Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14956
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Construção de uma proposta para o ensino de química pautada na problematização e na reflexão sobre o papel da experimentação |
Other Titles: | Construction of a Proposal for the Teaching of Chemistry Guided by Problematization and the Reflection about the Role of Experimentation |
Authors: | Zão, Julia Maria Rezende |
Orientador(a): | Santos, Ana Cristina Souza dos |
Primeiro membro da banca: | Herbst, Marcelo Hawrylak |
Segundo membro da banca: | Araújo Neto, Waldmir |
Keywords: | ensino de ciências;sequência didática problematizadora;atividades investigativas;Science teaching;problematizing didactic sequence;research activities |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 21-Sep-2017 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Citation: | Zão, Julia Maria Rezende. Construção de uma Proposta para o Ensino de Química Pautada na Problematização e na Reflexão Sobre o Papel da Experimentação. 2017. [76 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica - RJ] . |
Abstract: | Este trabalho apresenta uma proposta para o ensino de Química a partir da problematização da realidade dos alunos de uma escola situada no município de Japeri, região da baixada fluminense do Estado do Rio de Janeiro. A partir desta problemática são trabalhados conteúdos de ciências, dando ênfase aos conceitos de reação de combustão, e são desenvolvidas atividades experimentais de cunho investigativo. Para sustentar a discussão realizou-se em um primeiro momento um breve histórico sobre o Ensino de Ciências, dando ênfase especial ao período pós-república quando o ensino secundário no País começou a ser organizado, abordando alguns estudos que tratam da importância/sentido dada as disciplinas científicas, tanto no que se refere à carga horária curricular quanto às metodologias de ensino, que é expresso no Capítulo I. No capítulo II é apresentada uma pesquisa bibliográfica e de campo onde se analisou as tendências das pesquisas que abordam a Experimentação no Ensino de Ciências enquanto estratégia didática, procurando identificar através de entrevistas com professores de Ciências para o ensino fundamental, o significado dado a essas atividades didáticas. Os resultados obtidos sugerem a necessidade de mais investigações sobre as pesquisas que abordem a experimentação didática, em especial para o Ensino de Biologia e Química. Também enfatiza a necessidade de se incorporar aos programas dos cursos de formação inicial e continuada de professores, novas abordagens sobre essa estratégia didática a fim de se criar uma nova cultura e visão acerca do papel da experimentação no ensino de Ciências. No capítulo III é apresentada a metodologia para um projeto de pesquisa e de ensino na perspectiva problematizadora a partir das concepções freireanas de educação e dos três momentos pedagógicos. O trabalho resultou em uma proposta de sequência didática que tem como objetivo auxiliar os professores do ensino básico no desenvolvimento de atividades problematizadoras, que é apresentada no Capítulo IV. O caráter investigativo da proposta associado aos argumentos racionais oriundos das atividades experimentais deu conta da reelaboração conceitual, também denominada transposição didática, necessária ao ensino de Ciência/Química no contexto escolar, e implicou na transformação do conhecimento científico/químico em conhecimento escolar. |
Abstract: | This work presents a proposal for the teaching of Chemistry from the problematization of the reality of the students of a school located in the municipality of Japeri, in the state of Rio de Janeiro. From this problematic, science contents are worked on, emphasizing the concepts of combustion reaction, and experimental activities of an investigative nature are developed. In order to sustain the discussion, a brief history of the Teaching of Sciences was carried out, giving special emphasis to the post-republic period when the secondary education in the country began to be organized, addressing some studies that deal with the importance / scientific disciplines, both in terms of curricular hours and teaching methodologies, which is expressed in Chapter I. In chapter II we present a bibliographical and field research that analyzed the research trends that approach the Experimentation in Science Teaching as a didactic strategy, trying to identify through interviews with teachers of Sciences for elementary education, the meaning given to these activities didactic. The results suggest the need for more research on the researches that approach didactic experimentation, especially for the Teaching of Biology and Chemistry. It also emphasizes the need to incorporate new approaches to this didactic strategy into the initial and continuing teacher training programs in order to create a new culture and vision about the role of experimentation in science teaching. In chapter III the methodology for a research and teaching project in the problematizing perspective is presented, based on the Freireana conceptions of education and the three pedagogical moments. The work resulted in a proposal of a didactic sequence that aims to assist teachers of basic education in the development of problematizing activities, which is presented in Chapter IV. The investigative character of the proposal associated to the rational arguments derived from the experimental activities gave account of the conceptual re-elaboration, also called didactic transposition, necessary to the teaching of Science / Chemistry in the school context, and implied in the transformation of the scientific / chemical knowledge in school knowledge. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14956 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017 - Julia Maria Rezende Zão.pdf | 2017 - Julia Maria Rezende Zão | 2.11 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.