Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14986
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Paula, Ednara Alves da Silva | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:09:04Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:09:04Z | - |
dc.date.issued | 2020-04-29 | |
dc.identifier.citation | PAULA, Ednara Alves da Silva. Geometria espacial: a aprendizagem através de diferentes recursos didáticos. 2020. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14986 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo apresentar um possível caminho para o desenvolvimento da habilidade de visualização, bem como, verificar de que forma esses recursos podem ajudar no desenvolvimento do pensamento geométrico espacial no Ensino Médio, numa perspectiva de aprendizagem significativa. Considerando que a habilidade de visualização é o ponto de partida para o processo de ensino e aprendizagem de geometria, propomos apoios didáticos em materiais manipulativos concretos (sólidos geométricos) e virtuais (GeoGebra 3D), buscando trabalhar também dentro de um contexto interdisciplinar com Artes e História, desenvolvemos atividades utilizando artes geométricas, para revisar conceitos de Geometria Plana, e atividades baseadas na construção de maquetes, sendo inspiradas nas obras de Oscar Niemeyer. O presente trabalho foi desenvolvido com alunos de uma turma de 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual João Kopke em Engenheiro Paulo de Frontin (RJ), e observamos que o uso de maquetes e artes geométricas trouxeram significado para o estudo da Geometria, que a manipulação dos sólidos geométricos auxiliou no desenvolvimento da visualização, bem como, o GeoGebra, trazendo inovação e estimulando os alunos a aprendizagem. Foi elaborada uma sequência didática como produto dessa pesquisa, com atividades diversificadas lançando mão dos recursos utilizados nesse trabalho, porém passando por alguns ajustes | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Geometria espacial | por |
dc.subject | Recursos didáticos | por |
dc.subject | Visualização | por |
dc.subject | Spatial geometry | eng |
dc.subject | Didactic resources | eng |
dc.subject | Visualization | eng |
dc.title | Geometria espacial: a aprendizagem através de diferentes recursos didáticos | por |
dc.title.alternative | Spatial geometry: Learning through different didactic resources | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This research aims to present a possible path for the development of visualization skills, as well as to verify how these resources can help in the development of spatial geometric thinking in high school, in a perspective of significant learning. Considering that the visualization skill is the starting point for the teaching and learning process of geometry, we propose didactic support in concrete (geometric solids) and virtual (GeoGebra 3D) manipulative materials, also seeking to work within an interdisciplinary context with Arts and History, we develop activities using geometric arts, to review concepts of Flat Geometry, and activities based on the construction of models, being inspired by the works of Oscar Niemeyer. The present work was developed with students from a 2nd year high school class at Colégio Estadual João Kopke in Engenheiro Paulo de Frontin (RJ), and we observed that the use of models and geometric arts brought meaning to the study of Geometry, which the manipulation of geometric solids helped in the development of visualization, as well as, GeoGebra, bringing innovation and encouraging students to learn. A didactic sequence was elaborated as a product of this research, with diversified activities making use of the resources used in this work, however undergoing some adjustments | eng |
dc.contributor.advisor1 | Vieira, Bruno Matos | |
dc.contributor.advisor1ID | 053.379.037-99 | por |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-3445-0873 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1816191758677900 | por |
dc.contributor.referee1 | Vieira, Bruno Matos | |
dc.contributor.referee1ID | 053.379.037-99 | por |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-3445-0873 | por |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1816191758677900 | por |
dc.contributor.referee2 | Bairral, Marcelo Almeida | |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-5432-9261 | por |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0159010164759435 | por |
dc.contributor.referee3 | Fonseca, Juliane Figueiredo | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9493364448328690 | por |
dc.creator.ID | 058.015.587-05 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8507087349494374 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.relation.references | ALMOULOUD, S. A.; COUTINHO, C. Q. S.; Engenharia Didática: características e seus usos em trabalhos apresentados no GT -19/ ANPEd. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v.3, n.1, p. 62-77, 2008. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2008v3n1p62> . Acesso em 20 Fev. 2019. ARCAVI, A. The role of visual representations in the leaning of matthematics. Educational Studies in Mathematics, p.215-241, 2003. ARTIGUE, M. Ingénierie Didactique. Recherches em Didactique des Mathématiques, Grenoble, v.9, n.3, p. 281-308, 1988. ARTIGUE, M. Engenharia didáctica. In: BRUN, J (Org.). Didáctica das matemáticas. Tradução de Maria José Figueiredo. Lisboa: Instituto Piaget, 1996. p.193-217. BAIRRAL, M.A. Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação e Educação Matemática. 2º Edição. Seropédica: Edur, 2012. BAIRRAL, M.A.; OLIVEIRA, G.W.B.; IZAR, S.B.; Potencializando a visualização Geométrica em aulas com recursos dinâmicos e interativos. Revista Digital Formação em Diálogo. Rio de Janeiro, v.2, n.2, p.49-60, jun. 2019. Disponível em: < https://revistadigitalformacaoemdialogo.blogspot.com/ >. Acesso em 10 Jul. 2019 BIEMBENGUT, M.S.; HEIN, N. Modelagem Matemática no Ensino. São Paulo: Contexto, 2019. BORSOI, C. GeoGebra 3D no Ensino Médio: uma possibilidade para a aprendizagem da Geometria Espacial. 2016. 158 p. Dissertação (Mestrado em Ensino da Matemática), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS. 2016. BURIOL, M.C.; MACEDO, A.C.; SILVA, J.A. Usando Smartphone e Realidade aumentada para estudar Geometria Espacial. Revista Renote: Novas Tecnologias na Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v.14, n.2, 2016. COLINVAUX, D. Aprendizagem: as questões de sempre, a pesquisa e à docência. Ciência em tela, Rio de Janeiro. v.1, nº 1, p. 1-11, 2008. Disponível em: <http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/volume1/pesquisa_em_ensino.html>.Acesso em 05 Fev. 2018. COLL, C. Aprendizagem Escolar e Construção do Conhecimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002. COSTA, C.: Visualização, veículo para a educação em geometria. In: SARAIVA, M; COELHO, I.; MATOS, J. (Org(s), Ed(1). Ensino e Aprendizagem de Geometria. Lisboa, Portugal Editora, 2002. p. 157-184. FAINGUELERT, E.K. Educação matemática: representação e construção em geometria. Porto Alegre: Artmed, 1999. 87 FAINGUELERT, E.K; NUNES, K.R.A. Fazendo Arte com a Matemática. 2ª Edição. Porto Alegre: Artmed, 2015. FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: Um projeto em parceria. 5ª Edição. São Paulo: Edições Loyola, 2002. GUTIÉRREZ, A. Visualization in 3 – dimensional geometry: in search of a framework. In L. Puig e Gutierrez (Eds.), Proceedings of 20th PME conference (Vol. 3, pp 19-26), Valencia: Universitat de València, Dept. de Didàctica de la Matemática, 1996. HENRIQUE, M. P. GeoGebra no Clique e na Palma das Mãos: Contribuições de uma Dinâmica de Aula para Construção de Conceitos Geométricos com Alunos do Ensino Fundamental. 2017. 108 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática), Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2017. KALEFF, A.M.M.R. Vendo e entendendo poliedros: Do desenho ao cálculo do volume através de quebra-cabeças geométricos e outros materiais concretos. Niterói: EdUFF, 2003 KALEFF, A. M. M. R. Vendo com as mãos, olhos e mente: Recursos didáticos para laboratório e museu de educação matemática inclusiva do aluno com deficiência visual. Niterói: CEAD/UFF. 2016. KALEFF, A. M. M. R. Tópicos em Ensino de Geometria: A Sala de Aula Frente ao Laboratório de Ensino e à História da Geometria. 2ª Ed. Niterói: CEAD/UFF. 2016. LEIVAS, J.C.P. Imaginação, intuição e visualização: a riqueza de possibilidades da abordagem geométrica no currículo de cursos de licenciatura de matemática. 287 p. Tese (Programa de PósGraduação do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná), Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR. 2009. LEIVAS, J.C.P.; OLIVEIRA, M.T. Visualização e Representação Geométrica com suporte na Teoria de Van Hiele. Revista de Centro de Ciências Naturais e Exatas – UFSM, v. 39, n.1, p. 108-117, 2017. MASETTO, M.T. Competência pedagógica do professor universitário. 2ª Edição. São Paulo: Summus, 2012. MASETTO, M. T. Inovação na aula universitária: espaço de pesquisa, construção de conhecimento interdisciplinar, espaço de aprendizagem e tecnologias de comunicação. Perspectiva, Florianópolis, v. 29, n.2, p. 597-620, jul/dez. 2011. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2011v29n2p597>. Acesso em: 27 jan. 2020. OLIVEIRA, G.W. B. Épura ao vídeo: desenvolvimento e uso de um aplicativo para o trabalho com geometria descritiva. 2016. 109 p. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares), Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2016. 88 PAULA, E.A.S.; SAMPAIO, R.C. O desenvolvimento do pensamento e da linguagem geométrica com o auxílio do GeoGebra e material concreto. Seminário Nacional de Linguagem e Educação Matemática, Rio de Janeiro, dez. 2018. PONTE, J.P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações Matemáticas na sala de aula. Coleção Tendências em Educação Matemática. V.7. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. PRESMEG, N. Research on Visualization in Learning and Teaching Mathematics. In A. Gutiérrez, & P. Boero (Eds.), Handbook of Research on the Psychology of Mathematics Education: Past, Present and Future (pp. 205-236), jan. 2006. Disponível em: <https://brill.com/view/book/edcoll/9789087901127/BP000009.xml> Acesso em: 15 de jun 2018 SANTOS, E. O. WEBER, A. Educação e cibercultura: aprendizagem ubíqua no currículo da disciplina didática. Revista Diálogo Educacional (PUCPR), v.13, p.285-303,2013. Disponível em: <http://www2.pucpr.br/reol/index.php/dialogo?dd1=7646&dd99=view> . Acesso em: 15 Dez. 2017. SETTIMY, T.F.O. Visualização em sala de aula utilizando recursos didáticos variados. 2018. 122 p. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares), Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2018. SOUZA, L. A. Uma Proposta para o Ensino da Geometria Espacial Usando o Geogebra 3D. 2014. f. 66. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. VIDALETTI, B.B.V. Ensino e aprendizagem da Geometria Espacial a partir da manipulação de sólidos. 2009. 107 p. Dissertação (Mestrado Profissionalizante no Ensino de Ciências Exatas), Centro Universitário Univates, Lajeado, 2009. | por |
dc.subject.cnpq | Matemática | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/71440/2020%20-%20Ednara%20Alves%20da%20Silva%20Paula.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6144 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2022-12-16T11:08:56Z No. of bitstreams: 1 2020 - Ednara Alves da Silva Paula.pdf: 6507334 bytes, checksum: 2328aa6006042477a21d0fe06087d1a8 (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2022-12-16T11:08:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Ednara Alves da Silva Paula.pdf: 6507334 bytes, checksum: 2328aa6006042477a21d0fe06087d1a8 (MD5) Previous issue date: 2020-04-29 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020 - Ednara Alves da Silva Paula.pdf | 2020 - Ednara Alves da Silva Paula | 6.35 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.