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dc.contributor.authorLacerda, Arlen Pinheiro de
dc.date.accessioned2023-12-22T03:08:58Z-
dc.date.available2023-12-22T03:08:58Z-
dc.date.issued2019-03-27
dc.identifier.citationLACERDA, Arlen Pinheiro de. Estudo da função quadrática no GeoGebra: análise em uma turma de jovens e adultos, 2019. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14967-
dc.description.abstractEsta dissertação teve como objetivo explorar a potencialidade do GeoGebra para a aprendizagem de aspectos conceituais envolvidos no estudo da Função Quadrática. A intervenção pedagógica ocorreu em uma turma de EJA no CIEP 055 João Gregório Galindo, localizado em Angra dos Reis/RJ. A inovação foi realizada na própria prática docente e insere-se em um contexto no qual os alunos não tiveram oportunidade de seguir os estudos de forma regular, com idade e série indicada. Como formas de coleta de dados foram usados: diários de campo do professor-pesquisador, respostas dadas pelos participantes para as atividades, captura de telas, gravação em vídeo, registros fotográficos. As atividades foram elaboradas visando explorar e analisar relações entre coeficientes, discriminante, raízes e vértice da parábola. A fundamentação teórica pautou-se na abordagem instrumental, particularmente, na elucidação de relações entre os quatros polos (sujeitos, objeto, instrumento e outros sujeitos) do modelo das situações de atividades coletivas instrumentadas. A análise indica que a gênese instrumental pode ser uma ferramenta adequada para aprender o processo cognitivo de sujeitos estudando a função quadrática, pois desenvolveu novos esquemas de utilização que permitiram resolver as situações propostas. Especificamente, o uso do GeoGebra para estudar as funções quadráticas favoreceu a sua transformação de artefato em instrumento. Ou seja, a possibilidade de observar e analisar a representação gráfica da função quadrática, isto é a transformação do GeoGebra de artefato em instrumento. Como produto educacional a investigação gerou um caderno de atividades como GeoGebra para análise de relações entre coeficientes, discriminante, raízes e vértice de uma parábola.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFunção quadráticapor
dc.subjectGênese instrumentalpor
dc.subjectGeoGebrapor
dc.subjectEJApor
dc.subjectQuadratic functioneng
dc.subjectGenesis instrumentaleng
dc.titleEstudo da função quadrática no GeoGebra: análise em uma turma de jovens e adultospor
dc.title.alternativeStudy of the quadratic function in GeoGebra: analysis in a class of youths and adultseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis dissertation aimed to explore the potential of GeoGebra to learn the conceptual aspects involved in the study of the Quadratic Function. The pedagogical intervention occurred in an EJA class at CIEP 055 Joao Gregorio Galindo, located in Angra dos Reis (RJ). The innovation was carried out in the teaching practice itself and is inserted in a context in which the students did not have the opportunity to follow the studies in a regular way, with age and indicated series. As forms of data collection were used: teacher-researcher field diaries, responses to activities, screen capture, video recording, photographic records. The activities were elaborated to explore and analyze relations between coefficients, discriminant, roots and vertex of the parabola. The theoretical basis was based on the instrumental approach, particularly in the elucidation of relations between the four poles (subjects, object, instrument and other subjects) of the model of situations of collective activities implemented. The analysis indicates that instrumental genesis can be an adequate tool to study the cognitive process of subjects by studying the quadratic function, since it has developed new schemes of use that allowed it to solve the proposed situations. Particularly to the study of the quadratic function it is emphasized that the analyzed activity, in which GeoGebra was used, favored the transformation from artifact to instrument. That is, the possibility of observing the representation of the graph of the quadratic function in this environment of allowed dynamic geometry, in a way, to validate the previous knowledge of the students. As an educational product the research generated a workbook that aimed to explore the potential of GeoGebra to learn the conceptual aspects involved in the study of the Quadratic Function.eng
dc.contributor.advisor1Bairral, Marcelo Almeida
dc.contributor.advisor1ID001.661.987-06por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0159010164759435por
dc.contributor.referee1Bairral, Marcelo Almeida
dc.contributor.referee1ID001.661.987-06por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0159010164759435por
dc.contributor.referee2Powell, Arthur Belford
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3998471745530201por
dc.contributor.referee3Pinto, Gisela Maria da Fonseca
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3263886276740592por
dc.creator.ID073.947.697-12por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9746925431349536por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.relation.referencesALBUQUERQUE, L. O uso do programa GeoGebra no ensino de geometria plana de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental das escolas públicas estaduais do Paraná. Curitiba: Secretaria Estadual de Educação – SEED em parceria com a Universidade Federal do Paraná, Departamento de Matemática, do Setor de Ciências Exatas, 2008. ALMEIDA, A. &OLIVEIRA, H. (2009). O processo de gênese instrumental e a calculadora gráfica na aprendizagem de funções no 11.º ano. Quadrante, 19(1,2), 87-118. BRASIL. Constituição 1988: texto Constitucional de 5 de outubro de 1988 com as alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais nº 1/92 a 15/96 e Emendas constitucionais de Revisão nº 1 a 6/94. – Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 1996 CÓRIA-SABINI, Maria Aparecida. Fundamentos da Psicologia educacional. 4ªed. São Paulo: Editora Ática, 2000. DAMIANI, M. F. et al. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação (45), 57-67. 2013. 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dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
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