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dc.contributor.authorVieira, Tayna da Silva
dc.date.accessioned2023-12-22T03:09:10Z-
dc.date.available2023-12-22T03:09:10Z-
dc.date.issued2023-04-18
dc.identifier.citationVIEIRA, Tayna da Silva. A inclusão de estudantes surdos nas aulas de Matemática do Ensino Superior. 2023. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14999-
dc.description.abstractA presente pesquisa discorre sobre a importância da inclusão de alunos surdos no Ensino superior, especificamente nas aulas de matemática, oferecendo destaque a partir do olhar dos envolvidos. A mesma apresenta um histórico da temática onde traz a definição de alguns artigos, leis, declarações e outros documentos que abordem o tema. Por acreditar que a inclusão de alunos surdos no Ensino superior é uma questão recente e que merece atenção no que concerne à educação preocupou-se nesta pesquisa em buscar argumentos para colaborar com essa inclusão. A metodologia tem o propósito de uma pesquisa qualitativa, utilizando como instrumentos a entrevista semiestruturada (MINAYO, 2011; TRIVIÑOS, 1987; MANZINI, 1990/1991) com um professor, três intérpretes e um alunos surdos da UFRRJ com o apoio do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFRRJ (NAI/UFRRJ). A análise de dados tem apoio nas respostas concebidas dos entrevistados, procurando articular com a pesquisa bibliográfica realizada. Tal pesquisa foi realizada em formato eletrônico, virtualmente, através da ferramenta disponibilizada pelo Google (Google Meet). A escolha por essa ferramenta foi feita considerando as diversas tecnologias que há para alcançar os envolvidos com baixo custo em um intervalo de tempo pequeno, e principalmente devido ao isolamento social existente motivado pela pandemia COVID-19. O objetivo dessa pesquisa é buscar informações relevantes sobre a inclusão do aluno surdo no Ensino superior e também contribuir para o avanço no Ensino na área de matemática tomando como argumento sua importância para a vida em sociedade e para além disso, construir o produto educacional dessa pesquisa o site “Espaço Educação Matemática Inclusiva”. Ao concluir a pesquisa, foi possível perceber algumas contribuições para a inclusão do aluno surdo no Ensino superior nas aulas de matemática e a utilização proveitosa do produto educacional elaborado.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Matemáticapor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.subjectMathematics Educationeng
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectUniversity educationeng
dc.titleA inclusão de estudantes surdos nas aulas de Matemática do Ensino Superiorpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research discusses the importance of including deaf students in higher education, specifically in math classes, highlighting the perspective of those involved. It presents a history of the subject where it brings the definition of some articles, laws, declarations and other documents that address the subject. By believing that the inclusion of deaf students in Higher Education is a recent issue and that deserves attention with regard to education, this research was concerned with seeking arguments to collaborate with this inclusion. The methodology has the purpose of a qualitative research, using as instruments the semi-structured interview (MINAYO, 2011; TRIVIÑOS, 1987; MANZINI, 1990/1991) with a professor, three interpreters and a deaf student from UFRRJ with the support of the Accessibility Center and Inclusion of UFRRJ (NAI/UFRRJ). The data analysis is supported by the responses made from the care, seeking to articulate with the bibliographical research carried out. Such research was carried out in electronic format, virtually, through the tool provided by Google (Google Meet). The choice for this tool was made considering the various technologies available to reach those involved at a low cost in a short period of time, and mainly due to the existing social isolation motivated by the COVID-19 pandemic. The objective of this research is relevant information about the inclusion of deaf students in higher education and also to contribute to the advancement of teaching in the area of mathematics, taking as an argument its importance for life in society and, in addition, to seek, to build the educational product of this research. the website “Space Education Inclusive Mathematics”. Upon completing the research, it was possible to perceive some contributions to the inclusion of deaf students in Higher Education in mathematics classes and the profitable use of the educational product developed.eng
dc.contributor.advisor1Pinto, Gisela Maria da Fonseca
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3263886276740592por
dc.contributor.referee1Pinto, Gisela Maria da Fonseca
dc.contributor.referee2Corenza, Janaína de Azevedo
dc.contributor.referee3Thiengo, Edmar Reis
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3652007661011497por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
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