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Tipo do documento: Dissertação
Title: Evidenciando indícios de aprendizagem significativa: contribuições de uma organização sequencial didática sobre grupos sanguíneos em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental
Other Titles: Evidentiating signs of significant learning: contributions of a didactic sequential organization on blood groups in a class of the 8th year of Elementary School
Authors: Oleinik, Daniele da Costa Marçal
Orientador(a): Machado, Ligia Cristina Ferreira
Primeiro membro da banca: Machado, Lígia Cristina Ferreira
Segundo membro da banca: Oliveira, Luiza Alves de
Terceiro membro da banca: Vieira, Valéria da Silva
Keywords: educação científica;aprendizagem significativa em ciências;grupos sanguíneos;scientific education;significant learning in science;blood groups
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 12-Apr-2019
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: OLEINIK, Daniele da Costa Marçal. Evidenciando indícios de aprendizagem significativa: contribuições de uma organização sequencial didática sobre grupos sanguíneos em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental. 2019. 79 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
Abstract: O presente trabalho apresenta a pesquisa realizada no Mestrado Profissional de Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Ao se ensinar ciência, pretende-se construir significados para que, a partir deles os estudantes, enquanto sujeitos da aprendizagem, possam atuar na sociedade, desenvolvendo autonomia para tomar decisões de modo consciente e crítico quando no enfrentamento de diferentes situações/problemas coletivos ou individuais. Diante dessa perspectiva, esta pesquisa, tem como objetivo analise uma organização sequencial didática, com o tema Grupos Sanguíneos e o Sistema ABO, de modo a evidenciar indícios do processo de aprendizagem dos estudantes, como construção de significados em contexto de interações. O estudo fundamenta-se teoricamente em dois eixos principais de discussão; um primeiro, que trata da aprendizagem significativa de Ausubel (2003) e complementada pela proposta de Engajamento Disciplinar Produtivo de Engle e Conant (2002) e um segundo, inspirado no letramento científico que se realiza na articulação entre conceitos científicos escolares a questões e situações que se apresentam no cotidiano. A pesquisa foi realizada com estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental em uma Escola Pública Municipal, localizada em Porto Real, Rio de Janeiro, e assume a abordagem teórico-metodológica qualitativa, que se realiza através da observação participante, uma vez que a sala de aula é o espaço para a interação entre a pesquisadora (professora) e os estudantes. A coleta de dados se deu a partir de vídeo e áudio, gravações de toda a sequência didática e dos registros escritos dos estudantes de modo a capturar os indícios do processo de aprendizagem em curso. Também foi aplicado um questionário para se conhecer o perfil dos estudantes. Estes conjuntos de dados apresentam caráter predominantemente descritivo, tendo sido realizadas transcrições das interações discursivas que se deram ao longo das atividades viabilizando a definição de episódios, orientada por categorias inspiradas na matriz analítica de Mortimer e Scott (2002). As análises dos dados coletados evidenciaram indícios de um processo de aprendizagem significativo, envolvendo ampliação e aprofundamento de conceitos relacionados à temática – Grupos sanguíneos - a partir da ancoragem de novas ideias aos conhecimentos prévios mobilizados e identificados ao longo das interações que se realizaram entre a professora/pesquisadora e os estudantes. O estudo destaca a importância de uma metodologia de ensino a partir de uma sequência organizacional didática que, valendo-se de materiais potencialmente significativos, como vídeos e imagens, pode proporcionar um ensino mais prazeroso e dinâmico, favorecendo o engajamento dos estudantes nas atividades, dando lugar aos processos de aprendizagem efetivamente significativos. Como produto desta dissertação foi desenvolvido uma ferramenta tecnológica em forma de aplicativo que possibilita compartilhar a pesquisa e a troca de ideias entre os docentes.
Abstract: This paper presents the research carried out in the Master's degree in Science and Mathematics at the Federal Rural University of Rio de Janeiro. By teaching science, it intends building meanings that, from them , the students, while agents of knowledge, may act in the society, developing autonomy to take decisions in a conscious and critic way, when facing different collective or individual situations/problems. From this perspective, this research has the objective of analyzing a didactic sequential organization, as the theme Blood Groups and the ABO Blood Group System, as a way of emphasizing signs of the students’ knowledge process, as construction of meanings in a context of interaction. The study is based theoretically in two principal axis of discussion; the first treats of Ausubel’s (2003) significant learning and complemented by the Engle and Conant’s (2002) Productive Disciplinary Engagement proposal and; the second was inspired in the scientific literacy that realizes itself on the articulation between scholar’s scientific concepts to questions and situations that are present in the daily life. The research was realized with 8th grade students in a Municipal Public School, located in Porto Real, Rio de Janeiro and assumes the qualitative theoretical-methodological approach that is realized by the participant observation, once the classroom is a space of interaction between researcher (teacher) and the students. The data collection was given by video and audio records of all didactic sequence and written registers of students in a way of capturing the signs of the learning process in progress. It was also applied to a quiz to know the profile of the students. These set of data presents a predominant descriptive character, has been realized transcriptions of discursive interactions that occurred the activities enabling the definition of the episodes oriented by categories inspired in the analytical matrix of Mortimer and Scott (2002). The data analysis gathered emphasized signs of a significant learning process, involving enlargement and further development of concepts related to the thematic –Blood Groups – from the anchorage of new ideas to previous knowledges mobilized and identified during the interactions that were realized between the teacher/researcher and the students. The study highlights the importance of an organized teaching methodology from a didactic sequence that using many tools, using potentially meaningful materials such as videos and images, can provide a more pleasant and dynamic teaching, favoring students' engagement in the activities, giving rise to effectively meaningful learning processes. As a product of this dissertation, a technological tool was developed in the form of an application that allows the sharing of research and the exchange of ideas among teachers.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14970
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

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