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dc.contributor.authorReis, Larissa de Almeida
dc.date.accessioned2023-12-22T03:09:07Z-
dc.date.available2023-12-22T03:09:07Z-
dc.date.issued2023-03-07
dc.identifier.citationREIS, Larissa de Almeida. Uso da Torre de Hanói em uma dinâmica remota incluindo dispositivos móveis. 2023. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14993-
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo analisar possibilidades de uso da Torre de Hanói em ambiente de ensino e aprendizagem remoto. Para tanto, planejou-se um desenho didático que contém um ambiente de aulas desenvolvidas com atividades variadas de exploração de diferentes aplicativos de Torre de Hanói, para analisar os dados obtidos a partir dessa exploração. A metodologia consiste em uma intervenção pedagógica de caráter exploratório com tecnologias digitais. O trabalho de campo foi realizado em 2021 em uma disciplina (Ensino de Matemática II) da licenciatura em matemática da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Foram planejados e implementados sete encontros na plataforma Google Meet, com objetivo de explorar a Torre de Hanói em aplicativos com toques em tela para que os futuros professores compreendessem a diversidade de abordagem desse recurso e fossem inspirados a utilizá-lo em sua prática. Os dados foram produzidos a partir de respostas escritas, diários, captura de movimentos no aplicativo Screen Recorder e outros aplicativos de gravação de tela, apostilas e outros recursos para desenvolver as atividades. Através dessa experiência foi possível constatar que o uso da Torre de Hanói digital no ambiente remoto é exequível e pode ser potente, visto que os licenciandos puderam, colaborativamente, construir conhecimentos ao longo dos encontros.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTorre de Hanóipor
dc.subjectDispositivos móveispor
dc.subjectEnsino remotopor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectTower of Hanoieng
dc.subjectMobile deviceseng
dc.subjectRemote learningeng
dc.subjectTechnologyeng
dc.titleUso da Torre de Hanói em uma dinâmica remota incluindo dispositivos móveispor
dc.title.alternativeUsing the Tower of Hanoi in a remote dynamic including mobile deviceseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis dissertation aims to analyze possibilities of using the Tower of Hanoi in a remote teaching and learning environment. To this end, was planned a didactic design containing a classroom environment developed with exploration activities of different Tower of Hanoi applications, to analyze the data obtained from this exploration. The methodology consists of an exploratory pedagogical intervention with digital technologies. Fieldwork was carried out in 2021 in a discipline (Mathematics Teaching II) of the degree in mathematics at the Federal Rural University of Rio de Janeiro. Seven meetings were planned and implemented on the Google Meet platform, with the aim of exploring the Tower of Hanoi in applications with screen touches so that future teachers would understand the diversity of approaches to this resource and be inspired to use it in their practice. Data were produced from written responses, diaries, motion capture in the screen recorder application, and other screen recording applications, handouts and other resources to develop the activities. Through this experience, it was possible to verify that the use of the digital Tower of Hanoi in the remote environment is feasible and can be powerful, since the graduates were able to build knowledge collaboratively throughout the meetings.eng
dc.contributor.advisor1Bairral, Marcelo Almeida
dc.contributor.referee1Bairral, Marcelo Almeida
dc.contributor.referee2Freitas, Rony Cláudio de Oliveira
dc.contributor.referee3Dias, Marcelo de Oliveira
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2218321437651438por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
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