Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14973
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A utilização da rede social Facebook como ferramenta pedagógica no ensino de Biologia: uma aprendizagem colaborativa para o 1º ano do ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | The use of the Facebook social network as a pedagogical tool in teaching Biology: a collaborative learning for the 1st year of high school |
Autor(es): | Chaves, Valdicelia de Oliveira |
Orientador(a): | Goulart, Silvia Moreira |
Primeiro membro da banca: | Moraes, Marco Antonio de |
Segundo membro da banca: | Santos, Aline de Souza dos |
Palavras-chave: | Ensino Médio;Ensino de Biologia;Facebook;Aprendizagem Colaborativa;High School;Biology Teaching;Collaborative Learning |
Área(s) do CNPq: | Educação Matemática |
Idioma: | por |
Data do documento: | 28-Mar-2019 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Citação: | CHAVES, Valdicélia de Oliveira. A utilização da rede social Facebook como ferramenta pedagógica no ensino de Biologia: uma aprendizagem colaborativa para o 1º ano do ensino médio. 2019. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019. |
Resumo: | O presente trabalho é uma pesquisa de natureza qualitativa, cujo foco é analisar a utilização da rede social Facebook como ferramenta pedagógica capaz de auxiliar os alunos do primeiro ano do ensino médio a uma aprendizagem colaborativa a atingirem as competências previstas no programa da disciplina de Biologia no país, por meio de um grupo de estudo no Facebook realizando atividades e promovendo interações colaborativas. A presente pesquisa on-line aconteceu em um espaço experimental, que para esse estudo foi o grupo no Facebook “Biologia, Curtindo e Aprendendo”, utilizado como um espaço virtual de aprendizagem para realização das atividades onde foi possível trabalhar diversos temas da disciplina de Biologia para o primeiro ano do Ensino Médio, além de explorar a linguagem através da escrita, imagens, vídeos e etc. As atividades foram elaboradas com embasamento no currículo mínimo elaborado pela Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e foram postadas semanalmente e sempre em concordância com a temática abordada em sala de aula. Concluímos com os achados da pesquisa durante o caminho percorrido em meio a algumas pedras que foram superadas, onde encontramos por meio da observação dos participantes, dados que foram produzidos a partir da interação no grupo de estudo no Facebook. Diante desse contexto, acreditamos que essa rede social pode ser explorada como ambiente virtual de aprendizagem e como um recurso pedagógico permitindo aos alunos desenvolver capacidades de pesquisa, análise, reflexão e avaliação crítica da informação de forma a torná-los membros ativos e mais participativos no processo de ensino e aprendizagem. |
Abstract: | The present work is a qualitative research, whose focus is to analyze the use of the social network Facebook as a pedagogical tool able to help the students of the first year of high school to a collaborative learning to reach the competences foreseen in the program of the discipline of Biology in country, through a Facebook study group conducting activities and promoting collaborative interactions. The present online research took place in an experimental space, which for this study was the Facebook group "Biologia, Curtindo e Aprendendo", used as a virtual learning space for the accomplishment of activities where it was possible to work several themes of the discipline of Biology for the first year of high school, in addition to exploring language through writing, images, videos and so on. The activities were based on the minimum curriculum prepared by the State of Rio de Janeiro's Education Department and were posted weekly and always in accordance with the theme addressed in the classroom. We conclude with the findings of the research during the journey through some stones that were overcome, where we found through the observation of the participants, data that were produced from the interaction in the study group on Facebook. Given this context, we believe that this social network can be exploited as a virtual learning environment and as a pedagogical resource allowing students to develop research, analysis, reflection and critical evaluation of information in order to make them active and more participatory members in the teaching and learning process. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14973 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019 - Valdicélia de Oliveira Chaves.pdf | 2.65 MB | Adobe PDF | Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.