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dc.contributor.authorMarques, Felipe de Jesus Ribeiro
dc.date.accessioned2023-12-22T03:08:57Z-
dc.date.available2023-12-22T03:08:57Z-
dc.date.issued2019-04-29
dc.identifier.citationMARQUES, Felipe de Jesus Ribeiro. Arquitetando com alunos do ensino médio. Argumentos sobre quadriláteros em um ambiente virtual com GeoGebra. 2019. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14966-
dc.description.abstractO uso de ambiente de geometria dinâmica (AGD) pode favorecer a compreensão de conceitos matemáticos por meio da experimentação e investigação, e também pode auxiliar na elaboração e na construção de argumentos matemáticos. Todavia, sua utilização em situações que preconizem interações online ainda é pouco pesquisada na educação matemática brasileira. Esta pesquisa tem como foco trabalhar no ambiente Virtual Math Teams com GeoGebra (VMTcG) visando à análise de argumentos em atividades sobre quadriláteros por alunos do Ensino Médio de uma Escola Pública do Estado do Rio de Janeiro. As atividades foram implementadas no segundo semestre de 2017 em encontros online ocorridos semanalmente. Os dados foram coletados no próprio ambiente VMTcG, por meio de tabelas e planilhas ou pelo VMT player. Ao longo das interações notamos que os discentes tinham dificuldades em produzir justificativas, explicações e argumentos para fundamentar suas ideias. Foram observados quatro tipos de argumentos: informais, generalistas, não generalistas e condicionais. A valorização de cada um é importante para o entendimento diferenciado de conceitos e propriedades matemáticas. Para que isso ocorra precisamos ter cuidado na elaboração das atividades e de seus objetivos. É importante trabalhar em tarefas que valorizem os argumentos dos estudantes, pois estaremos estimulando um aprendizado mais dialógico, diferente de apenas memorizar propriedades. Como produto a dissertação gerou o material curricular online com a atividade pipa.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectArgumentaçãopor
dc.subjectQuadriláterospor
dc.subjectAmbiente de Geometria Dinâmicapor
dc.subjectVMTcGpor
dc.subjectArgumentationeng
dc.subjectQuadrilateralseng
dc.subjectDynamic Geometry Environmenteng
dc.titleArquitetando com alunos do ensino médio. Argumentos sobre quadriláteros em um ambiente virtual com GeoGebrapor
dc.title.alternativeArchitecting with high school students. Arguments about quadrants in a virtual environment with GeoGebrapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe use of a dynamic geometry environment (DGE) can favor the understanding of mathematical concepts through experimentation and investigation, and can also aid in the elaboration and construction of mathematical arguments. However, its use in situations that predict online interactions is still little researched in Brazilian mathematics education. This research aims to work in the Virtual Math Teams environment with GeoGebra (VMTcG) aiming at the analysis of arguments in activities on quadrilaterals by high school students of a Public School in the State of Rio de Janeiro. The activities were implemented in the second half of 2017 in weekly online meetings. The data were collected in the VMTcG environment itself, through tables and spreadsheets or through the VMT player. Throughout the interactions we noticed that the students had difficulties in producing justifications, explanations and arguments to base their ideas. Four types of arguments were observed: informal, generalist, non-generalist, and conditional. The valuation of each one is important for the differential understanding of mathematical concepts and properties. For this to occur we must be careful in the elaboration of activities and their objectives. It is important to work on tasks that value students' arguments, as we will be stimulating a more dialogic learning, different from just memorizing properties. As a educational material the dissertation generated an online curricular material with the kite task.eng
dc.contributor.advisor1Bairral, Marcelo Almeida
dc.contributor.advisor1IDCPF: 001.661.987-06por
dc.contributor.referee1Frant, Janete Bolite
dc.contributor.referee2Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira
dc.creator.IDCPF: 130.691.097-80por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3328882324047848por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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