Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14980
Tipo do documento: Dissertação
Title: Reflexões sobre o surgimento do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no âmbito do Consórcio do Centro de Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro (CEDERJ) com a contribuição de mapas conceituais
Other Titles: Reflections on the emergence of the Licentiate in Biological Sciences course under the Consortium of the Center for Higher Distance Education of Rio de Janeiro (CEDERJ) with the contribution of conceptual maps
Authors: Lã, Roberta Barra Pimentel
Orientador(a): Tavares, Daniele Aparecida Lima
Primeiro membro da banca: Tavares, Daniele Aparecida de Lima
Segundo membro da banca: Azevedo, Maicon Jeferson
Terceiro membro da banca: Moraes, Marco Antônio de
Quarto membro da banca: Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira
Keywords: Formação de professores de Ciências Biológicas;EaD;estudo do currículo e mapas conceituais;Teacher training in Biological Sciences;curriculum study and conceptual maps
Área(s) do CNPq: Ensino de Ciências e Matemática
Idioma: por
Issue Date: 1-Jun-2017
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: LÃ, Roberta Barra Pimentel. Reflexões sobre o surgimento do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no âmbito do Consórcio do Centro de Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro (CEDERJ) com a contribuição de mapas conceituais. 2017. 104 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática). Instituto de Educação, Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2017.
Abstract: Este trabalho é parte integrante da pesquisa realizada no âmbito do programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEduCIMAT) da UFRRJ e tem como objetivo compreender os elementos que sustentaram o surgimento, a viabilidade e a manutenção do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro (CEDERJ) no período de 2002 a 2015. Neste sentido, a compreensão dos aspectos legais e os discursos travados na comunidade acadêmica foi central na reflexão a respeito do surgimento deste curso no ano de 2002, indicando possibilidades outras para a formação docente em Ciências Biológicas. Além disso, situar a EaD como política pública curricular e mergulhar neste campo de análise, o currículo, levou-nos a compreender as disputas assimétricas de poder, as disputas representadas não só na constituição de um curso de formação de professores, como no campo que o constitui e o legitima. Deste modo, a pesquisa de cunho qualitativo, orientada a partir dos referenciais dos estudos sócios-históricos do currículo, das políticas educacionais e curriculares, e da historiografia, especificamente da Nova História, analisou documentos escritos (matrizes, ementas curriculares, projetos pedagógicos, entre outros) e entrevistas (com diferentes atores do curso de Biologia do consórcio CEDERJ), e identificou que os elementos que sustentaram o surgimento, a viabilidade e a manutenção do curso, se deram a partir do diálogo contínuo entre seus decisores e articuladores para construção de uma proposta curricular de perfil consorciado, isto é, mobilizada pelas diferentes universidades que compõem o consórcio CEDERJ. Durante este estudo, foram construídos mapas conceituais (MC). A argumentação para sua utilização foi sustentada na caracterização dos MC como metodologia que ajuda na compreensão de uma proposta curricular alicerçada por um sistema consorciado, sustentado por universidades articuladas. Deste modo, o MC permitiu a compreensão dessa articulação como uma nova maneira de perceber as relações assimétricas de poder. Sendo assim, sua contribuição permitiu esta pesquisa transitar através de uma escala mesoanalítica na construção deste trabalho. Nessa pesquisa um dos elementos que sustentou esse projeto de EaD para formação de professores, foi seu contexto político social marcado por parcerias e lideranças políticas, bem como a participação de pessoas que ocupavam posições estratégicas, por transitarem ora no ambiente acadêmico das universidades consorciadas, ora no espaço político de influências e decisões. Este fato foi importante em um momento que o projeto de EaD não apresentava eco nos discursos dos acadêmicos do Estado do Rio de Janeiro. Com relação à proposta curricular do curso em questão, foi identificada alterações curriculares entre a matriz inicial (2002) e sua matriz de 2013, que ampliou a atuação do egresso do curso –a partir da resolução do Conselho Federal de Biologia, agora o diplomado, pode atuar na área de Meio Ambiente, além de atuar como docente – modificando assim o perfil do egresso. Cabe destacar os discentes, os protagonistas que pressionaram a instituição para tal mudança. Deste modo, apesar do discurso dos articuladores do curso procurar estar afastado do bacharelado, evitando estar relacionado com as disputas entre licenciatura e bacharelado, a pressão dos egressos e a mudança do perfil destes aproximam o curso destes debates.
Abstract: This work is an integral part of the research carried out under the Postgraduate Program in Science and Mathematics Education (PPGEduCIMAT) of UFRRJ and it aims to understand the elements that underpinned the emergence, viability and maintenance of the degree course in Science (CEDERJ) in the period from 2002 to 2015. In this sense, the understanding of the legal aspects and the speeches held in the academic community was central to the reflection regarding the appearance of this course in the year of 2002, indicating other possibilities for teacher education in Biological Sciences. In addition, placing EaD as a public politic and immersing in this field of analysis, the curriculum, led us to understand the asymmetric disputes of power, the disputes represented not only in the constitution of a teacher training course, but also in the field that it constitutes and legitimizes it. A qualitative research based on the curricula social historical studies - educational politics and historiography, specifically “New History”. Written documents (matrices, curriculum syllabus, pedagogical projects, among others), and oral interviews (with different actors of the Biology Course of the CEDERJ consortium) were analyzed and were identified the elements that supported the emergence, the viability and the maintenance of the course. I was done based on the continuous dialogue between its decision-makers and articulators to build a curriculum proposal of a consortium profile, they were mobilized by the different universities that composed the CEDERJ consortium. During this study, conceptual maps were constructed. The reasoning for its use were supported in the characterization of MC as a methodology that helps in the understanding of a curricular proposal based on a consortium system, supported by articulated universities. In this way, the MC allowed the understanding of this articulation as a new way of perceiving the asymmetric relations of power. Thus, its contribution allowed this research to transit through a mesoanalytical scale in the construction of this work. In this research, one of the elements that underpinned this EaD project for teacher training was its social political context marked by partnerships and political leaderships, as well as the participation of people who occupied strategic positions, for moving now in the academic environment of the consortium universities, now in the political space of influences and decisions. This fact was important in a moment that the project of EaD did not echo in the speeches of the academics of the state of Rio de Janeiro. With respect to the curriculum proposal for the course in question it was identified that curricular changes between the generating matrix and its resulting matrix in the year of 2013, which extended the performance of the egress of the course, previously a teaching graduate, as of the resolution of the Federal Council of Biology. Now, the graduate can act in the area of Environment - thus changing the profile of the egress. It is worth highlighting of the students, the protagonists who pressed the institution for such a change. Thus, although the discourse of the articulators of the course tries to be away from the baccalaureate, avoiding to relate it to the disputes between teacher training and baccalaureate, the pressure of the graduates and the change of the profile of this approach the course of these debates.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14980
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Roberta Barra Pimentel Lã.pdfDocumento principal5.43 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.