Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14988
Tipo do documento: Dissertação
Título: Um caso particular de números irracionais estudado por licenciandos de matemática
Título(s) alternativo(s): A particular case of irrational numbers studied by mathematics graduates
Autor(es): Nascimento, Isabela Alcantara do
Orientador(a): Kindel, Dora Soraia
Primeiro membro da banca: Silva, Wellerson Quintaneiro da
Segundo membro da banca: Gregório, Ronaldo Malheiros
Terceiro membro da banca: Kindel, Dora Soraia
Palavras-chave: Números Irracionais;Análise de áudio e vídeo;Irrational numbers;Audio and video analysis
Área(s) do CNPq: Matemática
Idioma: por
Data do documento: 25-Mar-2020
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citação: NASCIMENTO, Isabela Alcantara do. Um caso particular de números irracionais estudado por licenciandos de matemática. 2020.97 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.
Resumo: De um modo geral a abordagem dos números irracionais durante os anos escolares na Educação Básica se restringe a alguns poucos exemplos, geralmente são apresentadas as raízes dos números dois e três (√2 e √3 ), e o número pi (𝜋). Neste projeto, visamos a realização de uma pesquisa sobre alguns outros números representados na forma de radicais √𝑛, sendo n ∈ N. Analisamos as produções realizadas e discutidas por estudantes de um curso de licenciatura em Matemática de uma Universidade Federal da Baixada Fluminense. Os procedimentos metodológicos da pesquisa foram: levantamento bibliográfico para a elaboração, implementação e análise de atividades propostas. Para a coleta de dados foram usados o diário de campo da pesquisadora, registro por vídeo e áudio dos encontros e o registro escrito das respostas dos participantes. A análise buscou identificar de que forma os estudantes classificam os números apresentados, como interpretam e resolvem as tarefas apresentadas. Desta forma, buscamos compreender as estratégias usadas pelo grupo pesquisado frente às diferentes situações propostas e elaborar, a partir desta análise, um guia didático, para os professores com novas sugestões de atividades para o estudo dos números irracionais. Os resultados apontam que os estudantes consideram intervalos constantes entre os números apresentados quando foram solicitados para que os representassem na reta real repetindo a ideia de ordenamento dos naturais
Abstract: Generally speaking the irrational numbers approach during highschool years in Basic Education is restricted a few examples usually presented as roots of the numbers two and three (√2 and √3) , and the number pi (𝜋). In this project we vie to achieve a research about other numbers represented in the form of radicals √𝑛 , being n ∈ N. We analyzed the work done and discussed by students of a Bachelor Degree School of Mathematic in a Federal University from the Baixada Fluminense. The methodological procedures of the research where: Bibliography research for the elaboration, implementation and analysis of the proposed activities. For the data gathering where utilized the researcher camp diary annals, video and audio recordings of the encounters and the written answers recorded from the participants. The analysis intended to identify in which way the students classify the numbers presented as well as interpret and solve the works presented. In this way we strived to comprehend the strategies utilized in the different situations proposed by the group of students analyzed as well as elaborate from this research a didactic guide for the teachers with new suggestions of activities for the irrational number study. The results shows that students deem the constant intervals between the numbers presented when they where asked to represent them reals line showing the repetitive idea of the naturals order
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14988
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020 - Isabela Alcantara do Nascimento.pdf2020 - Isabela Alcantara do Nascimento2.51 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.