Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14973
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorChaves, Valdicelia de Oliveira
dc.date.accessioned2023-12-22T03:08:59Z-
dc.date.available2023-12-22T03:08:59Z-
dc.date.issued2019-03-28
dc.identifier.citationCHAVES, Valdicélia de Oliveira. A utilização da rede social Facebook como ferramenta pedagógica no ensino de Biologia: uma aprendizagem colaborativa para o 1º ano do ensino médio. 2019. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14973-
dc.description.abstractO presente trabalho é uma pesquisa de natureza qualitativa, cujo foco é analisar a utilização da rede social Facebook como ferramenta pedagógica capaz de auxiliar os alunos do primeiro ano do ensino médio a uma aprendizagem colaborativa a atingirem as competências previstas no programa da disciplina de Biologia no país, por meio de um grupo de estudo no Facebook realizando atividades e promovendo interações colaborativas. A presente pesquisa on-line aconteceu em um espaço experimental, que para esse estudo foi o grupo no Facebook “Biologia, Curtindo e Aprendendo”, utilizado como um espaço virtual de aprendizagem para realização das atividades onde foi possível trabalhar diversos temas da disciplina de Biologia para o primeiro ano do Ensino Médio, além de explorar a linguagem através da escrita, imagens, vídeos e etc. As atividades foram elaboradas com embasamento no currículo mínimo elaborado pela Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e foram postadas semanalmente e sempre em concordância com a temática abordada em sala de aula. Concluímos com os achados da pesquisa durante o caminho percorrido em meio a algumas pedras que foram superadas, onde encontramos por meio da observação dos participantes, dados que foram produzidos a partir da interação no grupo de estudo no Facebook. Diante desse contexto, acreditamos que essa rede social pode ser explorada como ambiente virtual de aprendizagem e como um recurso pedagógico permitindo aos alunos desenvolver capacidades de pesquisa, análise, reflexão e avaliação crítica da informação de forma a torná-los membros ativos e mais participativos no processo de ensino e aprendizagem.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectEnsino de Biologiapor
dc.subjectFacebookpor
dc.subjectAprendizagem Colaborativapor
dc.subjectHigh Schooleng
dc.subjectBiology Teachingeng
dc.subjectCollaborative Learningeng
dc.titleA utilização da rede social Facebook como ferramenta pedagógica no ensino de Biologia: uma aprendizagem colaborativa para o 1º ano do ensino médiopor
dc.title.alternativeThe use of the Facebook social network as a pedagogical tool in teaching Biology: a collaborative learning for the 1st year of high schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present work is a qualitative research, whose focus is to analyze the use of the social network Facebook as a pedagogical tool able to help the students of the first year of high school to a collaborative learning to reach the competences foreseen in the program of the discipline of Biology in country, through a Facebook study group conducting activities and promoting collaborative interactions. The present online research took place in an experimental space, which for this study was the Facebook group "Biologia, Curtindo e Aprendendo", used as a virtual learning space for the accomplishment of activities where it was possible to work several themes of the discipline of Biology for the first year of high school, in addition to exploring language through writing, images, videos and so on. The activities were based on the minimum curriculum prepared by the State of Rio de Janeiro's Education Department and were posted weekly and always in accordance with the theme addressed in the classroom. We conclude with the findings of the research during the journey through some stones that were overcome, where we found through the observation of the participants, data that were produced from the interaction in the study group on Facebook. Given this context, we believe that this social network can be exploited as a virtual learning environment and as a pedagogical resource allowing students to develop research, analysis, reflection and critical evaluation of information in order to make them active and more participatory members in the teaching and learning process.eng
dc.contributor.advisor1Goulart, Silvia Moreira
dc.contributor.referee1Moraes, Marco Antonio de
dc.contributor.referee2Santos, Aline de Souza dos
dc.creator.IDCPF: 005.774.817-97por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1508688202096515por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.relation.referencesAUSUBEL, D. P.; NOVAK, J.; HANESIAN, H. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Editora Interamericana, 1980. AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982. ARRINGTON, M. 85% of College Students Use Facebook.TechCrunch, 7 de setembro de 2005. Disponível em: <http://www.techcrunch.com/2005/09/07/85-of-college-students-use-facebook> Acesso em: 02 de abril de 2017. BEHRENS, M. A; ALCÂNTARA, P. R; TORRES, P. L; MATOS, E. L. M. A Prática docente e as mídias educacionais: convergências e divergências. 1996. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/ am.pdf>. Acesso em: 29 de mar. 2017. BEHRENS, M. A. Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. In: MORAN, J. M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas – SP: Papirus, 2000. BOCK, A. M.; FURTADO, O.; TEXEIRA, M. L. Psicologias: Uma Introdução ao Estudo de Psicologia. Saraiva: São Paulo, 1999. BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2008. BRASIL. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Disponivel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm> acesso em 04 de set. 2017. ______. Ministério da Educação: Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias; volume 2. 135p. Brasília, 2006. ______. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Médio. Parecer CEB 15/98. 01/06/98. Brasília, 1998. ______. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares Nacionais. Brasília: MEC, SEMTEC, 1999. ______. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias./ Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília: MEC; SEMTEC, 2002. BROWN, J. From Friday to Sunday: The Hacker Ethic and Shifting Notions of Labour, Leisure and Intellectual Property. LeisureStudies, 27, 395-409, 2008. CORREIA, P. M. R,; MOREIRA, M. F. R. Novas formas de comunicação: história do Facebook - Uma história necessariamente breve. Revista Alceu - v. 14 - n.28 - p. 168 a 187 - jan./jun. 2014. COLL, C.; MARCHESI, A.; PALACIOS, J. (2004). Desenvolvimento Psicológico e Educação. Psicologia da Educação. Porto Alegre: ArtMed. 2000. COUTINHO, V. (2014). The Social Book. Tudo o que você precisa saber sobre o Facebook. Lisboa, Portugal: 2014. Conjuntura Actual Editora. COUTINHO, F. A; SOARES, A. G; BRAGA, S. A. M. Análise do valor didático de imagens presentes em livros de Biologia para o ensino médio. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, n. 3, 2010. CRUZ, J. M. O. Processo de ensino-aprendizagem na sociedade da informação. Educ. Soc., Campinas, v. 29, n. 105, p. 1023-1042, set. /dez. 2008. DENZIN, N.; LINCOLN, Y. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. DILLI, L. M. As implicações das teorias de Vygotsky para uma aprendizagem significativa. Revista Didática Sistêmica, Rio Grande do Sul, v. 8, jul/dez. 2008. Disponível em:< http://www.seer.furg.br/redsis/article/view/1227>. Acesso em: 05 jul. 2017. DIAS, P. Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para plataformas colaborativas. VII Congresso Iberoamericano de Informática Educativa. Disponível em: <http://www.niee.ufrgs.br/eventos/RIBIE/2004/plenaria/plen3-12.pdf> Acesso em 04.fev.2018. DUARTE, F.; FREI, K. Redes Urbanas. In: Duarte, Fábio; Quandt, Carlos; Souza, Queila. O Tempo Das Redes. Editora Perspectiva, 2008. FERREIRA, J. L.; CORRÊA, B. R. P. G.; TORRES, Patrícia Lupion. O uso pedagógico da rede social Facebook. In: TORRES, P. L.; WAGNER, P. R. Redes Sociais e Educação: desafios Contemporâneos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. Disponível em: http://www.ead.pucrs.br/ebook-ricesu, 2012. FERREIRA, Jacques de Lima; MACHADO, Mércia Freire Rocha Cordeiro; OMANOWSKI, Joana Paulin. A Rede Social Facebook na Formação continuada de Professores: uma possibilidade concreta. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau - SC, v.8, n.2, p.550-567, mai./ago. 2013. Disponível em: <http://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3608>. Acesso em: 29 jun. 2017. FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17ª Ed., Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1974. _______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. _______. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999. HOLMES, B.; TANGNEY, B.; FITSGIBBON, A.; SAVAGE, T. & MEHAN, S. Communal Constructivism: Students Construing Learning For as Well as With Others. Proceedings of the 12th International Society for Information Technology & Teacher Education. Disponivel em:<https://www.cs.tcd.ie/publications/techreports/reports.01/TCD-CS-2001-04.pdf>. Acesso em 22 jun. 2017. KEMP, S. Digital in 2016. Disponível em:< https://wearesocial.com/uk/special-reports/digital-in-2016>Acesso em 12.mar.2018. KRASILCHIK, M. O professor e o Currículo das Ciências. São Paulo: EPU: Editora da Universidade de São Paulo, 2004. KOSCHMANN, T. Paradigm shifts and instructional technology. In KOSCHMANN, T. (Ed.) Theory and practice of an emerging paradigm.Nahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates Inc., 1996. LEÃO, L. I. C. O Labirinto da Hipermídia: arquitetura e navegação no ciberespaço. FAPESP, São Paulo: Ed 2, 2001. LÉVY, P. Cibercultura. – São Paulo: Ed. 34, 2010. LISBÔA, E S; BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; COUTINHO, C. P. Conceitos Emergentes No Contexto Da Sociedade Da Informação: Um Contributo Teórico. Revista Paidéi@ -Revista Científica de Educação a Distância. Vol.2 – n.3 – JUL 2010 | ISSN 1982-6109. Disponívelem: <http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br/index.php?journal=paideia&page=article&op=view&path=159&path[=116> Acesso em 04 de fev.2018. LITTO, F.M.; FORMIGA, M.(Orgs). Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson, 2009. LOPES, J. Redes sociais. Disponível em< https://digartmedia.wordpress.com/2010/06/03/redes-sociais-3/>. Acesso em: 20 de Jul. 2017. LLORENS, F. C.; CAPDEFER, N. P. Posibilidades de la plataforma Facebook para elaprendizaje colaborativo en línea. Revista de Universidad y SociedaddelConocimiento. 2011, 8(2) p. 31-45. Disponível em: http://rusc.uoc.edu/ojs/index.php/rusc/article/view/v8n2-llorens-capdeferro/v8n2-llorenscapdeferro>. Acesso em 05 de jan. 2017. LUDKE, M. & ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Ed. Pedagógica e Universitária, 1986. MATTAR, J. Web 2.0 e Redes Sociais na Educação. São Paulo: Artesanato Educacional, 2013. MACEDO, F. O. Music.myspace.com: uma análise da relação entre as redes sociais da internet e a cibercultura. Rio de Janeiro: UFRJ/ECO, 2008. MENDES, C. M. A pesquisa online: potencialidades da pesquisa qualitativa no ambiente virtual. hipertextus revista digital, Minas Gerais, v. 2, p. 1-9, janeiro 2009. MINHOTO, P.; MEIRINHOS, M.. O Facebook como plataforma de suporte à aprendizagem de Biologia. Bragança, 2011. Disponivel em: <https://comunidade.ese.ipb.pt/ieTIC>. Acesso em: 04 mar. 2017. MINHOTO, P. M. L. V. A utilização do Facebook como suporte à aprendizagem da biologia: estudo de caso numa turma do 12º ano. 2012. 122f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências) – Instituto Politécnico de Bragança, Bragança, Portugal.2012. MORATORI, P. B.Por que Utilizar Jogos Educativos No processo de Ensino e Aprendizagem. Dissertação de Mestrado, NCE/UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.2003. 33p. MORAN, J. M. O vídeo na sala de aula. Artigo publicado na revista Comunicação e Educação. São Paulo, ECA-Ed. Moderna, 1995. p. 27 a 35. MOREIRA, M. A.; MASINI, E. A. S. (1982) Aprendizagem significativa: a teoria de aprendizagem de David Ausubel. São Paulo: Editora Moraes. 112 p. MOREIRA, M. A.; Mapas Conceituais como Instrumentos para Promover a Diferenciação Conceitual Progressiva e a Reconciliação Integrativa. Ciência e Cultura, 32, v. 4: 474-479, 1980. OLIVEIRA, C.; MOURA, S. P. Tic’s na educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. Periódicos PUC Minas. v. 3 n 1. 2015. Disponível em: Acesso em: 27 set. 2017. PELIZZARI, A.; KRIEGL, M.L.; BARON, M.P.; FINCK, N.T.L.; DOROCINSKI, S.I. Teoria Da Aprendizagem Significativa Segundo Ausubel. Rev. PEC, Curitiba, v.2, n.1, p.37-42, jul.2001-jul. 2002. PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000. PHILLIPS, S. A Brief History of Facebook. The Guardian, 25 de julho de 2007. Disponível em:<https://www.theguardian.com/technology/2007/jul/25/media. newmedia?INTCMP=SRCH>. Acesso em: 13 de abril de 2017. POZO, J. I. & CRESPO, G. M. A. Aprender y Enseñar Ciencia. Editora Morata, Madrid/ESP. 1998. RAMIRO, A. Z.; MEDEIROS L. M.; LIMA, A.L. S.; SILVA, J. S. O potencial da rede social Facebook no apoio e mediação das aulas de Biologia do 1º ano do Ensino Médio Politécnico da Escola Estadual de Educação Básica Leopoldo Ost. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental Santa Maria, v. 19, n. 3, set-dez. 2015, p. 681-689. RECUERO, R. Teoria das Redes e redes sociais na internet: considerações sobre o Orkut, os Weblogs e os Fotologs. In: IV Encontro dos Núcleos de Pesquisa da XXVII INTERCOM. Porto Alegre, 2004. RIBEIRO, J. C.; AYRES, M. Breves comentários sobre a análise de conversações em sites de redes sociais. In: PORTO, C.; SANTOS, E.; (ORGS.) Facebook e Educação: publicar, curtir, compartilhar. Campina Grande - PB: eduepb, 2014. p. 199-220. REGO, T C. Vygotsky - Uma Perspectiva Histórico-cultural da Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. SANTAELLA, L. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013. SANTOS, E. Educação online: cibercultura e pesquisa formação na prática docente. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2005. SILVEIRA, S. A.Convergência digital, diversidade cultural e esfera pública.In: PRETTO, N. L.; SILVEIRA, S. A. (Orgs.) Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder. Salvador: EDUFBA, 2008. p. 31-50. SILVA, M. Sala de Aula Interativa: a educação presencial e a distância em sitonia com a era digital e com a cidadania. INTERCOM, Campo Grande, 2001. SPYER, J.; FERLA, L. A.; PAIVA, M. e AMORIM, F. (orgs). Tudo o que você precisa saber sobre o Twitter. 2009. Disponível em http://www.talk2.com.br/debate/talk-show-sobre-o-twitter/. Acesso em 29. Mar.2018. SOUZA, R. R.: Aprendizagem Colaborativa em Comunidades Virtuais. Dissertação de Mestrado, Florianópolis: UFSC, 2000, 106f. TABAK, A. Hundreds Register for New Facebook Website. The Harvard Crimson, 9 de fevereiro de 2004. Disponível em: Acesso em: 07 de abril de 2017. TORRES, P. L.; ALCÂNTARA, P. R.; IRALA, E. A. F. Grupos de consenso: uma proposta de aprendizagem colaborativa para o processo de ensino-aprendizagem. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n.13, p. 129-145, 2004. TORRES, T., AMARAL, S. Aprendizagem Colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos. ETD – Educação Temática, 2011. Disponível http://www.fe.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/viewArticle/2281 >Acesso em 11 de Abril de 2017. TORRES, P L. ALCANTARA, P R. IRALA, E A F. Uma Proposta de Aprendizagem Colaborativa para o Processo Ensino Aprendizagem. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v.4, n.13, p.129-145, set./dez.2004. Disponível em: <http://redalyc.uaemex.mx/src/inicio /ArtPdfRed.jsp?iCve=189117791011. ISSN 1518-3483>.Acesso em 04.fev.2018 UNESCO. Educação Para Todos: O compromisso de Dakar. Brasília: UNESCO, CONSED, Ação Educativa, 2001. VYGOTSKY, L. S.Pensamento e linguagem. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991. _______. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6ª.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998. WILSON, R.; GOSLING, S. e GRAHAM, L. A Review of Facebook Research in the Social Sciences. Perspectives on Psychological Science, 7 (3), 203-220, 2012. ZEEVI, D. The Ultimate History of Facebook [INFOGRAPHIC].Socialmedia Today, 25 de fevereiro de 2013. Disponível em: Acesso em: 13 de abril de 2017.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/67629/2019%20-%20Valdic%c3%a9lia%20de%20Oliveira%20Chaves.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5258
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2021-11-23T19:26:20Z No. of bitstreams: 1 2019 - Valdicélia de Oliveira Chaves.pdf: 2712476 bytes, checksum: 998f9f496ead29b353a0a0c281ef413d (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-23T19:26:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Valdicélia de Oliveira Chaves.pdf: 2712476 bytes, checksum: 998f9f496ead29b353a0a0c281ef413d (MD5) Previous issue date: 2019-03-28eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Valdicélia de Oliveira Chaves.pdf2.65 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.