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dc.contributor.authorPaula, Ednara Alves da Silva
dc.date.accessioned2023-12-22T03:09:04Z-
dc.date.available2023-12-22T03:09:04Z-
dc.date.issued2020-04-29
dc.identifier.citationPAULA, Ednara Alves da Silva. Geometria espacial: a aprendizagem através de diferentes recursos didáticos. 2020. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14986-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo apresentar um possível caminho para o desenvolvimento da habilidade de visualização, bem como, verificar de que forma esses recursos podem ajudar no desenvolvimento do pensamento geométrico espacial no Ensino Médio, numa perspectiva de aprendizagem significativa. Considerando que a habilidade de visualização é o ponto de partida para o processo de ensino e aprendizagem de geometria, propomos apoios didáticos em materiais manipulativos concretos (sólidos geométricos) e virtuais (GeoGebra 3D), buscando trabalhar também dentro de um contexto interdisciplinar com Artes e História, desenvolvemos atividades utilizando artes geométricas, para revisar conceitos de Geometria Plana, e atividades baseadas na construção de maquetes, sendo inspiradas nas obras de Oscar Niemeyer. O presente trabalho foi desenvolvido com alunos de uma turma de 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual João Kopke em Engenheiro Paulo de Frontin (RJ), e observamos que o uso de maquetes e artes geométricas trouxeram significado para o estudo da Geometria, que a manipulação dos sólidos geométricos auxiliou no desenvolvimento da visualização, bem como, o GeoGebra, trazendo inovação e estimulando os alunos a aprendizagem. Foi elaborada uma sequência didática como produto dessa pesquisa, com atividades diversificadas lançando mão dos recursos utilizados nesse trabalho, porém passando por alguns ajustespor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGeometria espacialpor
dc.subjectRecursos didáticospor
dc.subjectVisualizaçãopor
dc.subjectSpatial geometryeng
dc.subjectDidactic resourceseng
dc.subjectVisualizationeng
dc.titleGeometria espacial: a aprendizagem através de diferentes recursos didáticospor
dc.title.alternativeSpatial geometry: Learning through different didactic resourceseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research aims to present a possible path for the development of visualization skills, as well as to verify how these resources can help in the development of spatial geometric thinking in high school, in a perspective of significant learning. Considering that the visualization skill is the starting point for the teaching and learning process of geometry, we propose didactic support in concrete (geometric solids) and virtual (GeoGebra 3D) manipulative materials, also seeking to work within an interdisciplinary context with Arts and History, we develop activities using geometric arts, to review concepts of Flat Geometry, and activities based on the construction of models, being inspired by the works of Oscar Niemeyer. The present work was developed with students from a 2nd year high school class at Colégio Estadual João Kopke in Engenheiro Paulo de Frontin (RJ), and we observed that the use of models and geometric arts brought meaning to the study of Geometry, which the manipulation of geometric solids helped in the development of visualization, as well as, GeoGebra, bringing innovation and encouraging students to learn. A didactic sequence was elaborated as a product of this research, with diversified activities making use of the resources used in this work, however undergoing some adjustmentseng
dc.contributor.advisor1Vieira, Bruno Matos
dc.contributor.advisor1ID053.379.037-99por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3445-0873por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1816191758677900por
dc.contributor.referee1Vieira, Bruno Matos
dc.contributor.referee1ID053.379.037-99por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3445-0873por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1816191758677900por
dc.contributor.referee2Bairral, Marcelo Almeida
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-5432-9261por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0159010164759435por
dc.contributor.referee3Fonseca, Juliane Figueiredo
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9493364448328690por
dc.creator.ID058.015.587-05por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8507087349494374por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
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dc.subject.cnpqMatemáticapor
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Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

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