Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14997
Tipo do documento: Dissertação
Title: O corpo na perspectiva da Alfabetização Científica: um Fanzine pedagógico sobre saúde, beleza e consumo de anabolizantes
Other Titles: The body in the perspective of Scientific Literacy: a pedagogical Fanzine about health, beauty and consumption of anabolic steroids
Authors: Abreu, Jéssica Ferreira
Orientador(a): Machado, Lígia Cristina Ferreira
Primeiro membro da banca: Machado, Lígia Cristina Ferreira
Segundo membro da banca: Santos, Ana Cristina Souza dos
Terceiro membro da banca: Brandão, Beatriz
Keywords: ensino de ciências;corpo;anabolizantes;alfabetização científica;fanzine;science teaching;body;anabolic steroids;scientific literacy
Área(s) do CNPq: Educação
Matemática
Idioma: por
Issue Date: 18-Apr-2023
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: ABREU, Jéssica Ferreira. O corpo na perspectiva da Alfabetização Científica: um Fanzine pedagógico sobre saúde, beleza e consumo de anabolizantes. 2023. 175 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023.
Abstract: Este estudo objetiva analisar a contribuição de um material didático-pedagógico do tipo Fanzine pedagógico para abordar os temas Corpo e Anabolizantes em sua perspectiva holística, ou seja, de modo articulado e amplo, para auxiliar na elaboração e realização de práticas pedagógicas de professores do Ensino Médio na perspectiva da Alfabetização Científica. Para alcançar este objetivo geral, os caminhos percorridos (objetivos específicos) consistem na revisão bibliográfica para explorar e fundamentar dos eixos que se articulam: Educação em Saúde, Corpo, Anabolizantes e Imagem corporal, Alfabetização Científica e Fanzine; na seleção, sistematização e análise qualitativa de 21 livros didáticos de Biologia e Ciências da Natureza e suas tecnologias utilizados no Ensino Médio da educação pública e privada brasileiras; na elaboração do material didático-pedagógico Fanzine pedagógico nomeado A fórmula mágica para você ficar mais sexy: um Fanzine pedagógico sobre saúde, beleza e consumo de anabolizantes baseado na abordagem da Alfabetização Científica; e na análise qualitativa das contribuições de cinco professoras de distintas disciplinas do Ensino Médio através de Grupo Focal sobre o material didático-pedagógico. Trata-se, então, de uma pesquisa de natureza qualitativa e caráter exploratório. Este estudo apresenta um Fanzine organizado com sugestões de atividades para realização com alunos do Ensino Médio cuja faixa etária, devido desenvolvimento fisiológico, biológico e intelectual característico, colabora com a abordagem da crítica à imagem corporal pelo consumo de anabolizantes em contraponto à crítica ao padrão de beleza imposto pela sociedade. O processo analítico dos livros didáticos, demonstrou que existe, mas é escassa a abordagem do tema Anabolizantes, ao passo que existe a representação do tema Corpo tanto nos livros didáticos anteriores quanto nos posteriores à (nova) metodologia do Novo Ensino Médio, porém, é tratado sob uma visão biomédica anatômica, fisiológica e farmacológica. As análises dos dados obtidos no Grupo Focal revelaram o comprometimento das professoras em abordar os temas Corpo e Anabolizantes de maneira holística e colaborar com o papel da ludicidade no processo de ensino através da produção artística; com o protagonismo do aluno no processo de construção do próprio conhecimento e responsável pela própria aprendizagem; com o envolvimento interdisciplinar na necessidade do envolvimento de diferentes campos de conhecimento para alcançar a alfabetização científica do aluno; a formação de cidadania crítica; e com o movimento investigativo que desperta curiosidade. Com relação ao objeto Fanzine, as professoras destacaram como “limites” a distribuição do tempo, a escassez de conteúdo e a necessidade de utilizar aparatos tecnológicos para a realização de algumas atividades. Por outro lado, como “potencialidades” as professoras destacaram a diversidade de linguagem, as possibilidades de articulação conceitual e interdisciplinaridade. De modo geral, as análises desses dados permitiram caracterizar as práticas pedagógicas das professoras e suas convicções sobre um Fanzine pedagógico que aborda os temas Corpo e Anabolizantes na perspectiva da Alfabetização Científica.
Abstract: This study aimed to analyze the contribution of a didactic-pedagogical material of the pedagogical Fanzine type that undertakes to address the Body and Anabolic themes in its holistic perspective, in other words, in an articulated and broad way, to help in elaborating and implementing pedagogical practices of High School teachers in the perspective of Scientific Literacy. To achieve this general objective, the paths taken (specific objetives) consist of a bibliographic review to explore and substantiate the axes that are articulated: Education in Health, Body, Anabolic Drugs and Body Image, Scientific Literacy, and Fanzine; in the selection, systematization, and qualitative analysis of 21 Biology and Natural Sciences textbooks and their technologies used in high school in public and private education in Brazil; in the elaboration of a didactic-pedagogical material in the format of a Fanzine named The magic formula for you to become sexier: a pedagogical Fanzine of health, beauty and consumption of anabolic steroids based on the Scientific Literacy approach; and in the qualitative analysis of the contributions of five teachers from different disciplines of High School through a Focus Group on the didactic-pedagogical material. It is, therefore, a qualitative and exploratory research. This study presents an organized pedagogical Fanzine with suggestions of activities to be carried out with high school students whose age group, due to their characteristic physiological, biological and intellectual development, collaborates with the approach of criticism of body image due to the consumption of anabolic steroids, as opposed to criticism of the pattern of beauty imposed by society. The analytical process of the textbooks, demonstrated that there is, but the approach to the Anabolic theme is scarce, while there is the representation of the Body theme both in the textbooks before and after the (new) methodology of the New High School, however, it is treated from a biomedical, anatomical, physiological and pharmacological point of view. The analysis of the data obtained in the Focus Group revealed the commitment of the teachers in approaching the themes of Body and Anabolic steroids holistically and collaborating with the role of playfulness in the teaching process through artistic production; with the role of the student in the process of building his knowledge and being responsible for his learning; with the interdisciplinary involvement in the need to involve different fields of knowledge to achieve the student's scientific literacy; the formation of critical citizenship; and with the investigative movement that arouses curiosity. Regarding the Fanzine object, the teachers highlighted “limits” to the distribution of time, the scarcity of content, and the need to use technological devices to carry out some activities. In contrast, as “potentialities”, the teachers highlighted the diversity of language, the possibilities of conceptual articulation and interdisciplinarity. In general, the analysis of these data allowed the characterization of the teachers' pedagogical practices and their convictions about a pedagogical Fanzine that addresses the themes of Body and Anabolic Drugs from the perspective of Scientific Literacy.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14997
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - Jéssica Ferreira Abreu.pdf6.34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.