispositivos móveis. Os três softwares (Sketchometry, FreeGeo e GeoGebra) foram trabalhados em smartphones e tablets. Como forma de coleta de dados foram utilizados registro da pesquisadora, fotos, vídeos, registros dos graduandos (respostas). A investigação sublinha que processos de elaboração de provas devem potencializar diferentes argumentos e justificativas matemáticas. Eles devem ser vistos como formas conjuntivas de registro (diagramas e outros registros escritos, telas com construções em software, fala e outras expressões gestuais). Estas formas compõem o raciocínio do sujeito no seu processo de análise e de convencimento sobre conjecturas e propriedades geométricas. Como contribuições destacamos a construção dinâmica em telas, a mobilidade, o compartilhamento em rede e prática dialógica como características de uma prática que potencializam o processo argumentativo e de organização de uma prova. O movimento entres os domínios de manipulação em tela (construtivo e relacional) tem se mostrado favorável no processo de refinamento do raciocínio e de elaboração de uma prova. Finalmente, a dinâmica das aulas, o papel do professor e o desenho das atividades mostraram-se importantes na exploração de conceitos geométricos e nas interações entre dispositivos e sujeitos, pois, a partir da proposta provocativa da tarefa que o graduando é levado a explorar, questionar e verificar suas conjecturas.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasilpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLicenciatura em Matemáticapor
dc.subjectElaboração de provaspor
dc.subjectTouchscreenpor
dc.subjectSketchometrypor
dc.subjectFreeGeopor
dc.subjectGeoGebrapor
dc.subjectDegree in mathematicseng
dc.subjectProof-making processeseng
dc.titleJustificativas e argumentações no aprendizado de quadriláteros: uma intervenção com papel, lápis e dispositivos móveispor
dc.title.alternativeJustifications and arguments in the learning of quadrilaterals: an intervention with paper, pencil and mobile deviceseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherIn the initial teacher training the preparation of a mathematical demonstration could become an arduous process for undergraduates. Often a single model of proof is presented to the future teacher and even based on observations of static images, on paper or blackboard. The process of building and understanding the demonstration sometimes takes a backseat. In this research we analyse processes of elaboration of tests in activities on quadrilaterals. The intervention occurred in a Mathematics Degree in UFRRJ, in the second half of 2015, and used a variety of resources, among them, mobile devices. The three softwares (Sketchometry, FreeGeo and GeoGebra) were worked on smartphones and tablets. As a form of data collection were used the researcher's record, photos, videos, records of the students (answers). The research emphasizes that proof-making processes should potentiate different arguments and mathematical justifications. They should be seen as conjunctive forms of registration (diagrams and other written records, screens with software constructs, speech, and other gestural expressions). These forms compose the reasoning of the subject in his process of analysis and convincing about conjectures and geometric properties. As contributions we highlight the dynamic construction on screens, mobility, network sharing and dialogic practice as characteristics of a practice that potentiate the argumentative process and organization of a test. The movement between the domains of manipulation on canvas (constructive and relational) has been favourable in the process of refining reasoning and elaborating a proof. Finally, the dynamics of the classes, the role of the teacher and the design of the activities showed to be important in the exploration of geometric concepts and in the interactions between devices and subjects, because, from the provocative proposal of the task that the graduate is taken to explore, question and verify their conjectures.eng
dc.contributor.advisor1Bairral, Marcelo Almeida
dc.contributor.advisor1ID001.661.987-06por
dc.contributor.referee1Bairral, Marcelo Almeida
dc.creator.ID127.130.137-71por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6311559183612524por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/64105/2017%20-%20B%c3%a1rbara%20Caroline%20Cardoso%20Chagas%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4409
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2021-02-22T17:35:09Z No. of bitstreams: 1 2017 - Bárbara Caroline Cardoso Chagas da Silva.pdf: 3008356 bytes, checksum: 0f97538b6956a095d403d23cee09b385 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-22T17:35:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Bárbara Caroline Cardoso Chagas da Silva.pdf: 3008356 bytes, checksum: 0f97538b6956a095d403d23cee09b385 (MD5) Previous issue date: 2017-04-07eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Bárbara Caroline Cardoso Chagas da Silva.pdf2.94 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.