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dc.contributor.authorNascimento, Isabela Alcantara do
dc.date.accessioned2023-12-22T03:09:05Z-
dc.date.available2023-12-22T03:09:05Z-
dc.date.issued2020-03-25
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Isabela Alcantara do. Um caso particular de números irracionais estudado por licenciandos de matemática. 2020.97 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14988-
dc.description.abstractDe um modo geral a abordagem dos números irracionais durante os anos escolares na Educação Básica se restringe a alguns poucos exemplos, geralmente são apresentadas as raízes dos números dois e três (√2 e √3 ), e o número pi (𝜋). Neste projeto, visamos a realização de uma pesquisa sobre alguns outros números representados na forma de radicais √𝑛, sendo n ∈ N. Analisamos as produções realizadas e discutidas por estudantes de um curso de licenciatura em Matemática de uma Universidade Federal da Baixada Fluminense. Os procedimentos metodológicos da pesquisa foram: levantamento bibliográfico para a elaboração, implementação e análise de atividades propostas. Para a coleta de dados foram usados o diário de campo da pesquisadora, registro por vídeo e áudio dos encontros e o registro escrito das respostas dos participantes. A análise buscou identificar de que forma os estudantes classificam os números apresentados, como interpretam e resolvem as tarefas apresentadas. Desta forma, buscamos compreender as estratégias usadas pelo grupo pesquisado frente às diferentes situações propostas e elaborar, a partir desta análise, um guia didático, para os professores com novas sugestões de atividades para o estudo dos números irracionais. Os resultados apontam que os estudantes consideram intervalos constantes entre os números apresentados quando foram solicitados para que os representassem na reta real repetindo a ideia de ordenamento dos naturaispor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectNúmeros Irracionaispor
dc.subjectAnálise de áudio e vídeopor
dc.subjectIrrational numberseng
dc.subjectAudio and video analysiseng
dc.titleUm caso particular de números irracionais estudado por licenciandos de matemáticapor
dc.title.alternativeA particular case of irrational numbers studied by mathematics graduatespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherGenerally speaking the irrational numbers approach during highschool years in Basic Education is restricted a few examples usually presented as roots of the numbers two and three (√2 and √3) , and the number pi (𝜋). In this project we vie to achieve a research about other numbers represented in the form of radicals √𝑛 , being n ∈ N. We analyzed the work done and discussed by students of a Bachelor Degree School of Mathematic in a Federal University from the Baixada Fluminense. The methodological procedures of the research where: Bibliography research for the elaboration, implementation and analysis of the proposed activities. For the data gathering where utilized the researcher camp diary annals, video and audio recordings of the encounters and the written answers recorded from the participants. The analysis intended to identify in which way the students classify the numbers presented as well as interpret and solve the works presented. In this way we strived to comprehend the strategies utilized in the different situations proposed by the group of students analyzed as well as elaborate from this research a didactic guide for the teachers with new suggestions of activities for the irrational number study. The results shows that students deem the constant intervals between the numbers presented when they where asked to represent them reals line showing the repetitive idea of the naturals ordereng
dc.contributor.advisor1Kindel, Dora Soraia
dc.contributor.advisor1ID775.586.007-82por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0169-932Xpor
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4640914548778898por
dc.contributor.referee1Silva, Wellerson Quintaneiro da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4375501205650919por
dc.contributor.referee2Gregório, Ronaldo Malheiros
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-2229-0523por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4502104424266743por
dc.contributor.referee3Kindel, Dora Soraia
dc.contributor.referee3ID775.586.007-82por
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-0169-932Xpor
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4640914548778898por
dc.creator.ID138.141.447-83por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4456992720488448por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
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dc.subject.cnpqMatemáticapor
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